Cristiano Ronaldo Vs Lionel Messi - para quem ainda tinha dúvidas

Pois é. Estava há muito tempo sem malhar no Azeiteiro. Não pode ser.

Ora, uma das grandes discussões do nosso tempo é a questão de se saber quem é o melhor jogador do mundo. Que todos sabemos ser Messi, mas fingimos que "ah e tal, são diferentes e o C'stiano é mais completo e trabalha muito e tem a Irina e adoro aquele cabelo".

Quem me conhece ou já leu minimamente sobre isto, sabe que acho Cristiano um jogador formidável, fora-de-série, uma máquina. Mas que tem o azar de jogar na mesma época de Messi. 
Quando apreciamos algo ou alguém, devemos fazê-lo sem coração. Porquê? Porque se eu quero saber quem é o melhor do mundo, estou-me borrifando para a sua nacionalidade. Cristiano Ronaldo não é mais por ser português, tal como os outros não serão mais por serem quem são. Aliás, se fosse por empatia, o Linic nem nos 50.000 melhores estava.
Sim, tenho aqui uma disfunção qualquer em relação a ele. Pode ser por dois motivos:
- ter feito um manguito aos adeptos benfiquistas, quando jogava pelo Manchester United;
- chegar-me pouco oxigénio ao cérebro.

Sem mais rodeios, e para terminar este assunto, deixo-vos o inquérito feito pelo jornal Marca, jornal desportivo de referência em Espanha, jornal de Madrid e "assumidamente" defensor de tudo o que é Real Madrid.
Ora, os resultados são avassaladores: apesar dos votantes serem na maioria madrilenos (e do Real), Messi é considerado o melhor do mundo. 

Messi - 60%
Ronaldo - 14.4%
Falcao - 10.6%

Todos os resultados aqui.

Depois da esmagadora maioria de jogadores e técnicos do mundo "votarem" Messi, chegou a altura dos madrilenos se renderem às evidências. Só em Portugal se teima em defender o contrário "porque sim, porque é português". 
Não sou menos patriota por não gostar de Ronaldo e por achar que Messi desiquilibra muito mais, tem melhores números, é mais novo, tem os golos mais fantásticos e uma magia naqueles pés.

E sim, o ideal era vê-lo numa grande equipa inglesa e ver como se saía. Até lá é assim.

22 comentários:

  1. É com o coração partido que saio daqui. E não se parte o coração a uma Mulher.

    ResponderEliminar
  2. Um dia destes vamos beber umas 'águas da Escócia' para eu te contar a verdadeira história do Messi...

    ResponderEliminar
  3. POC, já viste como o Real está mal esta época. Já viste como a empresa espanhola da capital faz uma perseguição cerrada aos Tugas do Real? Já viste como são chauvinistas?

    Não quero com isto dizer que o CR7 é melhor, quero apenas relembrar-te que uma sondagem com todas estas nuances vale tanto como eu a jogar futebol.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Aleluia! Aleluia! Aleluia! Finalmente alguém que pensa como eu, com a diferença de que não gosto mesmo do azeiteiro!

    ResponderEliminar
  5. Ovelha Tresmalhada disse:

    "Messi, esse taco de pia? Bahhh... Era bom era... os resultados da sondagem são um reflexo da conjuntura que o Real. Passas de bestial a besta num ápice. É só isso. A opinião dos espanhóis é compreensível, mas pouco relevante."

    ResponderEliminar
  6. Como dizes, depois de 10 no mesmo clube, era bom o Messi largar a fralda e ver como se sairia a jogar em Inglaterra, por exemplo. Aí sim, poderia render-me as evidências. E como ele, o Guardiola. Agora, não há dúvida que o Messi e dos melhores de todos os tempos.

    ResponderEliminar
  7. @CM, certo. Mas também nunca se parte o coração dum homem ao achar-se que o Azeiteiro é lindo.

    @Shadows, estou ansioso, conta conta :)

    @Germano Bettencourt, também é um facto. Mas essa parte não me convém falar, senão isto perde credibilidade.
    (de qualquer forma, apesar de Crisnaldo ser fantástico, Messi faz coisas maiores. E até marca melhor os livres, esta é que é novidade!)

    Abraço!

    @Flic Flac, venham de lá esses ossos!

    @Ovelha Tresmalhada, taco de pia? Mas o taco de pia aguenta cargas e pancada à séria. Messi não é fraco fisicamente.
    Isso seria o mesmo que dizer o facto de eu ser anão, me impede de sentar à mesa e chegar com os pés ao chão. Ooops.

    ResponderEliminar
  8. Desculpa lá Poc mas vou pinar...disparate,opinar....primeiro,vindo esse inquérito ou estudo ou lá o que é,precisamente daqueles que fomentam essa rivalidade,não me parece credível.Depois não acho justa essa comparação,porque o Messi nunca deu provas de ser o melhor noutra equipa que não o Barcelona.Ele tem uma equipa que joga para ele,que jogam juntos há anos.Aquilo parece uma sinfonia perfeita.A prestação dele não é tão boa na seleçcão Argentina.O Ronaldo não.Nem gostam dele.Mas isso é um detalhe.O Ronaldo já deu provas noutra liga comptetitiva e ganhou.Eu acho que não há como comparar enquanto o Messi não sair da proteção Catalã.Mas isto sou eu que não percebo nada de futebol.E não gosto nem mais nem menos do Ronaldo.Só acho essas comparações injustas.E como disse há bem pouco tempo um apresentador Espanhol,os jornais em Espanha são tendênciosos e não falam nem um terço do CR e do Mourinho,como por ex.do Messi,porque estes são Portugueses.E com isto,está tudo dito.

    ResponderEliminar
  9. @Jibóia Cega, estamos de acordo. Mas aquilo é classe pura, está lá.

    @Mamã de Peep-Toe, olha agora... Então querem-me ver que vou ter que argumentar? Mas agora também me conseguem entalar com textos bem conseguidos? Estou tramado...
    Bela prosa ;)

    Ronaldo na Selecção foi como Messi, nunca decidiu. Até que fez 3 bons jogos no Europeu. Tem 100 jogos, dos quais nem 50 foram bons.
    Messi está em crescendo na Argentina há mais tempo. Mas é verdade que também não mostra tudo lá.

    Em Espanha criticam os portugueses. Têm a melhor Selecção do Mundo, mas custa-lhes que o segundo melhor do mundo seja português e não espanhol. Tal como nos treinadores isso acontece com Mourinho.

    Messi é O fora-de-série. E Messi também não faz fitas como Crisnaldo, ou seja, não se põe a jeito como se costuma dizer.

    Concordo que Messi podia ir jogar noutro lado. Mas acredito que ia ser um grande sucesso.

    ResponderEliminar
  10. Ó POC O QUE TU QUERIAS ERA QUE O CRISTIANO TE FOSSE AO CU MAS ELE NÃO GOSTA DE CU DE PORCO.

    VE LÁ SE TENS CORAGEM DE PUBLICAR A VERDADE.

    ResponderEliminar
  11. a)Conheço mais pessoal a defender o Messi do que o CR, e vivo na terra do último.

    b) sempre gostava de ver a arte do Messi com o mesmo percurso do CR, só nessas circunstâncias é que seria comparável. A máquina trabalha melhor quando está oleada...e o Barcelona é mais equipa que o RM...

    c) se podesse dava umas chapadas ao messi por parecer tão civicamente perfeito. E dava outras ao CR pelo exagero da arrogância. (apesar de algumas vezes ser oportuna).

    d) quanto ao pouco oxigenado cérebro do CR...já reparou donde saíu aquele ser?? estava à espera de quê? Do Einstein?



    ResponderEliminar
  12. Quem diz que o Messi tem o Barcelona a jogar para ele das duas uma: ou não vê o Barcelona jogar, ou não percebe de futebol... Mas estamos a falar de algum Jardel, lá parado com o João Pinto a centrar (ou a deixar-se cair e depois o Jardel marca)? O Messi é o jogador que desequilibra 99% das jogadas do Barcelona.

    Sobre isso de "ah nunca jogou noutro lado" gostava de saber a vossa opinião sobre Pelé, Eusébio, e outros mais.

    De resto é mais que óbvio que se trata de ser Português. Vamos defendê-lo. Eu nisso concordo. Para mim o Lamy é muito melhor que o Schumacher, e o Schumacher só ganhou aquilo tudo por causa do carro. Quem percebe de carros (mas tem cara de miúdo) vê facilmente que o Lamy é muito melhor em curvas para a esquerda.

    ResponderEliminar
  13. @Bonitinha, bem-vinda e obrigado.

    @Anónimo 05:34, Cristiano, és tu?

    @Sandra Silva, bem-vinda. Sim, Barcelona é mais equipa. Mas quando se vê Messi a fintar, correr e marcar sozinho, não sobram grandes dúvidas. A mim não sobra dúvida.
    Quanto ao cérebro do Linic, acredito que não seja burro, apenas um tipo que não percebeu que pode ser dos mais admirados do mundo sem precisar de tiques de vedeta.

    @Aquele Gajo, fizeste-me lembrar aquele 2-2 na Luz mais roubado que o camano, estamos a ganhar 2-0 na 2ª parte, reduzidos a 10. Depois Jardel atira-se ao ar sem ninguém por perto num espaço de 24 metros e o apitador dá penalti. E depois 2-2. E depois foi aviado no local de trabalho por um benfiquista.

    True story.

    ResponderEliminar
  14. Messi desiquilibra? Não, desequilibra!

    ResponderEliminar
  15. @Carlos, como é óbvio, obrigado.

    ResponderEliminar
  16. Ah, agora é que deitaste os meus argumentos por terra!! Grammar nazis...

    ResponderEliminar
  17. Toda a gente diz que o Messi deveria mudar de clube para se ver se continuava a ser a máquina que é ou não.

    No entanto esquecem-se que ele está na melhor equipa do mundo,logo ao mudar estaria sempre a descer um degrau na carreira.

    O Ronaldo é uma máquina e um jogador do outro mundo.
    No entanto teve o azar de jogar na mesma altura do E.T. Messi.

    No entanto para mim é um enorme prazer ver estes 2 gajos jogar.

    ResponderEliminar
  18. @Aquele Gajo, nem com o dicionário à frente lá chegavas. Poupa-me.

    @Tomé Silva, acho o Linic um grandíssimo jogador, no entanto não do outro mundo. Ele tem capacidade física, mas é raro arrancar uma jogada de sonho.

    Mas são opiniões.

    ResponderEliminar
  19. Não sei se me convencem...mas lá está,eu não percebo nada de futebol.Não vou argumentar mais.Mas gostava de ver O Messi noutra equipa sim.O Barcelona é para já a melhor equipa,mas há-de dar o berro.É um ciclo.Continuo a achar que se o CR estivesse noutra equipa,faria melhor ainda.E não é só por ser Português,é porque acho mesmo.

    ResponderEliminar
  20. @Mamã de Peep-Toe, ele é impressionante, mas fruto de árduo trabalho. Messi foi abençoado. É a minha visão.
    E isto só dignifica o Linic, porque ele provavelmente, trabalha como poucos.

    ResponderEliminar
  21. POC para mim o Ronaldo é claramente o 2ºmelhor jogador do mundo.
    É daqueles gajos que tem lugar em qualquer equipa do mundo.
    Mas para mim Messi é o melhor deste e de outro planeta que exista.

    Mamã de Peep-Toe quando o Barcelona der o berro,o mais provável é o Messi estar na fase descendente da carreira.

    ResponderEliminar