O meu Pipi e a Marisa Cruz

Estou debaixo de água com trabalho. Ando até a trabalhar, mais coisa, menos coisa, no fuso horário de Kuala Lumpur. Mas ontem à noite, às portas do desfalecimento, fui ao H3 comer um Cheese sem ketchup mas com extra mostarda. É assim que se come no H3. Não tem de quê caro leitor.

Ah não sei quê, vamos lá à Bertrand ver rapidamente o que é que lá têm, o trabalho espera mais uns minutos. E dou de caras com 3 livros que me pareceram interessantes, de formas diferentes, mas interessantes. 



O primeiro parece ser daqueles para ler às escuras, só com um capacete de mineiro na cabeça para simular que estamos em pânico à espera que algum assassino em série ou psicopata apareça de repente no quarto. Para no fundo dar realismo à coisa, não vou ler isto na sala ou na rua a beber um copo. Bom, mas parece que há um tipo que envia cartas a algumas pessoas e escreve do género "de 0 a 1000, escolhe um número..." e ele acerta sempre. E depois há-de haver gente a ser retalhada com suspense. 

O segundo diz respeito à Catch22, uma espécie de regra, de código militar. Basicamente diz que um piloto pode ser retirado de combate se parecer louco e arriscar manobras e atitudes irresponsáveis que ponham em causa pilotos e missões. Ou seja, se realmente a pessoa estiver louca, sai de guerra. Mas...se alguém se der como louco e pedir dispensa, não é considerado, uma vez que um louco não teria capacidade para ter esse discernimento. E portanto, existe alguém que, não sendo louco e não podendo renunciar, vai-se fazer passar por louco no campo de batalha! Imaginem o tipo no avião a sacar peões, cavalinhos...

O terceiro. O melhor fica para o fim. Sermões d'O meu Pipi. Eu nem sei se este vale alguma coisa. É pequeno, o título de "Sermões" não me atraiu muito. Desconfiei. Mas é assim: o livro até podia trazer receitas vegetarianas, estou-me a borrifar. Pode até ser feito apenas para se ganhar mais uns cobres e nada acrescentar, estou-me a borrifar. ELE merece. E eu vou aceitar o desafio, a obrigação moral: se não receber isto no Natal, vou comprar. 
Quem leu O meu Pipi, sabe que está perante a grande obra literária dos dois últimos séculos e meio para trás, e um e meio para a frente. A ternura da sua escrita comove-me. O realismo, o detalhe, a escolha da palavra certa no momento certo. Estou arrepiado...

Mas, e porque há sempre um mas, se alguém me quiser oferecer um presentinho nesta altura, se calhar o que infelizmente (?!) me faria melhor ainda era isto:


 Com ou sem forma, mas ela que apareça. E que traga o JVP, um abraço pelo 3-6.

8 comentários:

  1. Realmente o JVP deve ser o principal responsavel por manter a Marisa em forma.... O sacana do baixinho deve estar sempre a cair dentro da area de grande penalidade...

    ResponderEliminar
  2. Emigra! Voltaste! Aleluia pah! Que também vás caíndo dentro da área de grande penalidade, é o que te desejo. E a mim, já agora.

    ResponderEliminar
  3. Para quê?
    Não sabes o que fazer a seguir ...

    ResponderEliminar
  4. Um Santo e Feliz Natal para todos os que trabalham neste Blogue.

    Cumprimentos Benfiquistas

    ResponderEliminar
  5. Anónimo, era mesmo para me ajudar a perder peso, daí que tenha dito para vir o JVP se necessário. Aquilo que eu sei é que não serás tu a descobrir o que...sei!

    Berrante De Encarnado, valeu a lembrança. Fico contente que passes por cá, é um orgulho saber que malta da verdadeira blogosfera nos visita. Agradeço os votos para todos nós que mantemos este tasco aberto: eu.

    Um abraço de Feliz Natal!
    (quase 24 horas depois consegui voltar ao computador, vim fazer o post do Natal e tu vens cá estragar-me a novidade?) :)

    ResponderEliminar
  6. Há alguma curiosidade para descobrir o que... sabes!

    ResponderEliminar
  7. Anónima, se descobrisses depois não me largavas a tasca, não havia descanso do pessoal, fecho para balanço, nada. Punhas isto num reboliço. Bem, vistas assim as coisas...

    Então, o que eu sei é que (parece o twitter, acabaram-se os caracteres agora mesmo)

    ResponderEliminar
  8. Era uma boa prenda de Natal (;

    ResponderEliminar