Patriotismo é isso?

Hoje é o dia certo. Dia de Portugal - Espanha. Dia da padeira aviá-los todos e dizer "espanhóis dum raio, aqui vocês não ganham, aqui vocês não entram, que para isso já cá estão os chineses".

Como o caro leitor sabe, nutro um carinho especial por esse grande homem que é Cristiano Ronaldo. Mais conhecido como Azeiteiro, C'stiano (como ele diz) ou Linic.

E a respeito deste tema da Selecção, mas principalmente de C'stiano, a maior parte dos Portugueses com quem falo sobre isto (normalmente em Kinshasa são mais da minha opinião), são todos a favor do Capitão da Selecção.
Não importa se percebem de futebol, se o vêem regularmente, se têm conhecimento dalgumas atitudes. Nada importa. Só importa dizer, mesmo que sem argumentos, que C'stiano é o "máior" porque é Português. E, invariavelmente, a conversa termina com o ser patriota. Que eu não devo ser, que o menino é assim porque lhe fazem mal e mais o diabo-a-sete. Lérias. Tretas. Balelas. Porque é exactamente ao contrário: foi o Azeiteiro quem se pôs a jeito e fez com que eu (e muitos mais, parece-me), não gostem dele.

O menino quer ser mediático. Quer ser o melhor (ainda bem), mais conhecido e etc.. Quer ser até o mais bonito. Mas não apreciando homens, parece-me que isso é mais resultado do seu corpo trabalhado até à exaustão.
Nunca percebi bem estas paixões assolapadas por uma figura mediática só porque sim. Porque não me venham dizer que se vissem C'stiano, o desconhecido, o trabalhador num Continente ou Pingo Doce desta vida, iam olhar para ele e sentirem-se nos píncaros da excitação.
"Ah está calado, já olhaste bem para ti oh palerma?". Certo, agora apanharam-me. Não tenho como escapar dessa.

Continuando, o Capitão da Selecção é um jogador estrondoso. Talvez o mais completo do mundo. Mas não o melhor. Para mim, não. Mas não vale a pena discutir isso.
O tema é patriotismo.
E eu gostava de distinguir claramente aqui uma coisa: eu não sou mais nem menos patriota por gostar dum Português. Gosto das pessoas com quem simpatizo, que respeito, que admiro. Se forem portuguesas, melhor. Mas se não forem...hey, a nacionalidade não é o mais importante. Importa o que somos.

C'stiano é importante para a Selecção Portuguesa. Muito. E desejamos que esteja inspirado hoje. Mas não gostar dele (fora os pontapés na bola) é sinónimo de não ser patriota?!
Se um larápio for português, vou defendê-lo só porque nasceu no mesmo País que eu? Sei, é uma comparação exagerada, mas a questão é que querem obrigar os Portugueses a gostar de C'stiano, sob a premissa de não sermos patriotas. Ridículo, Digo mais: rEdículo.


Um indivíduo que só festeja a sério quando é ele a decidir os jogos? Que é Capitão e sai ao intervalo dos jogos a queixar-se ao João Vieira Pinto que os colegas não lhe passam a bola? Que é Capitão e nunca faz o seu papel? Que é arrogante? Que fala sempre com o rei na barriga? Que se acha o maior e melhor em tudo? Que faz manguitos na Luz porque o assobiam como Simão é assobiado em Alvalade? Que diz "BESjaRender? Que diz "eu sou o C'stiano Rónaldo"? Que gere a sua vida para se armar aos cucos? Que não aceita uma crítica? Que é o primeiro a sair do campo, seja na vitória ou derrota, quando faz exibições menos boas? 

É um jogador fabuloso e um dos melhores de sempre. E muito trabalhador, que bem sei reconhecer. Mas um banho de humildade a pessoas assim, nunca fez mal a ninguém.
Se na intimidade é diferente? Pode ser. Também dizem que o Bruno Alves é um tipo simpático, quando dentro de campo é o Bruto Alves, com um currículo de agressões bárbaras a muitos colegas.

Sou patriota. Mais que muitos que lá estão. Mais que muitos que me acusam de não gostar de Portugal porque não gosto do Linic.
Adoro o  meu País e custa-me, mais do que a Crise dura e crua, ver a quantidade de gente mal formada em cargos que influenciam o trilho que Portugal está a fazer. Seja na Política, Desporto, Saúde, etc..

Admito que esta Selecção não me preenche as medidas, admito que não vibro de forma louca como já o fiz anteriormente. Mas vou sofrer e vou querer a nossa vitória. Que se faça história daqui a bocado.


VIVA O BENFICA! FORÇA PORTUGAL!

12 comentários:

  1. Não gosto das maneiras (ou falta delas) do Cristiano. Peca muito nesse ponto.
    E não, não é lindo de morrer. Nem bonito.

    ResponderEliminar
  2. Esqueceste-te de dizer que é o maior porque trata o PR por 'você' e ainda lhe acham uma gracinha.

    Eu tenho um motivo para estar furiosa com isto do futebol, mas não vou explanar aqui a minha raiva. Só acrescento que definiste bem quase tudo o que penso.

    ResponderEliminar
  3. a+ atenta e menos organizada27 de junho de 2012 às 19:54

    Olá boa tarde!
    FORÇA PORTUGAL!!!
    Admito, concordar com quase tudo o que escreveste, mas, hoje, não me apetece a pensar em arrogâncias e egoísmos e quero acreditar que eles vão vencer a fim dar esperança e força a um País devorado por inconsequentes carnívoros políticos.
    Quero acreditar em "BOAS ENERGIAS" e hoje + uma vez me apetece ganhar a fim de reconfortar os corações + sedentos de alguma justiça e normalidade.
    Amo-vos, especialmente, pela vinculada visão do que são "BOAS MANEIRAS"(arrumadinho) e SEDE da aplicabilidade de Justiça humana.
    Acredito que «as acções ficam para quem as pratica», assim sou feliz.
    Acredito na "JUSTIÇA DIVINA!
    -Disse o Criador:
    -O MEU TEMPO NÃO È O TEU TEMPO!
    BeijoKas ternurentas,clubísticas nacionalistas e pacíficas.
    ENERGIZA!!!

    ResponderEliminar
  4. Olha... sabes que mais... assino por baixo o que o meritíssimo POC escreveu.
    Humildade é algo que todos devemos ter... e não custa nada. Mesmo que custasse dinheiro, o gajo tem. Tem a mania... como muitos por ai. É um azeiteiro e basta!

    Também já nao vibro como antigamente... mas estou a sofrer. E espero que a sorte esteja connosco!

    nota: C'istiano tem um corpo fantástico... mas não é o único. Um bom six pack é sempre uma boa visão... seja na praia, no campo, no supermercado, no ginasio... mas não faz do gajo um homem nem giro, nem bonito, nem lindo!

    S.

    ResponderEliminar
  5. Benfiquista Tripeiro27 de junho de 2012 às 20:41

    Vocês muito gostam de avaliar os outros na vida privada deles, como se eles vos devessem alguma satisfação. Aproveitando uma frase do texto, nunca percebi bem estes ódios assolapados por uma figura mediática só porque sim. O Ronaldo é bom jogador? É. É um dos melhores do mundo? Sim. É o melhor da Europa? Obviamente. Tem liderado bem a selecção neste euro? Tem. O resto é palha. Quero lá saber do penteado ou do gel, isso é para alcoviteiras, quero é saber se ele joga bem ou mal. O resto é conversa tvguia.

    ResponderEliminar
  6. Gostei essa do C'stiano e do supermercado. E Bruno Alves? Essa dualidade simpático/antipático? Curioso!

    ResponderEliminar
  7. Poc,não te vi ao vivo,mas já te vi a cores e és mais giro que o Ronaldo!Sem sombra de dúvidas;).Eu pessoalmente,gosto do Ronaldo,mas aceito que não se goste dele,porque efectivamente e segundo consta,é pouco humilde,arrogante e fala mal.E não me irritam as pessoas que não gostem dele porque é Português.O que me irrita é as comparações com o Messi.Se é melhor ou pior que o Messi?Não sei.Nunca vi o Messi jogar noutra liga que não a Espanhola,que não o Barça,com colegas de equipa diferentes.Por isso,acho difícil essa avaliação.No dia em que isso acontecer,é que do meu ponto de vista,claro,poderei dizer quem é o melhor.Mas,acho que tens razão numas quantas coisas.

    ResponderEliminar
  8. já acabou o euro, o axeiteiro vai de férias e deixa de atormentar-te POC.
    Viva o Azeiteiro, o 2.º melhor do mundo a jogar à bola

    ResponderEliminar
  9. Por me armar aos cucos e dizer o que penso, tenho meia cidade à minha procura para me bater.
    Por sorte, fugi a tempo.
    Vou manda-los atrás de ti, porque isso são coisas que não se dizem...

    ResponderEliminar
  10. Meu querido e estimado POC,

    Acho que o que estás a fazer é o mesmo que aquelas pessoas que o adoram muito e não adoravam tanto se o encontrassem a trabalhar num qualquer Pingo Doce, mas no sentido oposto. Porque talvez se o encontrasses a trabalhar num qualquer Pingo Doce até gostavas do homem.
    Acho que não deves julgar as atitudes do c'stiano por aquilo que vês na televisão e nos jornais. Podes estar a confundir falta de humildade com reconhecimento daquilo que ele próprio é e dos seus erros. Não é falta de humildade nenhuma querer ser o melhor, até se-lo e ter noção disso.

    Devo dizer que não sou fã do c'stiano, nem tenho uma grande admiração por ele, mas acho que as tuas palavras, desta vez, não foram muito sensatas.

    ResponderEliminar