Porquê Simão Escuta?



Assim nasceu o blogue!


Certo dia, Simão Sabrosa, que tinha feito a sua formação de futebolista no Sporting de Lisboa, resolve voltar a Portugal para jogar no seu clube de sempre, de criança, duma vida: o SLBenfica. O Sporting de Lisboa reagiu mal: não queria pagar para o ter de volta, mas também não queria que assinasse pelo eterno rival. Do género do que os homens fazem às mulheres, e vice-versa: "não sei se gosto de ti mas não quero que te metas com outro".

Os adeptos viscondes ficam a espumar da boca quando Simão assina e começa a encantar de Águia ao peito. Entretanto já tinham aquela cantilena foleira. E todos sabem que eu tenho amigos foleiros. E gosto deles.

Após vários episódios em que tive de ouvir esta cantiga, surge o Portugal - Coreia do Norte, o célebre 7-0. Puxava-se por Portugal, mas alguns puxavam contra o Simão. A música vinha e, por cima de "tu és um filho da ***@" eu gritava "tu és um CAMPEÃO!".

Até aqui tudo bem. Mas o Simão fez um dos golos. E nessa altura eu festejei de raiva, quase parecia que sentia metade do que sinto quando joga o Maior. Que sucedeu? Bom, se vos escrevo é porque sobrevivi, mas acreditem que foi quase tão difícil como estrelar um ovo. 


Levei pancada. Mas estou aqui. 
Aquilo não era um jogo, era uma azia acumulada ao longo de anos e insucessos desportivos contra o Grande Capitão. Porque tal como aconteceu com Simão à época, João Mortinho Por-Sair o ano passado (FCP) e, mais recentemente, D'Eusébio o permita, há-de acontecer com Djaló, precisam todos de sair do Barcelona do Campo Grande para serem campeões.

Após alguma reflexão, decidi que a cantilena que os adeptos sportinguistas usavam contra Simão merecia uma adaptação oficial para "Simão, escuta, tu és um Campeão!". Era a forma possível de lutar contra este flagelo.

O blogue foi criado mas esteve parado durante muito tempo, até que um dia decidi que este poderia ser um espaço para eu e os amigos dos clubes rivais podermos conviver aqui, com insulto gratuito e garantido, muita risada e boa disposição. E fiz um ou outro post.
Mas depois pensei: "já há muitos blogues de futebol, e bons, e eu sigo-os e divirto-me imenso. Mais, os meus amigos na verdade são uns montes de esterco, não alinham nisto, vão dizer que sou um anormal (OK, se é para ofender com razão, tudo bem), que têm mais que fazer (como ir ao Facebook), que já não são crianças para estas coisas e mais o diabo-a-sete". E eu voltei a pensar: "então podem ir para a pilinha, seus malandros!", ao mesmo tempo que decidi que o blogue ia ser um espaço aberto a todos (vocês os 5, leitores habituais, obrigado mais uma vez) e sem nenhum tema específico.

Ora isto traz-me problemas: não consigo ter uma clientela fiel, que venha cá pelo motivo X ou Y. Mas tenho-vos a vocês (obrigado novamente aos 5), que são melhores ainda.
E assim vamos ficar. Pelo menos por enquanto.

E é esta a história deste tasco cheio de mau gosto, ordinarice, minis, tremoços mas, infelizmente, com poucas mamas! Ups, lá perdi eu mais uns leitores...


Um abraço da Gerência.

37 comentários:

  1. Deves pensar que me enganas. Tu tás é à espera que os teus 5 leitores venham para aqui debitar ideias para tu postares. Daqui a dias não te apetece escrever e mandas os leitores fazerem isso por ti, enquanto ditas deitado numa rede com gajas semi nuas a darem-te uvas à boca.

    ResponderEliminar
  2. @Here Comes The Rain, agora assim de repente, se calhar temos aí uma ideia com pernas para andar. O mais difícil está feito, já tenho rede. Só faltam as mulheres e as uvas. Sendo que as uvas, prefiro-as maduras.

    ResponderEliminar
  3. POC, bem queria fazer um comentário ofensivo (para ver se é publicado), mas não dá. E por isto: sou Sportinguista, e concordo com este post a 100%.

    O Simão podia ter voltado para o Sporting, que não o quis. Ponto final. O resto é bílis, despejada continuamente pelas direcções ineptas que o Sporting tem visto ao longo dos anos. Eu culpo os Estatutos e alguns poderes internos confortavelmente instalados há muito.

    ResponderEliminar
  4. @José Piçarra, sim, parece-me que foi mais por não quererem. O resto também sou eu a pôr lenha na fogueira. Sê bem-vindo.

    ResponderEliminar
  5. :)
    Foi giro ler este post :)
    Sou sportinguista e segui a carreira do Simão (Sabrosa) desde cedo. Não posso deixar de concordar contigo. É pena quando a violência e os interesses se sobrepõem ao que é mais importante.
    Sempre apreciei a tua postura relativamente a estes (e outros) temas, portanto manda vir aí mais umas minis que vou ficando :p

    ResponderEliminar
  6. Este blogue está cheio de lagartos?! Como é malta??? :P

    @Elsa, obrigado. Vocês são queridos, quase me fazem chorar. Mas neste momento tenho mais coisas para fazer, vou saltar essa parte. Para ti, até miniuns ponho na mesa.

    ResponderEliminar
  7. Deve ser castigo, porque eu sou mais uma Sportinguista :)

    Sempre tive curiosidade em saber o porque deste nome, mas pensei que era provável que o tivesses explicado no inicio da vida do blog e dava muito trabalho ir lá ver, assim já estou esclarecida ;)
    E como já foi aqui dito, também concordo com o que disses-te!

    ResponderEliminar
  8. Sao como as formigas... Onde há uma.. VIVÓ BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  9. @Ca, mais um pouco e tenho o tasco conotado com o Sporting! E parte da culpa, é tua! (e obrigado)

    ResponderEliminar
  10. @Fehér 29, estamos a equilibrar a balança! ;) Bem-vindo.

    ResponderEliminar
  11. POC,

    os sportinguistas não ficaram com azia pelo Simão ter voltado para Portugal para jogar pelo Benfica.

    Como referiste, e bem, o Sporting não o quis, e bem fez o Benfica em aproveitar este extremo de boa qualidade.

    Se até o Figo uma vez trocou o Barcelona pelo Real Madrid...

    O que realmente indispôs os Sportinguistas, foi a ingratidão do palhaço ao clube que o formou. A falta de profissionalismo. O discurso nos jornais, esse sim, bastante aziado em relação ao clube onde se formou como jogador, já que não como homem e profissional, em oposição a um profissional que deveria respeitar todos os clubes adversários, e até os rivais...

    É essa a diferença entre um jogador que nunca será mais que uma nota de rodapé na história futebolística nacional como Simão, e, o exemplo que referi do Figo, um excelente profissional.

    ResponderEliminar
  12. Nao desesperes POC, q ha por ai mt Benfiquista q tb te segue nas tuas viagens! Se calhar pensavas q podias andar apenas com mas companhias...ainda q simpaticas! Descobri o teu requintado tasco atraves dos teus coments noutras paragens de igual, embora diferente, qualidade. Confesso q ja nao vinha ca ha uns tempos (coisa pa 2 semanas), mas depois de ler este post sobre a origem do mesmo, prometo q vou voltar a visitar-te com mais regularidade.
    Abraco e Viva o Nosso Benfica!

    ResponderEliminar
  13. PARA TUDO!!

    O LUIS PIÇARRA É DO SPORTING??? FODASSE

    ResponderEliminar
  14. até o Luis Piçarra é do Sporting LOOOOL

    ResponderEliminar
  15. Ó vitto larga a bebida c@r@lho, o josé piçarra é lagarto, não o enorme Luis Piçarra ...
    POC pára lá com o choradinho ... e toca de postar que é para a malta continuar a vir cá ...

    ResponderEliminar
  16. Já fiz save na barra de marcadores. Irei visitando,on a daily basis. Deste lado está mais um Benfiquista para ajudar a desequilibrar a balança. Simão escuta, és um Campeão!

    P.s Caro Valdemar, Figo um excelente profissional? Contrato assinado pelos juniores do Benfica quando era júnior do Sporting. Proibido de ingressar no futebol italiano depois de ter assinado por ambos Lázio e Parma. Foi obrigado e empurrado para Barcelona que mais tarde trocaria pelo maior rival Real Madrid, de onde viria a sair para o Inter de Milão, onde festejaria um golo no banco ( como se da final da Champions se tratasse) quando um dos seus colegas acabava de marcar ao "SEU QUERIDO" Sporting. Dito isto, Figo é mais Benfiquista do que Simão, podem ter a certeza.

    ResponderEliminar
  17. Pára tudo !!!
    O Mago renovou

    http://aovivo.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/790/articleid/21169/language/pt-pt/aimar-e-a-renovacao-e-mais-uma-alegria-na-minha-vida.aspx

    É mais uma alegria na vida dele e na nossa

    ResponderEliminar
  18. Fabulosa a analogia da saída do sabrosa do sporting e as relações amorosas!

    Ah...e as mamas estão nas leitoras que vêm ao "tasco"...;)

    Ass:Barbapapa

    ResponderEliminar
  19. POC

    Qual o email para onde devo enviar as mensagens?

    Fiquei indeciso entre o "vi-te no estádio....ou para este.

    Indica o email.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. @Conde de Vimioso, bem-vindo. O email do tasco é simaoescuta@gmail.com.

    ResponderEliminar
  21. Sportém LOL de Portugal10 de fevereiro de 2012 às 00:39

    Ricardo, não sejas assim. A única coisa que importa é se jogou no Benfica ou não. Figo não jogou no Benfica logo é um mais maior grande que todos pá.

    ResponderEliminar
  22. POC, escuta, tu és um...blogger com um tasco bem nice!

    visita frequente, keep up!

    ResponderEliminar
  23. Mais uma Sportinguista que se acusa!

    Não gosto de entrar em guerras de clubes, e sempre que há discussão, mantenho-me à margem.

    Em relação ao blog, eu gosto de te ler!
    Independentemente das ofensas ao meu clube.
    Por isso, se não te importas, vou continuar a visitar o tasco e as suas polémicas :)

    ResponderEliminar
  24. Sou mais um sportinguista que acompanha este tasco. Com prazer e regularidade e deve dizer em abono da verdade que não gosto do Simão Sabrosa, não por ter saido do SCP mas pelas declarações que fez. Nunca se deve cuspir no prato onde se comeu. Demonstra que tipo de pessoa somos. Agora não me chateia nada que ele seja benfiquista. Penso que um dos maiores problemas dos adeptos do Sporting é a sua obsessão anti benfiquista, eu não penso dessa forma. Não gosto do Benfica mas em primeiro lugar gosto do meu clube . E até tenho um ódio de estimação maior pelos horácios. SL e bom fim de semana para todos

    ResponderEliminar
  25. @Valdemar, concordo com partes, outras não. É claro que os sportinguistas tiveram azia por verem Simão no Benfica. Empolou-se muito esta questão. Simão poderá não ter estado irrepreensível, mas não faltou ao respeito dessa forma que apregoam.
    Quanto a Figo, o benfiquista (vale uma jola), esse sim, um exemplo de quem só se move por dinheiro e de quem festeja golos contra o "seu" Sporting.

    @Mario Rui, bem-vindo e obrigado. Serve-te, que as minis e tremoços são por conta da casa. Espero que tenhas visto que levei o Benfica ao outro lado do mundo. E cantei-o.

    @Vitto Vendetta
    @PB
    @Bcool973, o José Piçarra é do Sporting. O Luís Piçarra do Maior. Há espaço para todos. De qualquer forma admito que tive o mesmo sentimento assim que o vi a comentar.

    @Ricardo, bem-vindo. Foste o primeiro a cantar a nova música do Simão, parabéns campeão! Quanto ao Figo, fico contente por também conheceres essa história. Não me venham dizer que com 16/17/18 anos o Figo tenha querido mudar 1.5 km de casa por dinheiro.

    @Bcool973
    @Ricardo, Pablo? Só cheguei agora do Marquês...

    @Anónimo Barbapapa, há que respeitar as leitoras, aqui ninguém fala de mamas. Só se pode olhar.

    @M, não admito insultos desse género "tens um tasco bem nice". Ou bem que ofendes ou bem que...OK, na verdade, obrigado ;)

    @Cláudia, o futebol deve ser condutor apenas de rivalidade sã e muito boa disposição. Ainda bem que entendes essa visão. Aparece, aqui há lugar para malta de todos os clubes. Simplesmente só temos galhardetes do Benfica a forrar as paredes...

    ResponderEliminar
  26. @RP, Simão foi muito maltratado quando assinou pelo Benfica. Ainda nem tinha aberto a boca. Lembro-me de o terem perseguido e tudo. Depois abriu a boca, não se conteve, fez mal.
    Quanto ao resto, é de sportinguistas assim que o teu clube precisa. Que não olhem primeiro para o Benfica mas sim para dentro. Esse complexo não ajuda. Ao que parece os jogadores até foram proibidos de usarem chuteiras encarnadas...
    Para mim, o grande rival é o Sporting. Sempre será. O Porto conquistou o seu espaço através de...YouTube. Não me revejo nisso e portanto nunca os considerarei da mesma forma. O que não invalida que não existam portistas que preferam ver o seu clube "limpo" de determinadas coisas.
    Devíamos deixar o ódio de fora do desporto. Mas no desporto existem pessoas mal intencionadas, é verdade.
    Todos temos telhados de vidro. Mas uns mais que outros.

    ResponderEliminar
  27. Antes galhardetes do SLB, do que gajas nuas :D

    ResponderEliminar
  28. @Cláudia, certo. Os posters delas nuas só estão a forrar as casas-de-banho, nunca nas paredes do salão.

    ResponderEliminar
  29. Mas é de um extremo mau gosto não haver mamas!

    Como disseste e Simão só fez o que qualquer jogador do sporting tem de fazer para ser campeão. Sair do clube (vide Varela Carlos Martins e Moutinho).

    Mas também me doeu e muito quando o João Vieira Pinto foi para o sporting, isto apesar de ter sido escorraçado do Benfica.
    E sinceramente, apesar de toda a sua qualidade, acho que tantos anos no Benfica acabou por não lhe permitir ter outro estatuto. Para mim merecia o estatuto mundial do Figo e do Rui Costa.
    Até hoje continuo sem ver alguém marcar golos de cabeça tão bonitos e com tanta classe. Grande JVP.
    E no caso do JVP, acredito, até pela sua forma de falar, que ainda hoje tenha mágoa do Benfica.

    ResponderEliminar
  30. POC sempre me interroguei sobre o nome do teu blogue, até fiz uma pesquisa na net (vê lá tu para o que me deu tanta curiosidade)percebi a primeira parte, agora explicaste melhor =)
    Só pra destoar, e correndo o risco de "ouvir" uns apupos... eu sou Portista =) (podem apupar à vontade que vou continuar a passar por aqui)

    ResponderEliminar
  31. Sportinguista presente! Pois eu não gosto do pequeno gnomo, desde a entrevista em que disse qq coisa como : "prefiro o Porto campeão, ao Sporting".

    De resto, até pode ir para o raio que o parta! :-)

    ResponderEliminar
  32. @dezazucr, JVP foi fantástico. Perdeu-se num Benfica medíocre, no pior da sua história. Ajudou-nos muito, apesar de ser portista.
    Ninguém cabeceava como ele. O 2-2 à Inglaterra foi considerado o melhor golo de cabeça em fases finais. Tinha futebol para ter ficado na história internacional, ao invés da nacional. Foi enorme.

    @RS, folgo em saber que até tentaste saber o porquê do nome. Está explicado. És portista e sempre bem-vinda. Sem apupos, a não ser que sejam só para chatear :)

    @Maria, bem-vinda cara sportinguista. Já aqui disse uma vez, volto a dizer...isto de brincar com anões é brincar comigo. Vai chamar gnomo ao João Pereira!

    ResponderEliminar
  33. POC, aquela ideia do Diego de fazer uma ode/compilacao dedicada ao Pablito e linda. Aquilo e coisa q emociona um gajo, pa! E tu, assim como quem nao quer a coisa, abriste as hostilidades em grande. Touche!!
    Meanwhile, hj jogamos em casa (cheia) e eu aqui a milhentos kms sem poder emborcar umas jolas pa empurrar o belo courato antes de subir ao alto do 3o anel. Acho bem q la estejas;).
    Bendita net pa poder ver o jogo em directo!
    Abraco e desculpa a falta de acentos mas estes teclados Ingleses nao gostam mt de complicar.
    BENFICA:)

    ResponderEliminar
  34. @Mario Rui, muito obrigado, o texto saiu no momento, quando o li achei que estava razoável. Espero que seja aproveitado para a compilação. Quanto ao jogo, lá estive, claro! Muita "nota artística". Esse teclado inglês tecla donde? Abraço.

    ResponderEliminar
  35. Que patetice pegada. Vê-se bem que é um lampiurso. O Djaló campeão no benfica? LOL

    ResponderEliminar