Haja justiça! CR7, o melhor para o Simão Escuta!

Claro. É mentira. Questiano Linic nunca será melhor que Lionel Messi. Porque simplesmente não o é.

Cristiano aquando da entrega do prémio a Messi

A CM, no seu blogue, mostrou opinião contrária. Gostava e achava que seria merecido que Cristiano Ronaldo ganhasse a Bola de Ouro.

Num registo sério, decidi responder. E sem querer influenciar ninguém, julgo que consegui explicar aquilo que acho sobre todo este assunto de Estado.

Aqui fica o meu testemunho:


"O Linic é sem dúvida, o 2º melhor jogador do mundo. Nunca tive dúvidas. E merece, porque trabalha para isso. É um mouro, como disseste. Um grande atleta, que merece estar onde está.

Mas existe Messi. Sendo anão ou não (e isto é entrar aqui num problema comigo), tendo o fato mais parvo de sempre ou não, a verdade é que ele está acima de todos.

Treinadores e jogadores a nível mundial não têm dúvidas. A diferença é enorme entre os dois.

Cristiano é mais completo que Messi, é verdade. Joga melhor com o "outro" pé e de cabeça. Mas em tudo o resto, Messi é muito superior.

Tens um site dum rapaz que percebe o jogo como poucos. Até como poucos treinadores. Ele, melhor que ninguém, explica as coisas, os detalhes.
E tem lá explicado o porquê de Messi ser superior, com exemplos (vídeos). É o Lateral Esquerdo. Não digo para ires a correr ver, porque é muito táctico. É futebol "duro".

Tenho um ódio de estimação pelo Linic. Mas é porque ele não se soube comportar demasiadas vezes. Na Luz, mandou (com pirete incluído) todos os adeptos para o... Não gosto. E muito mais coisas. Acha-se o melhor. É arrogante. Não tem que ser humilde, mas não tem que fazer determinadas figuras. 

Messi foi abençoado. Cristiano trabalhou para ali chegar. Ser o 2º melhor do mundo é fabuloso. E ele já foi o melhor uma vez. É absolutamente estrondoso. Mas hey, existe Messi. E com apenas 25 anos já leva 4 Bolas De Ouro. Palavras para quê?

Assumo claramente que não gosto de Cristiano (apesar de achá-lo um exemplo de trabalho e de saber que é uma máquina, fenomenal), mas acredita que a minha opinião não é afectada por isso.
Nem deixo de ser patriota por achar que existe outro melhor. Acho que numa avaliação, não importa a nacionalidade, etc..

Respeito a tua opinião, apesar de não concordar.

Comete-se muito um erro: julgar quem é o melhor pelos títulos que ganhou. Isso não importa. Importa o que cada um joga e faz jogar. Importa a magia que levam nas botas, os desiquilíbrios que se criam.
Outro erro é dizer "Cristiano foi melhor na época passada". Mas a eleição de melhor do mundo não é por épocas, é por anos civis.

Messi caminha para melhor da história. Se é que já não o é."

Fato épico de Lionel Messi a receber a 4ª (!) Bola de Ouro

Acerca do fato de Messi, tenho aqui um igual para o dia em que fizermos o 24º Jantar do Simão Escuta.

31 comentários:

  1. Eu de futebol não percebo mesmo nadicas (maço a cabeça do homem sempre a perguntar quem é que está a jogar - só para demonstrar/fingir algum interesse - e quando alguém marca (dos clubes que conheço) só sei na baliza de quem foi pela cara de alegria ou desanimo do pessoal aqui de casa), enfim, um horror!
    Mas há uma coisa de que percebo; de educação (o curso superior que os meus pais me deram em casa) e essa posso dizer que o Linic não tem. Até podia ser efectivamente o melhor do Mundo, mas é como eu digo ao meu filho em relação às notas da escola, por exemplo; a atitude também conta.
    Se o Messi é melhor? Parece que sim (tem mau gosto para os fatos, mas também não se pode ter tudo), ao que dizem. Isto não faz de mim menos patriota, apenas lúcida. Não gosto de ver compatriotas a dar má imagem de nós. Para isso já temos os politicos...

    ResponderEliminar
  2. @O Sexo e a Idade, estou neste momento de pé a aplaudir.

    ResponderEliminar
  3. Ahahahahahahah
    Aproveita o embalo desse entusiasmo e vai lá votar em mim!
    :DD

    ResponderEliminar
  4. Ao menos o Ronaldo levou pelo braço a Irina...já o Messi....

    ResponderEliminar
  5. @Rosa Cueca, sim, porque a Bola de OIRO é isso...

    ResponderEliminar
  6. @POC, mandei-te via Twitter uma imagem a "explicar" o fato do Messi!

    ResponderEliminar
  7. @Gonçalo (Treinador Adjunto), já lá fui. Muito patrão o Messi!

    ResponderEliminar
  8. Eu fiquei muito contente de ter sido o Messi a ganhar e não o Cristiano.
    E sinceramente, até a cara do Linic e as várias caras dele (ao longo do tempo), em relação não só ao prémio, mas a outros pontos, revela, mais ainda, o já conhecido mau carácter da criatura.

    Se reconheço o mérito ao Linic? Sim, tem talento. Mas há outros e ele não é o único.

    Lamento o fato do Messi. IMENSO. Que terror. Mas pronto, ganha no resto, que quanto a mim, é mais importante ;)

    ResponderEliminar
  9. @Não têm nada a ver com o meu nome!, bons olhos a vejam. E dê cá mais cinco.

    ResponderEliminar
  10. É verdade! Andei "um pouco" desaparecida, mas vou voltar a colocar tudo em dia :)

    ResponderEliminar
  11. Já não tenho coração que possas partir, POC. Apesar de continuares a tentar.

    ResponderEliminar
  12. @CM, OK, podemos partir agora uma falangeta.

    ResponderEliminar
  13. Com uma mula daquelas para dar palha,vive obcecado por um Argentino...panisgas,pah!!!

    ResponderEliminar
  14. @red wings, ora nem mais! Nem quando dá palha ele deixa de pensar no Messi.

    ResponderEliminar
  15. Há uma coisa que me irrita e que ninguém pergunta a fonte, que é a frase "o Ronaldo trabalha mais". O Messi não treina? Quem se lembrou de dizer isto e quem faz uso disto como argumento teve o que como fonte? Mesmo quem é a favor de Messi concorda que Ronaldo trabalha mais. MAS QUAL É A FONTE?! INE? OCDE? Aquela cena de estatísticas de futebol que ainda diz que o Sporting existe e tem o Flamengo à frente de clubes europeus e assim? Clarifiquem-me por favor. Obrigado.

    ResponderEliminar
  16. @Aquele Gajo, falou e disse. Carrega Messi.

    ResponderEliminar
  17. O que mais me dá vontade de rir é a teoria que circula agora que o Messi tem um dom e o Ronaldo trabalhou para lá chegar. Que monte de tretas idiotas. Como se o talento do Ronaldo fosse algo que pudesse ser adquirido apenas pelo trabalho e como se o Messi comesse batatas fritas todo o dia e nem treinasse. Acham mesmo que o que o Ronaldo faz é algo que ele aprendeu?? Esta necessidade de buscar teorias da batata para justificar uma guerrinha idiota à volta de dois génios espanta-me (ou não).

    A bola de ouro é o prémio para o melhor jogador do ano, não para o melhor jogador do mundo. E Ronaldo foi o melhor do ano 2012. Com diamantes, sem diamantes, com carros espatifados ou sem eles, foi campeão espanhol (praticamente sozinho) batendo todos os recordes à frente da equipa com que os pseudo-poéticos do futebol se masturbam semanalmente, fez um grande europeu e marcou golos que se fartou. Messi não ganhou nada, mas marcou mais golos e fez uma carinha mais simpática.

    ResponderEliminar
  18. Até aceito a entrega do troféu ao Messi, como diz o outro, o CR é o melhor do mundo mas, Messi não é deste mundo. Agora, o melhor onze só ter jogadores do Real e do Barça (o Falcao é como se já fosse do Real), isso é que não compro. Será que todo o mundo não há outros jogadores merecedores dessa distinção?? Tivesse a Espanha isenção fiscal e a FIFA mudava-se para lá...

    ResponderEliminar
  19. Presente deixado à CM e, carinhosamente, passado a ti.

    http://www.tabonito.pt/jose-mourinho-estoura-com-aqueles-que-defendem-que-messi-deve-ganhar-a-bola-de-ouro/

    ResponderEliminar
  20. POC,

    Compreendo as tuas palavras, acho perfeitamente legitimo achar Messi o melhor do Mundo, e longe de mim contraria-lo. Mas acho que CR7 merecia ganhar a bola de ouro, porque se alguém derrota consecutivamente esse Deus chamado Messi, então tem no mínimo, de ser igual a ele.

    Messi tem tudo a seu favor, CR7, algumas vezes por culpa própria, outras por coisas alheias, tem tudo contra, ou melhor, quase tudo.

    O que eu acho, é que não ficava mal se CR7 ganhasse.

    Del Bosque também ganhou e não é treinador, por isso deixem-se de tretas.

    POC, lê o post do Diego Armês, e no fim, linka lá no atalho que ele deixou, ao leres o link desse post vais compreender as minhas palavras. Não te deixo aqui a papinha toda feita porque no iPhone não dá muito jeito. Sim, era só para dizer que tenho 1 iPhone.

    ResponderEliminar
  21. O fato é tão azeiteiro que nem tenho palavras.. falta-lhe um fashion adviser. O dinheiro compra marcas mas não compra bom gosto.

    E ainda bem que recebeu a bola daquela coisa, mereceu, e não gosto do Sr Reinaldo.

    ResponderEliminar
  22. O que mais me escândalizou foi o Mourinho não ter ganho....mas pronto,ele até já o sabia....

    ResponderEliminar
  23. Já dizia o Samuel L. Jackson no Pulp Fiction "Personality goes a long way".

    Talento futebolístico à parte (e eu não me apetece ir aqui deixar um arvoredo com o meu imenso manancial táctico de análise futebolística), o Ronaldo simboliza a arrogância (em termos futebolísticos com pleno direito, chateiam-me muito mais arrogantes sem bases para isso) e o Messi traz aquela proximidade da humildade (seja ou não tão plena como às vezes querem fazer ver).

    Quando espalhas isso por uma votação mundial, é certo e sabido que as pessoas tendem a censurar, mesmo inconscientemente, a arrogância. Portanto, em média e mantendo resultados aproximados, o Arnaldo vai sempre levar na pá, em troféus em que não seja nem a parte racional nem o patriotismo a levar a melhor.

    ResponderEliminar
  24. @Benfiquista Tripeiro, não concordo. Treinam ambos bastante. Parece é que Cristiano se dedica mais (nem sei se é verdade), talvez pela capacidade física.
    De resto, considero Messi melhor.

    @MisS, na mouche minha cara. Cristiano melhor do mundo, porque Messi é estratosférico.
    A questão dos jogadores serem todos de Espanha é realmente algo...exagerada.

    @CM, Mourinho devia ter ganho prémio de melhor treinador. Mas aqui está a fazer o seu trabalho, defender o seu jogador. Antes já o fez com Zlatan.

    @Germano Bettencourt, folgo em saber que continuas com o iPhone. Mourinho tinha que ter ganho. A respeito do melhor jogador, para mim sempre Messi. Os golos, assistências e principalmente os desequilíbrios que cria sozinho, fazem diferença. Grande época 11/12 de Cristiano, impressionante. Marca mais golos desde Manchester, mas tornou-se menos criativo e desequilibrador.
    Ano civil 2012, melhor Messi. E só perde se algo estranho suceder.

    ResponderEliminar
  25. @AC, dê cá mais cinco!

    @Mamã de Peep-Toe, verdade...

    @Mak, o Mau, de acordo, completamente. Excepto a parte "racional". Julgo que racionalmente, Messi é melhor.

    ResponderEliminar
  26. Quando o nível é de muito bom para cima (e creio que se pode dizer que assim é em ambos os casos), o superlativo pode ser difícil de encontrar.

    Mas, se os deuses estiverem de feição pretendo dar um exemplo disso lá no tasco.

    ResponderEliminar
  27. @Mak, o Mau, não duvido da prosa que aí vem. Desde que não defenda que o Linic é melhor ;)

    ResponderEliminar
  28. Bem o Hitchcock nunca ganhou um oscar, o Luis de Camoes morreu na miséria, o Van Gogh morreu sem ninguem dar valor aos seus quadros. Na altura devida o CR sera reconhecido. Ja agora o melhor dos melhores so tem um golo nos mundias que jogou e dois golos na Copa America. 76 jogos pela Argentina e 31 golos. Quantos metia se jogasse por Portugal? Porque é que ele na Argentina não faz a diferença? Porque é que o Iniesta e o Xavi nunca ganharam um ballon dor e ganharam mais trofeus colectivos que ele? Simples o Messi joga na melhor equipa de sempre mas não quer dizer que seja o melhor de sempre, é o melhor jogador da melhor equipa de sempre mas o ballon dor devia ser um trofeu individual.

    ResponderEliminar
  29. Para provar o meu ponto em relação à IFFHS, aqui fica a última deles: http://desporto.sapo.pt/futebol/internacional/artigo/2013/01/10/sporting_o_melhor_em_portugal.html

    ResponderEliminar
  30. o pessoal que só defende o messi... só digo uma coisa: ser português é fodido! Ronaldo devia ter ganho...devia mas não ganhou, e porquê!? porque não é humilde, porque não bateu os recordes (que no ano anterior andava a marcar , mas que não valiam pk o messi tinha ganhou as competiçoes?!)..
    E mais! dizes que o CR é azeiteiro...pois tu com pc dinheiro para mim também és...imagina se tivesses o que ele tem!

    ResponderEliminar
  31. Humildade do Messi, o cacete - http://www.sofoot.com/linjustice-cristiano-ronaldo-165557.html

    ResponderEliminar