Vai para fora cá dentro - Braga (1/2)

Depois de conquistar a Ásia, a equipa do Simão Escuta, na pessoa do seu Presidente, Administrador, Electricista, Motorista, Empregado de mesa e Moço de Recados, elevou a fasquia e decidiu passar para lá do Mondego, mas sem perder pontos. O destino: Braga.
Fica aqui o roteiro a não perder.

Bom Jesus

Braga, a cidade dos arcebispos e dos estudantes, recebeu-nos no Bom Jesus. No Monte Espinho encontra-se então a Estância do Bom Jesus, composta por uma longa escadaria, onde existem várias capelas, e por uma Igreja no topo. Pelo meio, lagos, muitos espaços verdes (impressionante a quantidade de pessoas que fazem piqueniques!), um elevador e um complexo turístico, gerido pela...Igreja. São 4 hotéis, sendo o mais conhecido o do Elevador. Fiquei no do Lago, mais condizente com o dinheiro que a publicidade tem dado aqui ao tasco. Aproveito para pedir que continuem a clicar na publicidade ali à esquerda.

Uma das muitas zonas de piqueniques

O lago principal



A preparar o retrato
Primeiro o negativo. Depois "fotografa-se" o negativo para obter o retrato.


Elevador hidráulico


Vista do restaurante no Hotel do Elevador

Sameiro

O Santuário do Sameiro é ainda mais acima do Bom Jesus. Faz-se a "Rampa da Falperra", sobejamente conhecida dos amantes de rális, e está-se lá. 
Este Santuário mariano só é ultrapassado por Fátima. É aqui que, na gíria, se estuda para padre. Abaixo, temos uma imponente escadaria, a qual nos dá uma vista magnífica sobre a cidade. Aqui, somos ledeados por dois pilares, um da Virgem Maria, outro do Sagrado Coração de Jesus.





Galeria Mário Sequeira

Desde 2003 neste magnífico espaço em Tibães, numa perfeita integração dum edifício moderno no meio da paisagem, a galeria concentra exposições de arte contemporânea. 
O edifício está afundado na paisagem, sendo praticamente imperceptível notar os desníveis e integração do mesmo no imenso relvado. Fantástico.
À hora do almoço não se pode visitar a exposição, no entanto a Sr.ª Maria Miguel não deixou o Simão Escuta de mãos a abanar e fez uma breve visita pelo espaço interior, mas especialmente exterior. Simpática vezes 10, e orgulhosa do que mostrava.






A parte 2/2 da visita a Braga segue em breve.

36 comentários:

  1. Como sabes, sou de Famalicão, aí ao pé, e fruto do meu irmão andar 7 anos no seminário em Braga, passei todos (ou quase todos) os Domingos nessa cidade. O nosso spot de almoço era na parte de baixo do Elevador do Bom Jesus, a desflorar frango assado, broa e uma coca-cola fresquinha (foi na minha meninice) debaixo daquela sombra tão fresca, a ouvir o relato dos jogos na rádio da velha Hyace do meu velhote.

    Essas fotos dizem-me muito, amigo POC, obrigado :)

    PS: podias ter avisado que ias aí, há aí um spot altamente em que as forças vulcânicas põe o teu carro a fazer marcha atrás sozinho numa subida, e é muito engraçado.

    ResponderEliminar
  2. Ó POC, Braga é espectacular sim senhor. Mas não devias estar na catedral da Luz a ver o Benfica - Real? Não me digas que tás a falhar... :D

    ResponderEliminar
  3. Olha, acho que estás a fazer muito bem! Poupas dinheiro e é certo que o nosso pequeno país tem coisas lindíssimas! Quero conhecer muito deste mundo, mas a cima de tudo quero percorrer cada "palminho de terra" lusa.
    Gosto da forma como apreendes várias coisas sobre os locais que visitas, vê-se que não andas só a "laurear a pevide" mas a aprender com as experiências :)

    ResponderEliminar
  4. Estás um bocado religioso....é normal?Braga,é muito bonito.Também gostei.Pena ter sido em Agosto,há uns anos.Quase fritei com o calor!

    ResponderEliminar
  5. POC...gosto mt de teres ido à MINHA linda terra...mesmo sem que soubesse, mas tb nao podia fazer nada, pk estou longe comó car#$%$#...... pronto...tou longe :) vai ver os mails e responde fáxabôr.

    ResponderEliminar
  6. Manda mais material desta qualidade!

    ResponderEliminar
  7. Foste à minha linda cidade... bom gosto!! :)

    ResponderEliminar
  8. Reforço a pergunta da Suzy: isto é recente?

    ResponderEliminar
  9. @Vitto Vendetta, :)
    Em relação ao local que falas, ao que parece é uma ilusão e não terá a ver com forças nenhumas sem ser a da gravidade. Li sobre isso, não estou a conseguir encontrar.

    @tiago leal, mantém segredo pf: mas depois de noutros anos ter levado a família a ver jogos neste dia de aniversário da Mãe, desta vez não fomos.

    @Não têm nada a ver com o meu nome!, concordo, era apanhá-lo.

    @Kim III, obrigado, isso quase pareceu um elogio. Na próxima vez cuidado, por aqui não são admitidos comentários simpáticos ;)

    ResponderEliminar
  10. @Mamã de Salto Alto, calor fim do mundo nesses dias, confirmo!

    @Miguel, grande Miguel, afinal tu andas aqui...vou ao mail vou, só tenho, entre trabalho e Gmail, cerca de 900 para ver. Abraço grande.

    @Dylan, está no forno!

    @Lucy, muito bonita. E Guimarães, também é bonita? ;)

    ResponderEliminar
  11. @Susy Pinto,
    @Elsa, o que dizem os vossos olhos?

    @Sufocada, quem, quem, quem?

    ResponderEliminar
  12. Não tenho os óculos comigo, faz-me lá a vontade e responde, sff, enquanto te apanho aqui a jeito.

    ResponderEliminar
  13. @Elsa, na Galeria Mário Sequeira poderá apreciar André Butzer.

    ResponderEliminar
  14. Prefiro Jason Martin. Obrigadinha.

    ResponderEliminar
  15. @Elsa, os seus índices de perspicácia estão em baixa?

    ResponderEliminar
  16. Posso fazer a festa, então? Isto requer uma celebração.

    ResponderEliminar
  17. @Elsa, pesquisando pela Galeria, é possível ver quem está actualmente em exibição. Exacto, André Butzer.
    Convém realçar duas coisas:

    - somente a Susy Pinto e a Elsa merecem que continue a escrever;
    - a festa só avança se tiver foguetes, mulheres nuas, póneis e anões.

    ResponderEliminar
  18. Eu fui ver, mas achei tão estranho ninguém comentar que pensei estar a ler entrelinhas que simplesmente não existiam. PÁ!!!! POC!!!! QUEREMOS FESTA!!! Então o POC corta a guedelha, torna-se num verdadeiro benfiquista (que antes mais parecia Visconde) e ninguém diz nada???
    Andaram a chatear o míudo (eu incluída) e agora que ele lança esta grande novidade não merecia uma festa?

    Obrigada POC, por ter de insistir numa resposta. Mas valeu a pena. Quase que choro.

    ResponderEliminar
  19. POCzinho, devo confessar que só percebi agora... ups... perguntei porque também estive lá com a família ih ih ih

    Mas de facto isto requer uma grande festarola!!!

    ResponderEliminar
  20. @Elsa, fosse este um local digno e realmente estavam a largar lágrimas em barda. Mas este é, afinal, um tasco do piorio. Um bem haja.

    @Susy Pinto, o escândalo, o ultraje. Afinal isto é apenas uma sequência triste de coincidências: a Susy Pinto pergunta quando isto foi apenas porque lá esteve também, aparece a Elsa que julga que a pergunta foi pelo cabelo e então sim, repara.

    É agora, vou fechar o tasco. É desta.

    ResponderEliminar
  21. Cala-te, sem nós como ia ser a tua vida? (ok, não respondas, a sério)

    Pões-te com jogos do "deixa cá ver se alguém repara" e quando alguém de facto repara pões-te com mariquices. Bom, vamos lá a ver.


    :)

    ResponderEliminar
  22. @Elsa, falso, fique a cara leitora a saber que o objectivo foi mesmo mostrar e falar sobre o retrato, que tende a desaparecer.

    Tanto eu como o Autor somos homenzarrões. E acho que estamos esclarecidos.

    ResponderEliminar
  23. (e estava a brincar, sim? escusa de se ofender) :P

    ResponderEliminar
  24. Rampa da Falperra, não é só dos "ralis", seu ignorante automobilístico!
    Faz parte, também, dos Campeonatos Europeu e do Nacional de Rampas.

    Quanto ao retrato ..., bem vou esquecer a "gaita" das colagens...

    ResponderEliminar
  25. Já comento mais que agora não me apetece. Já excedi o número de caracteres disponíveis por agora.

    ResponderEliminar
  26. Eu percebi bem???? no dia de aniversario da mae, voces normalmente levam-na a ver jogos de futebol ????
    Pe-lo menos deixei-na entrar nos balnearios no final do jogo para lavar os olhos. E assim compensar o facto das suas propias crias terem falta de tacto.

    ps: excepto se ela for amante de futebol como o filho, assim ja se justifica e é muito bonito.

    ResponderEliminar
  27. Eu normalmente dou muitos erros mas essa do pe-lo e propias, até a mim me doeu. Mas mantenho a intençao da frase.
    bendita mae que tem que levar com cachecoes futebolisticos até morrer

    ResponderEliminar
  28. @Coronel, isto quando se trata com família que nos trata bem, é outra coisa. De qualquer forma não disse que era exclusivo dos ralis, disse que era mais conhecida pelos mesmos.

    @Vincent Silver, de acordo, faz sentido.

    @2w, se alguém não tem tacto sou eu, que o perdi na Guerra, uma bala atingiu-me mesmo em cheio nele.
    Sim, já vimos alguns jogos em dia de aniversário.
    E a minha mãe nunca vai morrer.

    ResponderEliminar
  29. claro que não POC, é uma força de expessao. A minha tambem não.

    ResponderEliminar
  30. Bonitas fotos.

    Estive há cerca de 3 anos no Bom Jesus, e gostei imenso dos jardins.

    Bonito passeio.

    ResponderEliminar
  31. Grandes férias!

    DESBOCADO!
    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar