A faixa do meio e os meteoritos

Hoje apraz-me falar sobre Ciência. Mais concretamente sobre Ciência Espacial.

Após exaustivos contactos com a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) e a ESA (Agência Espacial Europeia) nas últimas semanas, e mais uma vez imbuído do espírito altruísta que passa por trazer-vos, de quando em vez, Serviço Público, posso adiantar que está descoberto um dos grandes mistérios dos tempos contemporâneos.


Falo, obviamente, das pessoas que conduzem na faixa do meio nas auto-estradas, quando a da direita está cheia de vazio, um imenso vazio à frente.

Agora que 92,4% dos leitores deste tasco já se foi embora, nem lhes vou poder avançar com a verdadeira razão para esta propalada "tremenda parvoíce" que os automobilistas praticam, e que afinal tem uma explicação muito lógica. Explicação essa que faz deles, afinal, iluminados e visionários.

Está provado, cientificamente, que os meteoritos que caem diariamente em Portugal, são atraídos para a faixa direita das auto-estradas. Esta é a verdade que querem escamotear.


Basicamente este facto deve-se à posição do Sol em relação ao Mosteiro dos Jerónimos. 
Em virtude das constantes greves que assolam o País, o Mosteiro tem vindo a deslocar-se, por vergonha, cerca de 0.2 milímetros por cada milénio, o que juntamente com o desgaste da Lua em relação às promessas do Governo, faz com que os meteoritos atinjam sempre o lado direito da estrada.

Posto isto, só me posso penitenciar por, até hoje, não perceber porque razão estava sempre a fatídica faixa vazia de carros. Achava (pasme-se) um disparate conduzir-se na faixa do meio quando não há trânsito. Obrigavam-me a sair da minha faixa e ir fazer ultrapassagens duas faixas à esquerda, para depois voltar a passar as mesmas duas faixas de modo a voltar ao local inicial e, teoricamente, correcto.
Cheguei a pensar que era parvo conduzir-se assim, uma vez que aqueles que não se desviam, iriam começar a ultrapassar, uns pela direita, outros pela esquerda, o que aumenta a probabilidade de acidente.
Ou que era simplesmente estúpido termos 3 faixas e serem apenas 2 as utilizadas frequentemente.

Veículo que circulava à direita na A5

Acabei de receber o desabafo do Anónimo na caixa de comentários, ainda mesmo antes de publicar o post. Diz ele assim:
"Ah, e para além disso eu conduzo na faixa do meio porque de x em x km's, existe uma entrada na auto-estrada, e assim deixo os automobilistas entrarem sem problemas! És um idiota e parece que estás a ser irónico com esta palermice toda dos meteoritos!".
Bom, agora digo eu: nem sequer admito que alguém possa pensar que estou a ser irónico. No entanto é bem observada a questão, eu próprio, quando possível, desvio-me para o meio quando me aproximo duma entrada na auto-estrada, exactamente para facilitar. Mas depois volto à base. 

De qualquer forma está explicado e eu agradeço à Ciência Espacial por este pedaço de Serviço Público.


Nota da Gerência: é recomendada a condução responsável, evitando, sempre que possível, a faixa de rodagem da direita. Pela saúde de todos nós.

20 comentários:

  1. Pensava eu que isto ia ser um post estranho e tedioso... pensava eu, quando de repente me desatei a rir.
    Tenho de ter muito cuidado com essa faixa... mas olha que há estradas em que a direita se troca com a esquerda.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente algo me une a um benfiquista.

    Odeio maus condutores. Pior que isso só condutores xicos-espertos e mal educados.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou mais das maníacas que vão sempre à esquerda :x...

    ResponderEliminar
  4. Ah.. eu nomeei-te para BILF http://quadripolaridades2.blogspot.pt/2012/03/bora-bilfa-los.html

    ResponderEliminar
  5. Querido POC, finalmente percebi para que serve a porra da faixa da direita! pensava que servia apenas para ultrapassar os cromos que vão na faixa do meio a coçar a micose, quando a faixa da esquerda está ocupada com aquelas maquinas voadores (normalmente alemãs) tão liiiiiiiindas!

    beijo,

    nAnónima

    ResponderEliminar
  6. Deste voz a um problema nacional que afecta grandemente a população e o meu sistema nervoso. Serviço Público assim é o que se quer.

    ResponderEliminar
  7. @Não têm nada a ver com o meu nome!, ahhh, então é por isso que a malta não vem ao tasco. Começam a ler e julgam que é um post entediante...OK OK :)

    @É o José, poderá ser tema para um próximo post :)

    @Rosa Cueca, nada contra, desde que quando fores a 120 km/h (porque sei que serias incapaz de mais) e não existirem carros, encosta à direita. Senão faço-te um manguito. OK, não faço.

    @Miss Murder, por Nossa Senhora do Caravaggio...onde tinha a cabeça? Não entendo, mas obrigado :) Terá que dar post.ss

    @nAnónima, é também por isto que aqui estou, para fazer serviço público. Que a vida lhe destine uma máquina voadora :)

    @Ca, não há um santo dia em que não se veja isto. É de fazer desesperar o gestor/engenheiro que decidiu "epá, muita gente...oh Esteves, faz com 3 faixas".

    ResponderEliminar
  8. ;) ja tenho uma... mas queria uma nova :(
    tens bom coração... como a outra menina ;)

    nAnónima

    ResponderEliminar
  9. A faixa mais à direita é só para os carros avariados puderem parar e para as famílias que passeiam ao domingo fazerem um piquenique na auto estrada.

    ResponderEliminar
  10. @nAnónima, tenho um melão no lugar do coração. Mas serve.

    @anokas, tenho visto algumas dessas famílias na A5.

    @Rosa Cueca, eu percebi. Compra um Smart, está limitado a 140 :)

    ResponderEliminar
  11. Isso enerva-me tanto. Admito para minha vergonha que muitas vezes não me dou ao trabalho de desviar-me para as duas faixas à esquerda para depois voltar outra vez à base. Ultrapasso logo pela direita. Com as devida precauções óbvio. O que não quer dizer que um dias destes não leve com um desses trengos em cima.

    ResponderEliminar
  12. @pipinhaeheh, qualquer dia ultrapassa-se pela berma!

    ResponderEliminar
  13. Bom.. este é um tema que me suscita grande interesse. Também me causa sentimentos de surpresa, desapontamento, e revolta gerados pelos comentários aqui aprovados pelo autor do blogue.

    Mas efectivamente, este autor do blogue (vulgo POC) já me havia alertado em ocasiões distintas para a inconsciência de circular na faixa que, no entender de uma pessoa bem formada e protestante dos ensinamentos de Catatau, garante maior margem de manobra numa das seguintes eventualidades:

    - Rajadas de vento ciclónicas
    - Condução errádica de elementos do sexo que me é oposto
    - Rebentamento do pneu que causou o falecimento serôdio do Angélico


    Gostava também de vos deixar com esta questão:

    Circulando eu a 120 kilómetros horários, velocidade máxima permitida numa via de trânsito interdita a velocipedes e possivelmente a adeptos da comunidade benfiquista; qual será a razão plausivel para vocês, orgulhosos proprietários de veiculos ligeiros e acérrimos Catatauistas, se sentirem tão intimamente lesados por haver alguem que nos termos legais não poderão ultrapassar sem excederem os limites que vieram aqui professar?

    Pronto, já tens o click australiano OU CAR**** (não estou ainda bem familiarizado com politica de estrangeirismos deste blogue... daí o caralho parcialmente censurado)

    ResponderEliminar
  14. @dantheman, com toda a certeza, será apenas coincidência o facto de eu já te ter alertado para a inconsciência de circular na faixa do meio, até porque não nos conhecemos.
    Se quiseres andar a 120 kilómetros horários, anda. Mas faz isso na faixa da direita. Provavelmente aí na tua nova terra só se conduz na faixa do meio...meu calhau.

    Por acaso tenho um amigo que, como eu, também diz OU CAR****...

    ResponderEliminar
  15. Enerva-me bastante as pessoas que conduzem na faixa do meio.
    Por isso é que eu vou sempre na da direita, sogadita e sem grande stress, porque os caramelos estão todos na faixa do meio :)

    ResponderEliminar
  16. Acabadinha de chegar, vou já votar em ti! Sobretudo a partir do momento em que me apercebi da rapidez do teu anónimo. É como um outro que seguiu o seu perseguido tão depressa, que acabou por chegar primeiro que este ao destino :DDD

    ResponderEliminar
  17. Eu uso as faixas todas dependendo da velocidade a que ande nas autoestradas.

    Se viajar no bmw 330, uso a da esquerda, porque à velocidade a que ando é muito perigoso ir noutra qualquer. Só uso a faixa do meio para ultrapassar viaturas que teimam em ir na da esquerda e dali não saem. Se vier muito depressa, uso a que estiver livre para evitar bater nas outras viaturas, e nesses casos, a berma também serve.

    Se viajo na autocaravana, uso a faixa da direita, onde vou sossegadinho a ler, a teclar no telemóvel, a checar mail, ou a preparar a agenda da semana.

    Dito isto, sou insuspeito para vos explicar porque é que as pessoas gostam de circular na faixa do meio.

    1 - porque as entradas são feitas pela faixa da direita, e se vier alguém a circular na do meio... lá temos que estar a travar.

    2 - porque os camiões circulam na da direita, e quando queremos ultrapassá-los a faixa do meio está sempre ocupada.

    3 - Porque os camiões circulam na da direita, é a faixa em pior estado de conservação, com buracos, cenas que furam pneus, e vales no alcatrão feitos pelos rodados dos camiões.

    4 - quando se passa de 3 faixas para duas, é a da direita que tem que dar prioridade, e como a malta é muito civilizada, nunca ninguém deixa meter. (felizmente as mulheres deixam sempre meter)

    5 - os enrascadinhos do volante gostam de ir na faixa do meio, porque como não conseguem manter o carro dentro da faixa, se forem na da direita, têm mesmo que ir com atenção e dar o melhor de si não não saírem da estrada.

    ResponderEliminar
  18. Bem... o que eu fiquei tranquila depois de ler isto. E eu a pensar que era louca. No outro dia estava eu a circular na via mais à direita, e está um senhor atrás de mim a fazer-me sinais de luz... não percebi. Achei que o senhor era uma perfeita besta... ou tinha problemas de visão... eu ia na via mais à direita e não na fila do meio... nem era "midlander". E depois vejo o gajo a sair na indicação a dizer Amadora. Eu até pensei este cromo do caraças só está a fazer isto tudo porque tem um carro todo XPTO última serie BMW acha que pode andar a voar na A5. Afinal o senhor só queria amavelmente avisar-me da chegada de um meteorito!!! Por isso é que o gajo saiu logo. E o meteorito deve ter ido atrás dele que eu não o vi :P
    S.

    ResponderEliminar
  19. @Cláudia, confirmo: os caramelos vêm, desde Badajoz, na faixa do meio. Não há pachorra.

    @Palmier Encoberto, isso é quase uma piada farsola :)

    @xarmus, a hipótese 5 agrada-me.

    @Sanshine, é isso, quando se trata com gente educada e preocupada, é outra coisa.

    ResponderEliminar