Com o mal dos outros posso eu bem

Mais do que o resultado do dérbi de ontem, mais do que as atitudes vergonhosas, incenciárias, irresponsáveis, ridículas, mentirosas e lamentáveis dos dirigentes e adeptos dos viscondes (que ocorreram antes, durante e depois do jogo), vou-me debruçar sobre um relato que ouvi antes do jogo e duas cenas presenciadas por mim.

- Adeptos do Benfica roubaram um cachecol a uma sportinguista que passava pelo complexo do Departamento de Sócios/Adidas/MediaMarkt. Pegaram-lhe fogo.
- Adeptos do Benfica quiseram meter-se com um senhor mais velho porque depois do jogo trazia o cachecol verde e branco ao pescoço.
- Adeptos do Benfica insultaram um adepto sportinguista depois do jogo, porque vinha trajado à Sporting.

Sinto-me envergonhado. Profundamente envergonhado. Isto não é futebol. Mas pior, isto não é o meu Clube.
Fico triste de saber que existem pessoas assim. Mas eu sei que existem. Agora...benfiquistas assim?! Uma vergonha. Insisto, uma vergonha.

Com certeza estes anormais não têm princípios nem educação. E com certeza, não devem ir aos jogos fora, porque se fossem, não gostavam de serem tratados assim.

Sempre vi adeptos do Sporting na Luz. E sempre sem problema. Ontem mesmo tinha ao meu lado uma sportinguista. Quanto muito eu chateio-os porque sou um absoluto descompensado enquanto vejo o meu Benfica. Mas não entro por estes caminhos. Nunca.


Enquanto não tivermos polícia interventiva e que apanhe esta gente que estraga o Desporto e a Sociedade dentro e fora do Estádio, as coisas não mudam. Até lá, temos que ser nós, sócios e adeptos, a defender o bom nome e o respeito que o nosso Clube sempre teve.

Para mim, esta gentinha era toda presa. E podiam ficar numa cela com os inergúmenos que pegaram fogo ao Estádio.
Estes heróis alavancados pelos milhares de adeptos do mesmo clube não têm um pai, irmão, amigo ou etc. que seja do rival? 

Desporto não é violência.

E os anormais dos lasers que sejam identificados também.
Quero é o meu Clube limpo e respeitador, que saiba receber.

As atitudes inqualificáveis dos viscondes? Com o mal dos outros posso eu bem.

26 comentários:

  1. POC
    Profundamente indignado, revoltado, envergonhado, insultado, amesquinhado e todas as demais adjectivações conducentes a mais justa revolta pela desfaçatez por si demonstrada terminadas em ado; senti eu na minha dignidade ultrajada ao ler o seu tenebroso texto, só ao alcance de uma mente maquiavélica. Aliás; não só demonstrada como descrita em “inefáveis” pormenores de cariz altamente difamatório, abrilhantados com requintes de malvadez explícita não só contra a GLORIOSA Instituição BENFICA, como se ainda fosse insuficiente tanta fúria claramente evidenciada, tem o desplante de se outorgar o direito de reprovação aos dignos e nunca por demais enaltecidos, ( Deus os abençoe ), adeptos do GLORIOSO, lídimos representantes da honesta e cristalina transparência desportiva neste país de corrupção azul-esverdeado; ou verde-azulado, como se quiser que não é por mais coloração que a corrupção é menor.
    Isto está bonito, está. Então nada lhe diz o facto, comprovadamente visionado de se ter encetado uma viagem regressiva aos áureos tempos de NERO incendiário, como provavelmente...mas qual provavelmente? Pelo que já nos deu a conhecer, certamente será mais adequado, de se subir uns anitos e quedarmos-nos pelos medievais tempos de se afogarem os crédulos adeptos que na inocência da boa fé vão apoiar o famigerado gato esfarrapado esverdeado e são recompensados com a precipitação no fosso?
    Nem os Cruzados tratavam tão desapiedadamente os Sarracenos.
    Um pouco mais, pelo andar da escumalha esverdeada, devido aos seu descarado comportamento já nada me admira, os autos-de-fé estão mesmo a rebentar aí pelas esquinas. Nem Torquemada faria melhor.
    E...Pasme, mundo!!!! Tudo descrito no que, sem quaisquer dúvidas possíveis, conjecturadas ou simplesmente darem laivos a hipotéticas probabilidades existenciais, tudo descrito, dizia; no que pretendia ser a mais bela prosa-lírica.
    Depois dá uma de cavalheiro como se a malta Benfiquista se sensibilizasse com lamechices desse teor,. “Ah e tal, coitadinha de uma adepta Sportinguista vítima da raiva popular que até lhe queimaram o cachecol.” Queimaram e queimaram muito bem! Quer dizer; uma sportinguista passa com toda a desfaçatez exibindo o cachecol pelo meio dos dignos adeptos benfiquistas. Ai Passa!? Então está-se mesmo a ver. Deliberada provocação feminina armada em feminista, como quem diz: “Ó pategos, eu sou boa!” “Ai és???. Então anda cá que a malta aquece-te.”Resultado mais que normal dada a sua previsibilidade.
    Depois dá uma de humanismo com o tal patriarca a quem não respeitaram a longevidade. Que queria também? Nunca ouviu dizer que idade é sabedoria? Esse desalmado ainda merecia melhor tratamento que a adepta provocadora e ter acompanhado o cachecol para o fogo.
    Agora e para terminar, assim a jeito de corolário, atentem nisto.
    Se mesmo encafuados numa jaula esses marginais esverdeados provocaram tantos distúrbios, imagine-se o que não fariam se estivessem à solta.
    Jaula sim senhor! E de malha estreita, reforçada e guardados à vista por gente armada e altamente treinada.
    Carpe diem.

    ResponderEliminar
  2. Águia Indignada,

    Parabéns, maior comentário cá deixado. São poucos, OK, mas é o maior.

    De resto, Indignado fico eu por ver que existem benfiquistas como você que se revê nestas atitudes que nada têm a ver com desporto ou futebol.
    Se me falar em corruptos, até compreendo a raiva, mas não compreendo nunca a agressão. Mas com estas situações que descrevi, estou certo de estar...certo.

    E com toda a certeza, não é mais benfiquista do que eu.

    É por causa de gente como você que o País está como está. Marginais existem em todos os clubes.
    Você não tem nenhum amigo sportinguista? Tem. E ele não tem o direito de ser do clube dele em qualquer estádio (desde que não provoque)? Tem.

    Obrigado.

    A Gerência.

    ResponderEliminar
  3. Epá, tentei ler o comentário do "águia indignada" mas parei ao fim de 3 linhas, já estava cansado. Tão bom português para dizer tão pouco. tão pouco e tão mau.

    ResponderEliminar
  4. Tenho para mim que nada há de mais triste na existência do que a perca.
    Contudo, algo sempre resta enquanto se vive.
    Mais doloroso que perder a vida é perder-se a suprema sensibilidade do humor
    Sem humor é viver-se tendo-se já morrido.
    Tenho pena. Até me parecia mais ou menos inteligente.

    ResponderEliminar
  5. Águia Consternada,

    É um alívio lê-lo novamente.
    Até à parte final, da jaula, achei que estava a ser irónico, estando do meu lado e gozando com aquilo que é tão claro que ninguém devia contradizer.
    Mas o fim pareceu desvirtuar o resto.
    Se falhei, apresento as minhas desculpas.

    De resto, saio de cabeça baixa por, afinal, não ser assim tão inteligente.

    ResponderEliminar
  6. Muito bem escrito!
    Apoio o POC
    O civismo acima de tudo!
    a"forca" para os desordeiros...

    ResponderEliminar
  7. estás enganado.
    esse é o teu clube!
    uma vergonha..
    tua,
    Leonor.

    ResponderEliminar
  8. Aline Brito Paiva/Leonor,

    Não respondo a provocações.
    Mas pronto, respondendo... Desculpa lá se terem roubado um cachecol é comparável a atear fogo num estádio!
    Era apanhar-te...

    ResponderEliminar
  9. Brilhante Águia Indignada. Adorei o comentário, o conteúdo, a forma como o desenvolveu, o português,tudo. Foi BRILHANTE do princípio ao fim.

    ResponderEliminar
  10. POC é tudo a mesma merd... Ha escumalha em qq clube. Mas a direccao tem que dar o exemplo e nao da! sao iguais nunca vi a direccao a dizer mal do Jesus por ter andado a pancada com jogadores nunca. Nc vi a direccao a castiga lo por tal. QQ dia começo a ver rugby estou farto destes populismos, da falta de civismo, falta de honestidade, falta de bom senso, Portugal tem o que merece.

    ResponderEliminar
  11. Empoleirado no meu galho
    Miro o mundo aos tropeções
    Uns lamentando o triste fado
    Outros, no muro das lamentações

    Outro ainda de fado triste
    Ou só será um toleirão
    Armado de lança em riste
    Investindo contra a Direcção

    Que percebeis vós de futebol
    Ó gente inculta e tacanha
    Não tapa a águia, o lençol
    Nem a amedronta a vossa sanha

    Desde quando, isto só dum parvo
    Ou se for p´ra rir a vida inteira
    Um lagarto esfarrapado
    Domina a Águia Altaneira

    Aprendam bem esta lição
    Que não duro eternamente
    Quem falar mal do BENFICÃO
    Não é marido, não é pai, não é gente

    Águia Pairando. (doravante)

    ResponderEliminar
  12. Zeca,

    Portugal e nós, no futebo, temos o que merecemos. Apoiado. Mas desta vez não há grande coisa a dizer. Tentaram brincar com o Benfica, e a Direcção não deixou. Muito bem. Esteve exemplar: não ripostou durante a semana, só agiu em comunicado (esclarecedor), depois de provocado de todas as formas mentirosas possíveis.

    ResponderEliminar
  13. Concordo contigo a 100%. O futebol não é de todo violência. E violência só gera violência. Nunca consegui entender comportamentos destes por causa de um clube, quando jus ao clube só se faz dentro de quatro linhas e não fora delas. Não entendo até que ponto, alguém consegue levar o fanatismo a um ponto, em que se excede todos os limites. Não sou benfiquista, mas não achei piada nenhuma ao que os anormais do Sporting, fizeram. Rivalidades à parte, isto já é doentio. E só consigo pensar nos mesmos duma forma: parasitas da sociedade!

    ResponderEliminar
  14. 1986- Adeptos do Benfica queimam os seus cartões, bandeiras, camisolas ao serem humilhados pelo 7-1 do Sporting.
    1993- Adeptos do Benfica agridem uma criança
    1996- Final da taça de Portugal, Adepto do Benfica mata adepto do Sporting com um Very Light
    1997- Autocarro da equipa do FCP alvo de emboscada, varios jogadores agredidos e autocarro destruido.
    2008- Autocarro de adeptos do FCP incendiado por adeptos Benfiquistas
    2008- Adepto do Sporting esfaqueado por 30 Benfiquistas
    2008- Adepto do VIT Guimarães esfaqueado por apoiante do Benfica 1h antes do Jogo
    2008- Adepto do Benfica agride arbitro auxiliar
    2009 - Adeptos do Benfica invadem jogo de Juniores atirando pedras (Á PADRADA)
    2011- Jorge Jesus agressão ao jogador Luis Alberto
    2011- Porto vence campeonato e Benfica apaga luzes e liga sistema de irrigação.

    Aqui temos algum do FAIR PLAY À BENFICA, ou seja caixa segura? isso é para meninos! Mais vale lá dentro e seguro do que cá fora do meio dos animais :o

    ResponderEliminar
  15. E aqui o FAIR PLAY À SPORTING no seu espledor

    Jornal Notícias 21 02 2011
    O Benfica venceu, esta segunda-feira, o Sporting (2-0), em Alvalade, mantendo assim a desvantagem de oito pontos para o líder F. C. Porto ao fim da 20ª jornada da Liga.
    Confrontos graves entre a Polícia e a Juventude Leonina, a principal claque leonina, mancharam a grande parte do primeiro tempo em Alvalade.
    Após o disparo de vários petardos, a PSP interveio e carregou sobre as centenas de membros da claque por repetidas vezes. Os adeptos responderam e chegaram mesmo a levar a que a polícia tivesse de bater em retirada por várias vezes.

    Jornal Notícias 19 03 2010

    Os espanhóis foram ameaçados por elementos ligados às claques leoninas. Vários apoiantes do Atlético tiveram problemas a partir metropolitano e foram aconselhados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) a não se deslocarem ao estádio. Por volta das 16.30 horas, um grupo de 15 espanhóis arriscou entrar em Alvalade. Alguns agredidos, o que obrigou à primeira acção do Corpo de Intervenção.
    A PSP optou por juntar todos os espanhóis na estação de metropolitano do Campo Grande e criou um cordão de segurança para assegurar a entrada dos fãs. Não resultou. Assim que saíram, começaram os confrontos, com várias pedras, tochas (uma delas atingiu um carro da RTP) e garrafas a serem arremessadas para a falange de apoio visitante. Estes responderam e o Corpo de Intervenção precisou de carregar sobre os sportinguistas para manter a ordem. Foram disparadas várias balas de borracha. Fonte PSP revelou não existirem detidos.
    Diário Notícias 28 11 2011

    Adeptos do Sporting detidos são membros de grupo neonazi
    por DN.pt28 Novembro 2011
    Cerca de 20 elementos da claque do Sporting 1143 recusaram-se a entrar na caixa de segurança. Dois vão hoje a tribunal.
    O polémico grupo sportinguista 1143, conhecido pela sua conotação neonazi e por ter sido dirigida pelo skinhead Mário Machado, actualmente detido por vários crimes violentos, voltou a criar problemas no sábado, antes do Benfica-Sporting, da 11.ª jornada da Liga e que terminou com a vitória dos encarnados, por 1-0.

    ResponderEliminar
  16. Mais uma pérola do exemplar FAIR PLAY DO SPORTING
    Se mesmo em vossa casa sois uns animais, que esperar do vosso comportamento na casa dos outros?

    Eleições Sporting 2011

    Adeptos tentaram agredir Godinho Lopes (vídeo)

    Assim que Godinho Lopes foi anunciado como novo presidente do Sporting, apoiantes de Bruno Carvalho insultaram o vencedor e seguiram-se cenas de pancadaria em Alvalade. (Veja o vídeo SIC no fim do texto) Clique para visitar o dossiê Eleições do Sporting 2011

    Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/adeptos-tentaram-agredir-godinho-lopes-video=f640323#ixzz1f9iMgFIR

    ResponderEliminar
  17. FUTEBOL FALADO

    Domingo, 27 de Novembro de 2011
    VANDALISMO DOS ADEPTOS DO SPORTING NA LUZ

    DERROTADOS, VINGAM-SE NO ESTÁDIO

    Depois de um grande espectáculo de futebol, apenas ensombrado por uma arbitragem desprovida de senso comum, os adeptos leoninos deixaram na Luz um rasto de violência incendiária a que não pode considerar-se alheio o clima que desde há muito vem sendo criado nas televisões pelos comentadores leoninos.

    Primeiro, foi a campanha desabrida contra a arbitragem, tanto mais inadmissível quanto é certo ser o Sporting um clube altamente beneficiado; depois, a sistemática campanha de anti-benfiquismo primário que esses mesmos comentadores em doses apreciáveis de ódio e despeito vão semeando todas as semanas.

    Acresce a tudo isto uma direcção leonina que sempre que intervém é para, em voz alta, semear a desordem entre os desportistas, como a semana que ontem findou exemplarmente demonstrou.

    ResponderEliminar
  18. Águia pairando,

    perdoe a opinião deste mau marido, mau pai e que nem gente é.

    Mas a sua prosa e poesia prometia uma pessoa mais inteligente. Quero crer que são os óculos vermelhos que lhe toldam a visão...

    Não quero estar a arremessar episódios, como nos programas de domingo à noite, onde homens crescidos e com responsabilidades na sociedade tentam imitar os boçais de taberna no arremesso de barbaridades.

    Mas recordo-lhe alguns episódios, para lhe lembrar que gente sem perspectivas de que o futebol é o maior desporto e espectáculo do planeta, existem em todos os clubes.

    Recordar-se-á, se não tiver memória selectiva, que gentes do Benfica já assassinaram com um very-light um homem que se tinha deslocado ao estádio Nacional para ver uma final da Taça de Portugal. Que um decisivo jogo do campeonato de juniores terminou a meio, porque a claque dos NN decidiu arremessar pedras de fora do estádio sobre as pessoas que assistiam ao jogo, na maioria, pais e mães e irmãos de jogadores.

    Não é a primeira vez que um automóvel do presidente de um clube rival ao Benfica tem o para-brisas quebrado à pedrada. A mesma coisa, o autocarro dessa mesma equipa. Refiro-me à personagem Pinto da Costa e a equipa é o Porto, claro.

    Mas que também a claque do Porto atravessa a auto-estrada nas deslocações para os jogos pilhando as estações de serviço e aterrorizando os cidadãos.

    Posto isto, não estou aqui para fazer acusações ou evangelizar ninguém.

    Apenas para relembrar que macacos incivilizados não existem apenas nas selvas que quiçá POC terá visitado... E aqui no nosso país existem de todas as cores. Alguns, inclusivé, com cargos de responsabilidades nos clubes, onde chegam a fazer chacota com acidentes que poderiam ter sido fatais em fossos de outros estádios...

    Tudo é relativo, minha cara.

    Mas o desportivismo não deve ser, (ou a sua falta) não pode ser apontado a outros. Deve surgir genuinamente de dentro de cada um de nós. Ou pelo menos, é o que tento ensinar à minha filha, bambi de andebol...

    ResponderEliminar
  19. Temos várias cores, mas devíamos puxar todos para o mesmo lado. Criticando sim os dirigentes que temos. E quando digo temos, refiro-me especialmente aos 3 grandes e ao outro corrupto de Braga.

    Não faz sentido tentarmos desculpar atitudes recentes com outras passadas. Todos temos telhados de vidro.

    Fodasse, mas eu não devia poder ir com o Valdemar a Alvalade e apoiar o Benfica?! Não devia ser normal? E ele vir à Luz e estar no meio de nós?

    Não compreendo nem aceito esta merda.
    E do meu lado, serei sempre alguém que defenderá que a equipa visitada deve ser tratada como convidada.

    Futebol é rir, partilhar, brincar, gozar. O resto é sem vergonhice. É cadeia.

    Puta que pariu os acéfalos deste País (os que incendeiam os ânimos dos adeptos e os próprios adeptos que não pensam por si).
    Estou certo que quem aqui vem, partilha desta opinião.

    ResponderEliminar
  20. Valdemar, muito obrigado por ter opinado a meu respeito.
    O que eu quis dizer foi que todos têm telhados de vidro, todos são culpados porque nestas coisas do futebol ninguém é inocente e é tudo farinha do mesmo saco.
    O Sporting incendeia o futebol, o Benfica e o Porto reforçam com gasolina, e os outros só participam parcialmente na festa porque cada um diverte-se na medida das suas posses.
    Por isso brinquei com a coisa, como o senhor mesmo constatou. Agora, vir o Valdemar mostrar os podres do Benfica, como se todos os outros fossem uns santinhos de asas brancas imaculadas, teve a resposta.
    Porque de resto, acredite que se sou benfiquista, burro nem ingénuo não sou para não saber o que é a podridão deles todos.
    Um bom dia para si.

    ResponderEliminar
  21. Perdão. Obviamente enganei-me.
    Queria dizer: Vir a VOZ mostrar os podres e etc etc...

    ResponderEliminar
  22. Águia Pairando,

    Como é óbvio, partilhamos todos o mesmo pensamento.
    Proponho-nos a Presidentes :)
    E se for necessário, posso tentar ajudar a fechar a lateral esquerda...

    ResponderEliminar
  23. Valdemar, Um esclarecimento apenas.
    Não sou cara e sim caro. Decerto concordará comigo que não é pelo facto de assinar no feminino que o seja realmente.
    Tanto quanto eu saiba, Não conheço nenhum Águio. :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  24. Pedindo duplamente desculpas por estupidamente não ter entendido o género,

    e por não ter entendido que afinal, neste assunto estamos todos de acordo,

    envio dois fortes abraços.

    ResponderEliminar
  25. Mensagem para Pinto Pairando!

    A Voz não tem preferência futebolistica, logo, pode atacar o SCP à vontade!

    Um Grande Abraço!

    Mensagem para POC

    Distinto Gerente desta Xafarica, se não tem pulso para controlar os clientes passa a empregado de mesa!

    ResponderEliminar
  26. A Voz,

    Gostei da parte do Distino, vê-se que fez o trabalho de casa. A Gerência oferece dois pires de tremoços em troca do silêncio em relação à minha pessoa.

    ResponderEliminar