29 anos de Vida, 108 de Orgulho

Como alguns sabem, sou um tipo descompensado quando quero. A maior parte das vezes essa descompensação estará relacionada com futebol. 

Sou um cavalheiro, sou bem educado. Uma jóia de moço portanto. 
Mas quando existe uma bola de futebol por perto, seja para jogar ou para ver o Benfica, torno-me um ser altamente irritante, perco as maneiras, grito e uso frequentemente o vernáculo. Torno-me um selvagem, mas sem violência física (um "tapinha" não conta como agressão, mas isso são outros futebóis - sim, onde também se marcam golos, e de antologia ).

Era miúdo, muito miúdo. Mas guardo uma memória passada em casa dos meus Avós, onde os meus Tios viram um jogo importantíssimo do Benfica. Numa sala própria para o efeito, havia uma bandeira enorme pendurada na parede, por cima do sofá. E antes, ao entrar em casa, fizeram-me tirar os sapatos e fazer uma vénia em frente à televisão. E eu fiz. Porque eu era do Benfica, mesmo antes de o ser.
Não tenho nenhuma memória de sequer terem havido dúvidas. De existirem miúdos doutros clubes, de existirem influências. Nada. Nasceu comigo. Dizem vocês "o teu pai de certeza que te fez a cabeça!". Bom, o meu querido Pai, para além de ter dois pés esquerdos, não gosta de futebol. Os motores são a sua paixão. Portanto sim, nasceu comigo. E os meus tios souberam explorar esta minha característica.


Tenho saudades desses tempos. De estarmos todos juntos a ver o Benfica. De vibrarmos, da emoção, da alegria. Mesmo que eu não percebesse exactamente o que ali se disputava. 
Com o tempo piorei. Ou aprimorei, talvez. Tornei-me no mais fervoroso adepto de todos nós. Sofro muito, enervo-me, choro de alegria e de tristeza. Vivo intensamente esta relação de amor. 

O Tio mais novo, apesar de achar que vamos descer de divisão quando sofremos um golo, foi quem se recuperou. O ano passado convenci-o a voltar a ser sócio e a comprar cativo junto a nós. Diverte-se, gosta, já sente novamente a magia que é estar com amigos no Estádio. 
O Tio do meio é um borlista. Gosta, mas já são raras as vezes que vibra a sério. Já lhe ofereci um kit de sócio, mas nem assim. 
O Tio mais velho recusa-se a ir ao Estádio, já só vê alguns jogos. Quando vamos a Liverpool, Manchester, etc., vem sempre com teorias de que aos 5 minutos já estamos a ser goleados.
O Pai já sabem, está fora disto.
A Mãe foi ensinada. Tornou-se sócia. Adora ir ao Estádio, vai pouco, mas vai. De resto acompanha sempre pela televisão. E apesar de não perceber grande coisa da poda, incentiva-os e faz um género de macumbas para marcarmos golo. Ela acha que resulta. Prefiro que continue a acreditar que sim.
A Mana, sócia é. Mas com muita pena minha, já não vibra tanto. É raro ir à Luz. Às vezes está em casa e vê os jogos apenas parcialmente. Dói-me a alma.
O meu mais velho é sócio desde que nasceu. Mas eu não tenho mais velho. Adiante.


Depois os amigos. Bom, às vezes gostava que me acompanhassem um pouco mais nestes desvarios. Porque ir apoiar o nosso Clube a outras cidades ou Países, é algo profundamente belo. Conhecem-se locais novos, pessoas novas, costumes diferentes. Trazem-se histórias engraçadas, mesmo que o resultado seja deprimente. Unimo-nos em torno do mesmo. Juntos somos mais fortes. 

Desejo, no dia de hoje, tal como quem trinca a vela debaixo da mesa, que possamos todos, família e amigos, partilharmos mais momentos de qualidade. Porque independentemente dos resultados, são momentos de qualidade.

Não quero dar lições de benfiquismo ou sequer tentar explicar porque razão sou tão apaixonado. Mas avanço com um dos meus motivos:
Todos já sofremos mais ou menos, mas sofremos. E cada um agarra-se ao que pode, ao que gosta. Fazemos tudo para superarmos a dor e seguir em frente.
Porque um dia, a mulher de quem gostamos pode abandonar-nos. Ou um amigo. Um familiar. E quem nunca me abandona é o Benfica. Sempre presente, sempre na minha vida. Nos bons e nos maus momentos, está comigo. E é por isso que nunca o abandono. Porque juntos, somos mais fortes.


Parabéns Benfica. Obrigado Sr. Cosme Damião.

30 comentários:

  1. Assim se vê o orgulho expresso por palavras. Em acção, o teu orgulho pelo Grande ainda deve ser maior. ;)

    ResponderEliminar
  2. Compreendo bem esse teu sentimento, eu tenho exactamente o mesmo, até antes de nascer, só não é pelo mesmo clube!! Eu vejo tudo azul!!

    ResponderEliminar
  3. Os teus maus momentos são o próprio clube a provocar, ãh? E não são assim tão poucos, desde que o clube de azul se habituou ao primeiro lugar ;P muahhahaha

    ResponderEliminar
  4. @Miss Cheque-Mate, em acção é qualquer coisa de extraordinário. Assumo. No 50º aniversário do Simão Escuta, talvez arranje um bilhete para um dos leitores me acompanhar e documentar o episódio em vídeo-amador.

    @Gija, mas és mesmo aficionada? Vives isto, vês os jogos, vais aos Estádios? Se sim, respect. Espero não te apanhar nas Escutas ;)

    @Lila, infelizmente os últimos anos são feitos de sofrimento. Faz parte. Mas o Pápa não dura sempre ;)

    @anokas tokas, ora nem mais, que raio, não há benfiquistas aqui?


    Aos sportinguistas e portistas, uma palavra de ânimo. Não são do Maior, mas devem ter orgulho naquilo que são. Ou talvez não. Mas ficam-me bem estas palavras!

    ResponderEliminar
  5. 1º Tenho muito orgulho no meu malfadado SPORTING.

    2º Este teu orgulho no Benfica, e este modo de sustento é bastante profundo e alvo da minha admiração.

    3º SPORTING!

    Tenho dito ;)

    ResponderEliminar
  6. @Ca, e fazes tu muito bem. Cada um sente o seu Clube. Isso é bonito.
    Obrigado por compreenderes :)

    ResponderEliminar
  7. Palavras sábias! Pareces mesmo meu sobrinho!...Acho que o ponto em que avariaste de vez foi numa ida ao jamor......

    ResponderEliminar
  8. @Tio mais novo, afinal andas aqui...
    É possível que, nesse dia, tenha ultrapassado a barreira, aquele "no turning back point". Foi no final da época 2003/04, longos 8 anos. Mas antes já tinha demonstrado, aqui e ali, que tinha...não direi problemas, mas características diferentes.
    CARREGA Tio mais novo, Sempre presentes!

    ResponderEliminar
  9. Caro POC, sim sou aficionada, vejo os jogos, perco a compostura ao meu melhor estilo de mulher do Norte e vou ao estádio, infelizmente não tanto como gostaria!!

    ResponderEliminar
  10. 2012-1908 = 108 (???). Contas à benfiquista! :-)

    ResponderEliminar
  11. Isto hoje para aqui, está avermelhado demais para o meu gosto, mas gosto de ver a tua aficion, cada um com a sua.

    ResponderEliminar
  12. Como o aniversário do Benfica não é propriamente um assunto que me interesse muito, venho contribuir para mais uma piada farsola deste tasco.

    Um jovem namorava com uma rapariga judia e queria casar-se com ela
    mas para isso precisava da autorização do pai dela.

    Ao chegar a casa dele, o pai dela explicou-lhe:

    "Nós somos judeus e temos uma forma peculiar de fazer as coisas. Se
    quiseres casar
    com a minha filha tens que passar por uma prova. Toma esta maçã e
    volta amanhã."

    O jovem saiu meio alucinado de casa. No dia seguinte voltou.

    -"Muito bem, disse o "sogro", que fizeste com a maçã?"
    -"Comi-a. Tinha fome."

    O "sogro" replicou:

    -"Vês? Muito mal, nós judeus descascamos a maçã e, com a casca fazemos
    um delicioso licor. Partimos em duas e damos metade aos pobres e com a
    outra repartimos com a nossa família. Metade das sementes vendemos no
    mercado e a outra metade, quando tivermos mais, plantamos. Já viste
    como somos?"

    -"Bom, vou-te dar outra oportunidade. Toma este chouriço e volta amanhã."

    O tipo saiu um pouco lixado e voltou no dia seguinte.

    -"Então, que fizeste com o chouriço?">
    -"Com o fio fiz uns cordões para os meus sapatos, com o chumbinho fiz
    um pendente para pôr no fio da sua filha. Parti o chouriço a meio,
    cortei-o em rodelas e metade dei aos pobres e a outra metade reparti
    com a família".

    -"Muito bem! E que fizeste com a pele?"

    -"Com a pele fiz um preservativo, dei uma queca na sua filha e
    trago-lhe aqui o leite para fazer um galão!"* ****

    ResponderEliminar
  13. UAU!
    Belo dia...,bonitas cores, belos aromas, convidam a ............
    «aficion», + tipo Bastinhas.....
    Amo (partilha de ideias).
    Beij.K:).

    ResponderEliminar
  14. Parabéns ao Benfica.

    Apesar de não ser o meu clube, gostei do teu post.
    Já leste o do Pedro Ribeiro?

    ResponderEliminar
  15. Por muito que queiram...
    Por muito que sonhem...
    O Benfica é mesmo o único clube de Portugal.
    é admirável o sentimento que nos une a todos benfiquistas

    P.S: Gostei da última parte, tudo nos pode abandonar, menos o NOSSO Benfica!

    ResponderEliminar
  16. http://youtu.be/77JmyKNWmEU

    ResponderEliminar
  17. Escreves cada vez melhor..adorei este post! O Benfica sente-se! Parabéns ao Benfica! E ao Sr. Cosme!

    ResponderEliminar
  18. @Elsa, :)

    @Rosa Cueca, ele vai hoje? Rulotes, 18:30 :)

    @Gija, respect então! Posso ir ao Dragão na próxima época e ser bem recebido?

    @Maria, só podias ser tu a provocar-me...Bem-vinda :)

    @Rainha ST, até me parece que são tantos antis como Benfica. Deve ser por eu andar com um cabelo à visconde ;)

    @RP, esta conhecia, mas obrigado. Quando assim for, envie para o mail do tasco, senão se coloca aqui, "perde" a piada ;)

    @Pré primavera K, o Bastinhas também deve ser benfiquista. Ou pelo menos partilhar ideias!

    @Cláudia, obrigado. E sim, fizeste-me ler e valeu a pena!

    @Joao Morgado, bons olhos te vejam! Um abraço. Carrega!!!

    @Anónimo, arrepiante mesmo. Fez-me ficar emocionado. Obrigado.

    @Diana, que surpresa! Obrigado, muito obrigado. Beijo daqui para aí, longe!

    ResponderEliminar
  19. Eu já fui assim. Não dormia quando eles perdiam; entrava em estágio nervoso antes de cada derby ou clássico; tinha palpitações durante os jogos... Mas depois o Artur Jorge foi para lá e eu tive de fazer uma decisão: ou me desligava ou ia passar um ano sem dormir. Desliguei-me, mesmo assim, ainda demorou 4 anos. (:

    ResponderEliminar
  20. @Uma Rapariga Simples, é verdade, o poeta Jorge Artur ajudou a que perdessemos 10 anos de história. Mas não te desligues totalmente pf :)

    ResponderEliminar
  21. Não! Ser benfiquista não é para quem quer, é para quem pode. ;)

    Até fui ver a final da Taça da Liga no ano passado.

    ResponderEliminar
  22. @Uma Rapariga Simples, de acordo. E fez bem em ir à final, pena que tenha sido fraquinha e não tenhamos estado à altura.
    Este ano espera-nos o Gil Vicente, também em Coimbra.
    Espero que repita presença. A última final que fui foi à do Algarve, fantástica, apesar dos apedrejamentos e de ter rebolado para uma ribanceira para evitar um grande, grande problema aquando da passagem dos autocarros.
    Talvez vá a Coimbra.

    ResponderEliminar
  23. Pois fiz, valeu para ver o Moreira em grande. Já o Cardoso naquele dia... até eu corria mais do que ele.

    Talvez vá, não sei, depende da generosidade paterna. lol Este ano já perdi Académica-SLB, mas o preço dos bilhetes era muito elevado e eu preferi ajudar os bombeiros do concelho, indo ao teatro por 5€ (sacrilégio, eu sei! ;))

    Se vieres, diz alguma coisa, pode ser que ganhes direito a que te paguem um cachorro quente maravilhoso, feitos nas barracas do costume.

    Ah, já agora, a tratar-me por vocês??? Está bem que eu já era benfiquista quando nasceste, mas não era assim há tantos anos. :)

    ResponderEliminar
  24. @Uma Rapariga Simples, ajudar os Bombeiros do Concelho? Tudo bem. Agora não ir ver o jogo? No soup for you...
    Se for a Coimbra, vou ter aos Bombeiros e pergunto por si, é isso? É mais provável estar lá a ver o jogo, parece-me.
    Eu sou benfiquista há quase quase 3 dezenas de anos. Depreendo que me dê um avanço de 1 ou 2 dezenas.

    ResponderEliminar
  25. Pois no fundinho do meu blogue, está lá uma fita que diz carinhosamente 'Eu com o equipamento principal e secundário do Benfica' (não fossem as más-línguas pensar que jogava na outra equipa), numa relação comigo mesma há... pronto, sou de 80, nada mais a declarar. :)

    Posto isto, 'tu' chega muito bem, até porque nem tenho rugas, nem cabelos brancos e ainda no outro dia me deram 26/27! :D Quem já dobrou os 30, contenta-se com estas coisas pequeninas...

    ResponderEliminar
  26. @Uma Rapariga Simples, adoptei recentemente a postura de tratar todos os clientes deste imundo tasco por você.
    Desde que tenha o símbolo, o equipamento é sempre bonito. Parabéns pelo bom gosto e por não ter cabelos brancos, já eu... Afinal não tenho, é só caspa. Não, afinal também não tenho caspa. Era só neve. Não, também não é neve. Ah, afinal não tenho cabelos brancos.

    ResponderEliminar
  27. Seja!

    Continuarei a tratar-te por tu, benefício da idade. ;)

    ResponderEliminar