Viver em sociedade - Portugal Vs Inglaterra

O futebol é um fenómeno social. E no futebol, podemos ver espelhados determinados comportamentos das sociedades que nos rodeiam.

Não querendo comparar, até porque gosto de ver em pé a claque do Benfica a apoiar, a verdade é que existem regras na sociedade que devem ser respeitadas.
Em Portugal, se um assistente de segurança (ou steward) chamar a atenção de alguém por estar sentado nas escadas, por estar a prejudicar espectadores ou etc., é insultado e nada muda.
Em Inglaterra, depois de avisados, 38 espectadores viram o seu lugar cativo no Estádio do Sunderland ser cancelado, devido a não acatarem ordens que punham em causa a segurança e visibilidade do jogo por parte dos outros adeptos. Permaneciam em pé, onde outros estão sentados.

Gostava que por cá também fosse mais assim. Não só no futebol, mas em geral.
É triste ver gente sem civismo. Seja no futebol, seja a estacionar o carro, seja a atirar lixo para o chão.

Fica o exemplo vindo de Inglaterra.


6 comentários:

  1. POC' aralho com esses bifes fascistas. Desde que não esteja com os pés na cadeira o que é que eles têm a ver com isso ?

    ResponderEliminar
  2. Não conheces o famoso "tá a sentar", isso chega e basta.

    ResponderEliminar
  3. @B Cool, já disse que ver o jogo em pé é giro e adoro ver o efeito, já vi vários (hei-de continuar a ver) e não quero que isso mude em Portugal.

    A questão que trago é mais pelo civismo e falta dele. Ou, no caso, o cumprimento das regras estabelecidas.

    ResponderEliminar
  4. Eu não sei o que é que se passa,mas nestes últimos posts tenho estado de acordo com POC (algo de mau deve estar para acontecer).

    Eu também já vi muitos jogos de pé junto da claque do meu clube e tirando o cheiro a droga acho bem porreiro.

    No entanto acho que deve imperar o bom senso e por vezes é chato querer ver o jogo e ter de estar sempre a por pé por tudo e por nada.

    ResponderEliminar
  5. Isso quer dizer que vais proibir certos leitores de te lerem? Como se já tivesses muitos pff!

    ;)

    ResponderEliminar
  6. E podiam começar a treinar essa discipina de civismo aqui mesmo pelo meu prédio...

    ResponderEliminar