Fui convidado...e aceitei

Há semanas fui convidado para escrever noutro espaço. É o Novo Geração Benfica, um dos maiores a nível de desporto/Benfica. Senti-me honrado, mas estou com a sensação que a minha escrita não se adequa para o público-alvo.
Transcrevo o que por lá escrevi há dias:



Estava sentado a beber um Martini quando recebo um fax do Novo Geração Benfica. Pedi à secretária do meu tasco para o ler em voz alta. Ela coitada está afónica, por isso não cheguei a saber o que dizia. Mas vieram bater-me à porta: "Queremos que escrevas no NGB". Exacto, eu também achei que era para os Apanhados. Disse "que não, nem pensar, já existem muitos blogues bons, com autores ainda melhores. Não vejo o que posso acrescentar nem tenho grande jeito para falar do Maior". Mas o Shadows ofereceu-me um Cohiba e um VHS do 4-4 em Leverkusen e aceitei. Sou um fácil.

Aqui estou eu, a escrever no dia seguinte a mais uma boa ronda europeia. Fomos grandes, mas na minha óptica, isto tem de ser o habitual no Benfica. Vamos empatar e perder algumas vezes, mas fazer bons resultados na Europa, mesmo fora de casa, tem de ser um cartão de visita, como antigamente.

Quem me conhece (e falo do Anónimo), sabe que já me insurgi contra o Presidente e o Treinador. Um porque teve discursos populistas e tem falhado na parte desportiva, o outro porque é teimoso e falha nos grandes momentos. Mas um e outro parecem ter aprendido com os erros. Já fui mais crítico do que sou agora. Ser crítico é amar o SL Benfica. Ser crítico é lembrarmo-nos do que fomos até há 20/30 anos. É ser exigente. E eu sou tão exigente comigo próprio que não encontrava maneira de começar a escrever por aqui, facto que me valeu valentes ameaças à minha integridade física. Mas cá estou eu para dar o peito às balas, ou ao golo de ontem:


Uma lição de benfiquismo para todos. Para nós, mas especialmente para O Lado Mau da Força. Qual Luke Skywalker, Oscar Cardozo deu-nos a chance de mostrar ao mundo a loucura e a vivacidade que existe entre nós. Já vi 10 vezes o vídeo, e vocês?
Não há nada mais sublime que isto. Atrevo-me dizer que, a este nível, apenas o Anti-Benfica faz ruído. Mas é esse mesmo Anti-Benfica que nos engrandece cada vez mais, a cada dia que passa.

Sou apologista que sim, que a corrupção continua a existir (noutros moldes) e que continuamos a ser prejudicados no geral. Mas também sou apologista de que temos de cerrar os dentes e encarar cada jogo como uma batalha, contra tudo e contra todos, para podermos chegar ao fim e dizer, extenuados, "da nossa parte, fizemos tudo". E aplaudir a equipa.
Porque este é um País de corruptos. Uns assumidos, outros só alegadamente. Mas é o País onde se atropelam leis e onde se alteram datas de fundação. Tinha aqui documentação que sustenta isto, mas vocês não precisam disso, o texto já vai longo.

De qualquer forma, ontem também foi o dia em que percebi que uma outra lição de benfiquismo ficou por dar. Adeptos dos nossos voltaram a rebentar petardos no estádio. Só que desta vez estávamos na Alemanha. Resultado: prisão. 
Lamento que o Benfica tenha de ir a outro País para se ver acção nesta matéria. Bandeiras, cânticos e tochas (apesar de proibidas -...-, quem se lembra das velhas tochadas na Luz?) são de salutar. Petardos? Nunca. Lamento que a nossa Direcção nunca tenha tomado uma posição. Seria uma lição de benfiquismo para todos. Oportunidade perdida. Ou adiada.

Para quem não gosta da minha postura ou questiona o meu benfiquismo, sou sócio há muitos anos, com lugar cativo, sempre presente. E presente nalgumas deslocações, onde não pode falhar a presença na nossa 2ª casa, no Barcelona do Campo Grande. No resto, se não gostarem do que digo, vão-se foder (mas no respeito que um benfiquista tem para o outro, ou seja, com amizade). Espera aí, dá para utilizar vernáculo aqui ou só nos comentários?



Bom, são 21 horas, menos 15 minutos em Cedofeita, está na hora.
Eu sou o POC. Podem apanhar-me com muito pouco nível no Simão Escuta. Abraço e até breve.

CARREGA BENFICA!

16 comentários:

  1. Estás perfeito no NGB!! Habemos POC!! :)

    ResponderEliminar
  2. Epah, demasiadas palavras juntas. O poste é sobre o quem?

    ResponderEliminar
  3. Eu leio "estava sentado a beber um martini..." epá e não consigo ler mais nada. Fico logo a rir durante 10 minutos.

    ResponderEliminar
  4. Tu sabes que slb e eu é como água e azeite e cabeçadas numa parede cheia de pregos com os bicos voltados para mim... tu sabes. Mas muito sinceramente comecei a ler e não pude parar porque, dada a tua escrita, fui impelida a saber o que achavas até ao fim. Logo, provas que seja o assunto, ou não pouco interessante, neste caso para mim, e a tua forma de escrever "prende-me" à leitura.
    Ora, isto é um elogio, sim!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Digníssimo POC, representante máximo da lampionagem,

    Em primeiro lugar, os meus sinceros parabéns pela vitória de hoje. A jogar só com 11... não é sempre que se ganha :b

    Em segundo lugar, fiquei como a simpática Marilyn, no martini ;) não li mais nada.

    E por fim, queria apenas dizer-lhe que gosto muito de si e lhe deixo um grande beijo, flamejado (é lá, que vocabulário poderoso!) por um intenso abraço :b

    Passar bem,

    nAnónima :)))

    ResponderEliminar
  6. Vou lá algumas vezes, prometo ser mais assíduo.

    quem é o POC?

    ResponderEliminar
  7. É que nem faço ideia qual o assunto tratado neste texto. Só sei que me deu vontade de ler. À medida que ia lendo, ria-me um pouco mais, mas cheguei mesmo ao ponto de não saber o que estava a ler. Apesar disso, tinha imensa curiosidade em saber como o texto acabava. Como perto do fim vi a expressão "vão-se foder" cheguei à conclusão que este é o melhor texto que já li.

    ResponderEliminar
  8. Oh pá! Não eras tu que dizias que não escrevias só sobre futebol? :PPPPPP

    ResponderEliminar
  9. Carrega POC!
    Respondendo ao Germano Bettencourt, POC é acrónimo de Plano Oficial de Contabilidade...

    ResponderEliminar
  10. Muito bom, para mim é um post vencedor só pelo "Estava sentado a beber um Martini", qualquer post que comece assim só pode ser bom ;)

    ResponderEliminar
  11. E que tal agora falar mais de coisas serias aqui no tasco? já que o futebol vai mudar de posto, as mulheres nuas e os póneis nunca apareceram(publicidade enganosa).

    Eu voto em assuntos mais sérios apartir de agora.

    ResponderEliminar
  12. Quando falas com os congéneres benfiquistas, tens de ser mais simples. Textos curtos, linguagem corrente ou calão, sem piadas subtis pelo meio.
    És demasiado erudito, pá! Manias de estudar e ler e o camano, dá nisto!

    ResponderEliminar
  13. isso de estar a beber um martini é um bocado arrotalhado, se ainda fosse um submarino ...

    ResponderEliminar