Porto - Benfica, o dia em que o Sporting acabou

Já chega de futebol. E por isso vou falar sobre o Sporting de Lisboa, porque é um clube de atletismo, ténis de mesa, bisca de 7, kames, peixinho, cabra-cega, malho e berlinde.

Tenho um carinho especial pelos viscondes. Aliás, tenho dois carinhos especiais:
1 - são, desde as suas origens até aos dias de hoje, um clube de tios e tias com mania de superioridade e de serem diferentes, quando na verdade só são diferentes porque são mais ridículos;
2 - são o grande rival do Benfica, um clube que foi enorme até ao aparecimento do FCP, e que, por estratégia errada (não me parecem existir grandes dúvidas disto), caiu a pique. São um clube que na verdade eu respeito. Causa-me confusão a violência e o ódio, mas aceito-os sem ódio, como um grande rival que são.

Futebol é diversão, boa disposição e confraternização com os rivais. Ou pelo menos, do meu ponto de vista, devia ser. E é por isso que compreendo (e também o faço) a gozação uns pelos outros. O que não compreendo é que os sportinguistas se tenham tornado, na sua grande maioria, anti-benfiquistas antes mesmo de sportinguistas. E digam o que disserem, também não me parecem existir grandes dúvidas sobre isto. Curiosamente, no FCP, apesar de gostarem mais do seu clube (será mesmo?), usam o Benfica como ódio para se galvanizarem, porque somos o principal de Lisboa (hey, somos de Portugal inteiro, somos do Mundo...acordem) e centralismo e o diabo-a-sete e manobras de Pinto da Costa para fazer crescer o clube. E hoje, antes de festejarem qualquer grande vitória, o Benfica está-lhes na boca. E isso só nos engrandece. Adiante.

Muito honestamente, parece-me que o Sporting de Lisboa se tem preocupado mais em olhar para o lado (comparar-se com o Benfica) do que para si próprio. E isso tem-no feito definhar. E sejamos sérios: o futebol português só tem a ganhar se o Sporting voltar a ser forte.

No dia em que o Benfica perdeu no Dragão, de forma absolutamente normal num jogo entre duas equipas fortes, os sportinguistas renasceram. E renasceram no mesmo dia em que souberam que iriam ter a pior classificação de sempre da sua grandiosa história. 

Podem ver aqui as imagens dos adeptos que saíram de Alvalade e foram acompanhar o jogo do Benfica ao Alvaláxia. Não festejam assim os seus golos, são 7 minutos de gritos. Haverá algo mais deprimente que isto?

Para rematar, deixo o artigo que um sportinguista escreveu a propósito do sucedido. Alguém que, claramente, não merece adeptos assim:

"Hoje atingimos a pior classificação de sempre na nossa história. Para além de termos ficado fora das competições europeias, conseguimos a proeza de não figurar, sequer, entre os sete primeiros lugares da tabela classificativa a uma escassa jornada do final deste campeonato.

No entanto, mais do que carpir as mágoas e pensar no futuro, os sportinguistas parecem preocupar-se essencialmente com o facto do Benfica aparentar ter perdido tudo na recta final do campeonato. E a situação torna-se mais caricaturesca quando temos a percepção que o percurso do Benfica, por terras lusas e estrangeiras, foi marcado por inúmeras vitórias e presenças em finais. Ou seja, o Benfica não tem razões para ser enxovalhado: fez uma época absolutamente excepcional.
Pelo contrário, nós fizemos a pior época de sempre. Se o Benfica tem razões para se sentir envergonhado, então no nosso caso não há outra solução senão efectuarmos um lento hara-kiri com uma espada de madeira. Não temos absolutamente nenhuma moral para apontar o dedo e gozar como um menino traquinas da primária.
É verdade que o Benfica é o clube mais arrogante de Portugal. É verdade que, na zona de Lisboa, o ar torna-se mais irrespirável a cada vitória benfiquista. O asfalto cede e cada passo representa um esforço hercúleo directamente proporcional à quantidade de benfiquistas que nos rodeiam dada a quantidade de soberba presente na verborreia que proferem.
Porém, os sportinguistas do Porto sentem exactamente o mesmo. E mais: têm razões para este sentimento que vão muito para além de uma rivalidade histórica. Têm razões actuais, justificadas pela razão e pela realidade. O Porto, nas últimas décadas, foi o verdadeiro rival do Sporting, roubando-nos inúmeros jogadores e títulos. O Porto, no pior período da nossa história - o actual - agiu como um abutre, vindo comer a carcaça gasta do leão para encontrar no interior do nosso estômago jogadores como Moutinho e Izmailov. O Porto contratou um avançado sem joelhos apenas para nos atingir onde mais dói: no orgulho e história.
Para além disso, o Porto tem sido um exemplo de incorrecção futebolística. Os casos são vários e documentados no maior arquivo de vídeos da humanidade. Qualquer pessoa pode aceder e ver por si a narrativa abjecta dos últimos 20 anos, que muito nos prejudicou e contribuiu para o actual estado de coisas.
Nesta senda do anti-benfiquismo acéfalo, quero também relembrar uma coisa: o único clube que ficaria verdadeiramente a ganhar com o desaparecimento do Sporting é o Porto. O futebol tornar-se-ia bipolarizado e seria uma guerra entre Norte e Sul, como Pinto da Costa tentou sempre que fosse. E mais: os adeptos do Sporting, rejeitando o vermelho, iriam sempre torcer pelo Porto. Talvez até os filhos fossem portistas e, com isto, aumentassem o número de adeptos.
Posto isto, hoje senti vergonha de vários adeptos serem do mesmo clube que eu. Senti vergonha de festejarem a vitória do clube que, nos últimos trinta anos, mais mal nos fez. Senti vergonha de não sentirem vergonha pelo afastamento da Europa, que levou a terem a capacidade de enxovalhar o Benfica numa época como esta, dando-lhe uma importância que não tem (ou que não deveria ter).
Se queremos ser grandes, temos que pensar como grandes. E hoje pensámos como adeptos de um clube pequeno, satélite do Norte, festejando o campeonato de um rival em detrimento de outro.
O anti-benfiquismo, hoje, tornou-se mais importante que o Sporting. Um dia que nunca mais irei esquecer e dos mais negros da nossa história recente."

23 comentários:

  1. Já há muito tempo que não vou ao Alvalaxia, mas não me lembro de aquilo levar 3 Milhões de adeptos.

    ResponderEliminar
  2. Conheço três sportinguistas que me afirmaram preferir nao vencer o campeonato se isso implicasse uma vitoria sobre o Benfica. Três homens que nao se conhecem, com actividades profissionais diferentes e que em comum apenas têm o amor ao clube verde e, pelos vistos, a m#rda na cabeça.

    ResponderEliminar
  3. Custa um bocado a cena do anti benfica mas também é porque somos o maior clube de Portugal e isso so nos engrandece :)

    ResponderEliminar
  4. Que confusão, não é Sporting de Lisboa mas Sporting Club de Portugal.O benfica é que é de lisboa.
    Todos se tornaram anti-benfiquistas, braga, guimarães, académica ...
    Dizer "somos do Mundo" e depois falar de mania de superioridade dos outros só pode ser piada.
    Ao menos uma verdade: "Benfica perdeu no Dragão, de forma absolutamente normal", porque esse é o destino do benfica.

    ResponderEliminar
  5. Dois apontamentos, para começar:
    - li todo este post a bater o pé;
    - o autor do texto que partilhas, deve ser tão Sportinguista quanto tu.

    Adiante.

    "só são diferentes porque são mais ridículos", dizes tu. Frases como esta, são a razão pela qual não vos gramamos nem com mostarda à mistura. Somos diferentes porque NUNCA deixamos de apoiar, porque não usamos a desculpa tão encarnada e branca do "eu já nem vejo futebol" quando as coisas descambam. Somos diferentes porque não nos auto intitulamos os maiores do mundo, porque não auto intitulamos o nosso estádio de Catedral, porque não temos a arrogância tão típica do benfiquista (é qualquer coisa na água, não é?)

    Dizer que os sportinguistas são antes de mais anti-benfiquistas, é o mesmo que vos dizer que os benfiquistas são antes de mais anti-portistas. E isto é um disparate, como perceberás agora que coloco as coisas desta forma.

    Achar que, só porque esta época foi o que todos sabemos para o SCP, isso seria motivo para não rirmos dos vossos desaires, seria o mesmo que esperar que, num passado bem recente, em todas as épocas em que ficaram atrás no SCP na tabela classificativa e sem ganhar qualquer troféu, os benfiquistas não achincalhassem os nossos desaires. E não me parece que isso tenha acontecido, nem mesmo na época do vosso 6.º lugar.

    A rivalidade que existe entre os adeptos dos dois clubes, não nasceu esta época, como vocês querem fazer parecer, nem acabaria só porque foi a nossa pior classificação. Vem lá de trás. Mas foram as frases como "o SCP vai acabar", "o SCP vai descer de divisão", etc, que empolaram a rivalidade esta época. E não esqueçamos que este "tratamento" dado ao SCP, é largamente encarnado e branco, não azul e branco.

    Para finalizar, gente idiota existe em todos os clubes. Se formos por aí, terei que vos comparar, a todos, à criatura que decidiu grafitar a estátua do Marquês, certo?

    E agora vou. Vou repensar a minha permanência neste tasco!

    ResponderEliminar
  6. @CM, é universal que os viscondes são os mais ridículos. Nós temos o vinho na mão, mas somos apenas bimbos, porque somos de natureza, somos do povo. O visconde é ridículo porque se acha o maior mas não o é.

    Veja o vídeo com atenção.

    E sim, os sportinguistas acham-se os maiores do mundo. E sim, são anti-benfiquistas porque nós somos (realmente) maiores.

    E sim, os sportinguistas deixam de apoiar. E sim, os sportinguistas dizem que "já nem ligo ao futebol".

    E não, os benfiquistas não são anti-portistas. Os benfiquistas são benfiquistas. E depois odeiam corrupção.

    Rivalidade existiu sempre, e ainda bem. Mas por mim era apenas e sempre uma rivalidade saudável. De há uns anos a esta parte é que se tornou ainda mais ridícula a rivalidade, fruto do definhamento do Sporting.

    Este tasco tem sempre as portas abertas para toda a gente. Até viscondes.

    ResponderEliminar
  7. Aliás, um dos motivos pelo qual são gozados é exactamente por se acharem os maiores, que têm não sei quantos mil títulos e por isso são o melhor clube a par do Barcelona. Por isso os viscondes são o Barcelona do Campo Grande.

    Ora, resta dizer que desses não sei quantos mil títulos, contam títulos de 2º, 3º e etc. lugares...e que incluem desportos que não importam ao menino Jesus. Ou melhor, que não importam quando se está a discutir Futebol.

    Ainda tenho Rennie do jogo contra o FCP, posso dispensar-lhe umas pastilhas.

    ResponderEliminar
  8. Como é que é? Nós é que nos achamos os maiores do Mundo? Epá, sobre isso digo só para leres o teu próprio texto. Em tom jocoso ou não, é isso que pensam.

    Se fossem anti-benfiquistas, nas tuas palavras, porque vcs, nas tuas palavras mais uma vez, são maiores, então seriam anti-portistas. Esses sim, bem maiores do que vcs, ultimamente.

    Já agora, e porque me esqueci, o papel de virgens ofendidas está a ficar-vos muito mal.

    ResponderEliminar
  9. Bem...em parte concordo. Mas rivalidades parvas há em todos clubes e gente parva também. O Futebol tornou-se uma obsessão tosca para muitos. Não há dinheiro para comer mas há para futebol Que se pode dizer mais?
    Eu sou Sportinguista desde que me conheço como gente. Sou sócia e quer se perca quer se ganhe,eu sou do SCP.Se tenho uma paixoneta patética pelo Porto? Tenho. O meu pai nasceu lá,tenho família lá,sempre os ouvi dizer "carágo"e "Biba o FéCéPé",é natural que quando há derby Benfica-Porto,o meu coração vá parar ao Porto. Mas no dia 15,o meu coração está com o Benfica. Porque é Portugal ali! Não é só o Benfica! E é assim que acho que qualquer pessoa deveria pensar e deixar-se de rivalidades estúpidas e mesquinhas. Se formos a ver,há também muito disso nos adeptos do Benfica...e para tua informação..eu não sou "tia",sim?

    ResponderEliminar
  10. POC, mas quem é que quer saber dos dragartos para alguma coisa? Amanhã temos uma final, domingo o último jogo do campeonato em que só um milagre daqueles gigantes nos dará o título e no domingo seguinte outra final. E tu falas dos dragartos.

    Um adepto que vê o seu clube ser espoliado de jogadores todos os anos (varela, moutinho, ismailov, liedson...), um clube que é enganado por outro há 20 anos, com promessas falsas de amizade e títulos e chega a um jogo e torce para que esse clube ganhe o campeonato, é preciso dizer mais alguma coisa? Acho que não. Chama-se a isso Síndrome de Estocolmo (transviado para o futebol, claro).

    ResponderEliminar
  11. Excelente post, POC. E também muito bem escrito e observado pelo adepto leonino. Adeptos assim não merecem ser comparados com lagartos. Sinceramente que não gosto de ver o Sporting neste estado, há muitas coisas a rever.

    (já cá estou, diz coisas quando chegares)

    ResponderEliminar
  12. Vá lá pessoal, depois desta festa toda, vamos ser solidários com os lagartos!! Assim, passo a informar todos os lagartos que queiram prolongar os festejos, temos aqui vários pacotes, que todos os lagartos
    poderão utilizar, individualmente ou em série e, de uma forma gratuita!!
    1- estão abertas as inscrições, para a lagartada, no domingo, partem autocarros do marquês, em direcção à avenida dos aliados, assim poderão continuar os festejos, com os andruptos, vocês merecem, desfrutem...
    2- No alvalixoWC, estão a oferecer cachecois do Chelsea, poderão passar por lá e continuar a torcer como adeptos dos anti, desfrutem, vocês merecem...
    3- Se quiserem comparecer no jamor e, beber umas bjecas ou comer "nos courates", apareçam a partir das 10 Horas da manhã, nós somos aqueles gajos que lá vão estar, é fácil encontrarem-nos, somos os adeptos do MAIOR CLUBE DO MUNDO, poderão sempre apoiar o Guimarães, afinal vocês merecem, desfrutem...
    Já agora, neste video, esses cachecois e equipamentos, não foram roubados ao botafogo do lumiar?
    Aquela agremiação que nunca ficou em 6º lugar? Acho que podem continuar a afirmar isso com orgulho e emoção, afinal 7º ou 8º não é 6º!!
    Foda-se, que inveja, tantos motivos de orgulho...tantos motivos para festejar...cheguei a ficar deprimido e pensar, foda-se, porque é que o meu Clube, o MAIOR DO MUNDO, não me dá estas alegrias? Ok, não faz mal, vocês merecem, desfrutem...
    Nota: Estes pacotes não se encontram disponiveis para os SPORTINGUISTAS...

    ResponderEliminar
  13. Uma nota:
    Nós não nos autoproclamamos o MAIOR CLUBE DO MUNDO, somos mesmo, está registado!!
    Lamentas...mas é assim mesmo!!

    ResponderEliminar
  14. "É verdade que o Benfica é o clube mais arrogante de Portugal. É verdade que, na zona de Lisboa, o ar torna-se mais irrespirável a cada vitória benfiquista. O asfalto cede e cada passo representa um esforço hercúleo directamente proporcional à quantidade de benfiquistas que nos rodeiam dada a quantidade de soberba presente na verborreia que proferem."

    Não me parece que seja assim um grande post!! Afinal o que é que querem? Verborreia é adulterar um cântico do Glorioso, por adeptos de algumas agremiações, onde o SLB, nem sequer está presente!! Somos muitos milhões, alguma vez viste os adeptos do Glorioso festejarem titulos ou vitórias com verborreia anti, qualquer coisa? Não suportam que sejamos assim tantos a festejar, AS NOSSAS VITÓRIAS?
    QUANTOS MILHÕES DE BENFIQUISTAS, SÃO ARROGANTES? CONHECES, TENS ESTATISTICA (DESCULPA LÁ ESTATISTICA É PARA O VAT69)?
    CRITICAM OS BENFIQUISTAS, PORQUE FOMOS MILHÕES AO MARQUÊS, PINTAR AQUILO?
    vOCÊS TORNARAM-SE PIOR QUE OS CORRUPTOS, É QUE ESTES SÃO CORRUPTOS, MAS TÊM IDENTIDADE!!
    qUAL É A VOSSA IDENTIDADE?
    Poderia estar aqui horas a caracterizar-vos, mas, para além de perca de tempo,tenho um jogo amanhã, vou entrar em estágio...

    ResponderEliminar
  15. (off-topic porque não me parece que os visados no que vou descrever fossem adeptos do SCP, mas mais uma prova de que o anti-benfica é, a seguir ao SLB, o clube com mais adeptos neste nosso Portugal):

    Estava eu há uns meses, na estação de comboios das Devesas, em Gaia, à espera da minha boleia, quando passa uma família que pela pronúncia percebi ser da zona Norte do país. A criança da família tinha um brinquedo na mão: um papagaio de peluche. O dito bicho tinha um gravador e repetia o que o dono dizia. Ora e perguntam vocês: "Qual foi a frase que o piqueno crianço ditou ao papagaio para ele repetir, e que ainda por cima fez rir a família toda????" - "O Benfica não presta!!" (true story).

    E é isto. Uma criança benfiquista diria ao seu papagaio, sem qualquer sombra de dúvida, "O Benfica é o máior!!". Nunca pegaria no nome dos rivais para dizer que não prestam.

    Benfiquista primeiro que tudo adora o seu clube! Depois até pode mandar bocas aos antis, que quanto a mim têm é um complexo de inferioridade que não sei de onde vem. Mas ser do Benfica é espectacular (true story, antis, trust me!!!)

    Bjs e boa viagem para Amsterdã! ;)

    ResponderEliminar
  16. POC

    Conhecia o video, até o postei há dias, e conhecia o texto.

    Ainda existem Sportinguistas. Acho natural preferir ver um rival ganhar ao outro. Não acho normal preferir ao ponto que se vê no video. Não acho tão normal, que o rival que se prefira, seja aquele que nos tem entalado nos últimos anos. É de todo anormal, que apesar das preferências, se festeje daquela maneira, é tão anormal, que passa a ser classificado de ridículo.

    Eu também gosto de gozar com os rivais. Acho normal que os Sportinguistas na rua me gozem pela derrota com o porto. Isso é rivalidade. Até acho saudável. Eu deve é ser diferente dos outros, pois se tivesse (novamente) ficado em 6º, ou pior ainda, provavelmente não iria sentir muita vontade de gozar os rivais. Quanto muito, gozava enfiando o Benfica no mesmo saco.

    Mas sabes que mais, deve ser por estas e por outras que eles são diferentes. Parabens.

    E repito. Ainda existem Sportinguistas. 80% dos que responderam ao moço que escreveu esse texto, são lagartos.

    ResponderEliminar
  17. Nota prévia: sou benfiquista, para que fique claro de que ponto de vista escrevo este comentário, embora um benfiquista bastante moderado (mais simpatizante do que adepto; moro na zona de Lisboa e foi 5 ou 6 vezes ao estádio nos últimos 10 anos; a derrota no Porto obviamente chateou-me mas não me fez perder sequer 5 minutos do meu sono).
    Sinceramente acho que este extremar de posições "anti" aconteceu nos últimos anos aconteceu não só pelo definhar do Sporting mas também em grande parte pela situação de crise que vivemos. O futebol é o escape que muitas pessoas encontram para os stresses do dia a dia, e com o aumentar do stress e preocupações e com cada vez menos oportunidades para festejar no estádio, é normal que o seu humor vá piorando cada vez mais.
    O "normal" para um adepto dos 3 grandes seria chegar ao estádio e esquecer os desânimos do quotidiano. Por 90 minutos, não queria saber se o chefe o tinha chateado na semana anterior, entrava no estádio, vibrava com as claques a cantar e extrapolava com os golos do Liédson/Cardozo/Falcão. Era o libertar do stress e se ganhassem era um ânimo para a semana seguinte.
    A queda do Sporting nos últimos anos, no entanto, permitiu cada vez menos aos sportinguistas festejar sucessos. A rivalidade saudável, como referiste, funciona quando os clubes ganham alternadamente. Ora, quando os sportinguistas vêm o sucesso que o Benfica tem é natural que não gostem muito, mas isto é potenciado ainda mais pela efusividade dos benfiquistas. Queres queiras admitir ou não, muitos benfiquistas são bastante "expressivos" nas vitórias, exactamente pelo que referiste, por serem maioritariamente "do povo", por expressarem as suas emoções e opiniões sem se preocuparem com o que os outros pensam deles. E com isto acabam por realmente chatear/aborrecer os sportinguistas e os lagartos.
    Assim, tens o Sporting a perder e mesmo ao lado os benfiquistas a fazer barulho. É verdade que o Porto expoliou muito mais o Sporting do que o Benfica nos últimos anos, mas é um expoliar lento e pontual. Uma venda de jogador aqui e ali. Aos benfiquistas, no entanto, têm de os aturar todos os dias e isto, junto com o aumentar do stress diário, leva a que eles prefiram que ganhe o Porto do que o Benfica. "Ao menos a maior parte deles estão longe e não chateiam tanto os ouvidos" é o pensamento da maior parte dos lagartos e provavelmente de grande parte dos sportinguistas (no vídeo tens representados só os lagartos/anti, nenhum sportinguista que se preze fazia uma figura destas - podem preferir que o Porto ganhe, mas não com este nível de efusividade).
    Porque quer queiramos quer não, o futebol hoje em dia é vivido tão fora do estádio como dentro, e quanto menos tiveres de aturar colegas "barulhentos", melhor. O facto de terem de levar diariamente com benfiquistas a falar da sua superioridade levou então ao "anti-benfiquistas antes mesmo de sportinguistas". As pessoas procuram o que lhes possa minimizar o stress do dia a dia e se a derrota do Benfica faz os benfiquistas andar calados umas semanas, que seja o Porto a ganhar, então.

    ResponderEliminar
  18. Poc, I rest may case. Tens aqui muitos comentários a dar-me razão. Escuso de repeti-los.

    ResponderEliminar
  19. POC e demais benfiquistas,

    Eu sou sportingista, não lagarta, e ontem torci para que o Benfica ganhasse ao Chelsea. Mesmo sabendo que a maioria dos adeptos benfiquistas são como vocês, uns lampiões, no pior sentido da palavra.

    Não falem de ser anti. Quando o Sporting perdeu a taça UEFA com o CSKA, os benfiquistas foram comemorar para a rua.
    Ainda assim, eu não sou assim, nem a grande maioria dos sportinguistas que conheço.
    Ler esta caixa de comentários só corrobora o que estou a escrever.

    Lamento que tenham perdido ontem.




    ResponderEliminar
  20. Espero que tenhas ido a Amesterdão iniciar-te nas drogas, ou outras coisas que lá se fazem... Ah nao foi?Ups! PA-nónima!

    ResponderEliminar
  21. O que mais me irrita no meio disto tudo é que ninguém - NINGUÉM - aprende com os erros. A começar em nós e a acabar em nós, passando pelos outros todos, somos incapazes de nos manter concentrados, humildes, embora confiantes, e profissionais - acima de tudo profissionais, porque o que recebem por mês como ordenado deveria representar um rigor maior do que o normal.

    Mas, não, embandeiramos em arco à mínima série de vitórias, desistimos se sofremos dois desaires seguidos e envolvemo-nos em picardias parvas que só me dão vontade de dar pares de estalo a torto e a direito.

    Este NÓS é toda a gente, todos os clubes.

    ResponderEliminar