Blogue Vs Facebook e a imagem negativa que existe num Blogger

“Caguei nos blogs, não farei parte dos mentecaptos que os seguem e que fazem desta gente pseudo qq coisa.
Gosto de ti ao vivo, tens alguma piada, agora o teu blog……”

(nota da Redacção: este é um email enviado na sequência do tema Samsung, onde disse ao meu amigo para ver a minha opinião sobre o tema - basicamente para se rir com o vídeo do Pepe! Segue-se a minha resposta. Ah, e insultos ao meu amigo, podem ir para a casa da prima)

"Lamento.
Existem mentecaptos, sim, mas os blogues não são o que pensas. E não gostas do Simão Escuta porquê? Estás no teu direito, há muita gente que não gosta (e muita que não entende metade da ironia que uso) mas pelo que nos conhecemos (e é imenso), isso nem faz grande sentido. Até mulheres nuas lá temos… Acho sinceramente que nem conheces o blogue.

Mas os blogues, quer se queira, quer não, são o reflexo da sociedade, tal como é o Facebook e etc.. A questão de fundo é que nos blogues, encontra-se muita coisa boa, escrita por pessoas cultas, inteligentes e com sentido de humor. Debatem-se temas sérios e divertidos sobre qualquer coisa. E num blogue, podemos fazer crescer a nossa cultura e viver diferentes experiências. Entre muitas outras coisas.
Ninguém anda a discutir um tema interessante no Facebook, pelo menos de forma continuada. São frases soltas no meio de jogos e muitas outras coisas.

Não és só tu Gordo. Mais amigos olham para o meu blogue (e para os blogues no geral) de “lado”. Pois ficas a saber que o humor que tenho (ou não) no dia-a-dia, é o mesmo do blogue.
“O Facebook é que é”. Vivemos na geração do Facebook. Uma ferramenta que desprezo, pois é, na maior parte das vezes, usada de forma errada e ridícula. E sim, há quem use "bem" e se divirta e mantenha contacto com pessoas. 
No blogue, não tenho de me fazer amigo de ninguém. Escrevo o que quero e sigo quem eu quero. E cresço. E aprendo. E desenvolvo-me.
Quer se queira quer não, um blogue, por poder dar muito mais, é incomparavelmente melhor que qualquer Facebook. Pode é ser mal gerido.
A blogosfera está cheia de blogues de merda, fúteis, parvos, ridículos. Mas não é, na parte negativa, em nada diferente das outras redes sociais. É impossível dizer a um imbecil “não podes ter blogue”. Ele pode, tem, gosta, e até tem amigos que gostam. Que também são imbecis, claro. Mas eu não tenho de fazer o jeito de ser amigo dele porque o conheço, porque é do meu trabalho, do grupo de amigos ou da prima da mãe dele. Não visito o blogue e pronto. E devido aos meus gostos pessoais, provavelmente nem nunca vou saber que ele existe.

O que a Samsung e outras marcas querem fazer é aproveitar os blogues de e da moda para se promoveram. Agora correu mal, muito mal. Porque foram pegar em bloggers ridículos (não vi todos os vídeos), que, na pessoa dessa Pépa, representa muito do que desprezo (mais uma vez) na sociedade: hipocrisia, futilidade, desfasamento da realidade, snobismo e etc.. Pelo menos foi a imagem que ela passou. Bom, mas e a puta da voz armada em tia?! A fedelha, quanto muito, tem direito a ser sobrinha, não tia. Ah, e tem direito a sonhar com a mala Chanel ou o que ela quiser. Qual é o problema desta gente toda a reclamar? Reclamem com a figura dela ser irritante, de resto tudo OK.
Não tenho pejo em admitir: não gosto e recuso-me a conhecer esse tipo de blogues. Mas esses, felizmente, não são a cara de quem escreve por gosto. Tu próprio, com amigos sportinguistas, já escreveste. E foi um projecto curto mas engraçado, o qual segui, apesar de querer mais é que os viscondes se fodam. Forma de falar…
Sabias que existem uns 3 ou 4 blogues que te davam risada garantida todos os dias…a falarem sobre futebol? Não sabes. Mas te garanto que existem. E sobre trivialidades e sobre cultura e viagens e o que quiseres. Basta querer. Ou basta fazer.

O que leva um amigo do peito a cagar-se para um projecto que outro amigo tem, projecto esse diário, com graça nuns dias, com merda noutros? Se eu fosse só “engraçado” na rede social da moda, já tinha os amigos a seguirem-me e a comentarem? Pois, provavelmente tinha. Porque ali papam tudo, o bom, o assim-assim e o mau.

Podia dizer que o número de visitas não quer dizer nada. Podia dizer que há quem aldrabe as contagens. Podia dizer que existem blogues vistos por milhares de pessoas que não valem um piton da bota do Marcos Rojo. Mas e então, Portugal não gosta de ver a Casa dos Segredos e outros que tal? É só o resumo da sociedade. Mas lá no meio existem coisas de muito valor.
Voltando aos números, e porque não tenho nenhum blogue de moda ou que escreve para agradar e ter visitas e comentários, calculo que 325 mil visitas em 14 meses não sejam mau sinal. Perdoa-me a arrogância, até porque já cá ando há tempo suficiente para saber que quantidade de visualizações não contam para nada. Aliás, até sigo blogues que têm meia dúzia de visitas. E acrescento que, dos que me visitam, uma boa parte, pelo menos, não é tontinha. É gente com capacidade de encaixe e sentido de humor. E valores, porque os mostro nalguns temas e há quem se reveja neles.

Podia dar-te vários exemplos de textos que fiz e que até acho que têm algum interesse ou valor, até sobre o futebol e a forma como a sociedade o vive. Mas não vale a pena. Se fiz a puta duma viagem à Ásia e nem os amigos quiseram ir lá ver o Diário, está tudo dito!

É um desabafo. E agora que o faço, acho que mais pessoas vão perceber o que quero dizer. Talvez vá parar ao meu tasco e tudo!

Portanto Gordo, acabei de te usar para conseguir um post de improviso. És um monte de merda, mas eu gosto de ti, mesmo que não conheças o Simão Escuta ou aches que isto é uma perda de tempo.

Beijos."

31 comentários:

  1. Ainda hoje, numa troca de comentários com o Luís, do blogue tinta com pinta, lhe dizia que nós (eu e ele) entrávamos na categoria dos blogues pseudo. Da moda não somos, alfa não somos, só podemos ser pseudo.

    Diz lá ao teu amigo que ele acertou em cheio e que só por isso me fez rir hoje.


    Ah, grande defesa essa de nós todos. Até me emocionei. Diz-lhe que já te escreveram um poema (podes dizer que sou loira, olhos azuis e tal), vai-se roer de inveja. :D

    ResponderEliminar
  2. "É gente com capacidade de encaixe e sentido de humor. E valores, porque os mostro nalguns temas e há quem se reveja neles."

    Acabei de me rever neste mesmo texto. A diferença entre o blog e o Facebook é que nós não temos qualquer problema em dizer o que pensamos. Tal como disseste, não temos de agradar.

    Lá no Facecoiso, é tudo aparências. Não podem ter uma opinião própria, puxar pela cabeça, comentar algo mais sério. É falar de gatos e mortes e de quem tem mais comentários e vivem todos felizes. É pena é que eu por vezes queira ter conversas mais sérias sobre assuntos que até escrevo no meu blog e me digam: "No Facebook ninguém falou de nada disso".


    http://anapdeoliveira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu não sigo este blog de merda, não tens graça nenhuma!

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto.

    Acho que 95% dos meus amigos nunca abriu o blog, e mais de metade nem sequer sabem que escrevo num blog.

    E se lá forem, nem o vão ler.

    É sempre assim.

    Abraço, seu monte de merda :)

    ResponderEliminar
  5. Caramba, POC, que o rapaz, ao que tudo indica de estrutura considerável, deve ter encolhido.

    Estou contigo! E gosto do Simão. E eu até sou daquelas que podia ter lido o nome do Blog, ter atirado a madeixa para trás das costas, e seguido a minha vidinha. Isto só prova, uma vez mais, que as generalizações não costumam dar bom resultado.

    Há para todos os gostos. Como em tudo. Há é muita gente a não dar o benefício da dúvida a realidades que, afinal, até desconhece.

    PS- e agora, que já te elogiei, posso dizer que acabei de descobrir o Diário. As sinceras desculpas pela distracção. Sou assim, mas não sou má miúda. Vou ler, nem que seja para me penitenciar.

    ResponderEliminar
  6. da minha parte, já sabes :) gosto de ti.

    beijo

    ResponderEliminar
  7. Até sou do Sporting e até gosto do teu blog e até detesto alguns posts mas há algo de muito bom que me faz vir dar uma espreitadela todos os dias.
    Ainda bem que tens amigos do peito que detestam blogues e adoram o facebook porque se gostássemos todos de amarelo seríamos todos chineses.

    ResponderEliminar
  8. OMD!!!!!!!! Enganei-me a dizer o blogue do rapaz. É tinta no bolso, o Tinta com Pinta é do Rui Pascoal! :O
    Bem, mais um argumento a ajudar o teu amigo. :/

    ResponderEliminar
  9. Oh POC foste mesmo tu que escreveste esta resposta?
    Pelos vistos tens dons escondidos -).

    Por acaso revejo-me em quase tudo o que disseste.
    Eu próprio escrevo porque me dá prazer,se fosse pelas visitas ou pelo reconhecimento teria fechado ao fim de 2 meses.

    P.S. Eu li o Diário da Ásia e adorei.
    Parece que te conheço,mesmo nunca tendo estado contigo pessoalmente.

    Continua a debitar umas merdices que fazes bem.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Eu venho ao teu tasco sempre que posso porque gosto e identifico-me com os teus textos e opiniões, principalmente quando te atreves a falar do Glorioso. Não te conheço mas convido-te a vir a Braga comer uma francesinha. Trás as gajas!

    abraço

    ResponderEliminar
  11. Clap clap clap :) aposto q o teu amigo ficou sem pio!

    ResponderEliminar
  12. Não sou blogger, logo sou isenta. Falo apenas na perspectiva de leitora. Gosto de vir aqui. Fazes-me rir umas vezes, sorrir outras, concordar, rever-me, noutras pensar "este gajo é um anormal que só pensa em futebol"...
    Como o Tomé Silva disse, parece que te conheço. Mostras valores, dás opiniões. Gosto.
    Não sei se tens piada ao vivo, deves ter, deves ser mesmo assim. E não percebo como é que os teus amigos não te entendem! E isto é extensivo a todos os que acima referiram o mesmo.
    I <3 SIMAO ESCUTA (quase que te mandava uma foto com uma tattoo, mas não é caso para tanto!)

    ResponderEliminar
  13. É com desagrado que escrevo pela primeira vez um comentário neste blog de merda.

    Pronto.

    Era só isto.

    ResponderEliminar
  14. Adoro blogs e sou viciado no FB.

    A pepa é uma otária...nada tem a ver com a Channel...isso são peanuts em tudo o que aquele vídeo é.

    Carrega Benfica!!!

    ResponderEliminar

  15. Oh! Despediste-te com beijinhos! Que fofo!
    Esta Vaguely Interesting Person, que deve muito à inteligência, apesar de não ser loira, gosta muito de cá vir. E tipo, acho que os mentecaptos também têm direito a hobbies e tal...

    ResponderEliminar
  16. Bom, volto para a semana que hoje isto está uma mariquice pegada.

    ResponderEliminar
  17. eu só gosto da parte das mulheres nuas xD

    ResponderEliminar
  18. Há pouco mandei um comentário que parece que não chegou. Dizia apenas: Clap clap clap. Também podia dizer "palminhas", mas isso fazia lembrar o Herman a imitar a Amália ( ou seria outra personagem?)whatever.
    Este blog és tu. E gosto de cá vir porque gosto de ti.

    Barbapapa

    ResponderEliminar
  19. POC, gosto de passar cá para te ler, sou daquelas que costumam ler, rir ou reflectir mas não comentar.
    Ainda não tinha lido o teu diário na Asia, fiquei cheia de inveja da tua passagem pelo Vietnam, tambem queria mas ainda não vai ser este ano.
    Gostava de saber como conseguiram que o taxímetro fosse ligado na Tailândia, nunca consegui. Obrigada matei um bocadinho das saudades.
    Maria Sousa

    ResponderEliminar
  20. Eu é raro (rarissimo) vir parar a este blog, mas de vez em quando lá calha... hoje calhou e (finalmente) gostei do que li!

    ResponderEliminar
  21. ADOREI este post!!!Gosto cada vez mais de ti....ai não....espera lá que ainda vem alguém ridicularizar as amizades virtuais e que isso não existe e tal e tal...não espera....gosto um pouquinho,pouquito mais de ti.Coisa pouca mesmo!

    ResponderEliminar
  22. só li os dois primeiros paragrafos mas não percebo porcarraio haviam de chover insultos ao teu amigo.
    eu, mentecapta, escuto

    dn

    ResponderEliminar
  23. POC fdx eu gosto do teu blogue.
    E sou um gajo com classe e bom gosto e qualidades acima das normais e bonito. E visto me bem. E sei falar 4 linguas vivas e 2 mortas. E sei ler. Não sei cozinhar (coisa tão em voga)...aliás sei tão mal que sempre que entro na cozinha torno-me um perigo para o prédio.
    Continua.

    Abracinhos.

    ResponderEliminar
  24. Portanto, ninguém vai comentar o "Gosto de ti ao vivo". É isso?

    hum...

    ResponderEliminar
  25. Há blogs e blogs! É como as pessoas, uns gordos, outros magros, uns grandes e outros piquenos a roçar o ananismo!
    O Simão Escuta é um grande blog, tão grande como o seu criador e isso é suficiente para o qualificar!
    Não desistas 'Simão', também na blogosfera só sobrevivem os mais fortes, o que não é por si sinal de inteligência ou interesse nos conteúdos!

    ResponderEliminar
  26. POC, deixaste-me com lágrimas nos olhos... Espera aí... Hummm, ná. Afinal não. Mas continua a escrever estas tretas pegadas que podes contar comigo para as vir cá ler. Para choradeiras é que não. Abraço!

    ResponderEliminar
  27. Sabes que gosto do teu blog se não não estaria aqui, mas tambem percebo que o teu amigo não goste de ler blogs, incluindo o teu. Os meus amigos e familiares tambem não gostam de todas as actividades que eu faço e eu das deles e nem têm que gostar.
    O erro dele está a generalizar. E o problema das generalizações é que caiem no ridiculo.
    Eu propria generalizo constantemente, por exemplo continuo a defender a teoria que todos os adeptos do benfica têm bigode farfalhudo e cheiram mal das axilas.

    vá... faz lá as pazes com o teu amigo, os insultos estão destinados aos inimigos.

    ResponderEliminar