Só percebo de contas de merceeiro, mas a factura do Benfica...

...já começa (ou continua) a alarmar.


Se o Activo aumenta, o Passivo também, e em maior rácio. Estará tudo controlado? Alguém percebe da poda? 

Eu, merceeiro, teria tendência a dizer que, numa palavra, a situação é "galopante". Já se pudesse utilizar duas palavras, teria tendência a dizer que é uma "vergonha galopante".

D'Eusébio permita que seja uma preocupação infundada.

25 comentários:

  1. A pergunta é:
    Será que ele nisto pode ser responsabilizado? ou é como no futebol que acha que não pode ser responsabilizado pela não conquista de titulos...
    PS: sim, é preocupante. Se não especulasses com os activos estavas mais que em falencia técnica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abre a bocarra e...
      Olha... vai ler o artigo recomendado pelo JP Antunes.

      Eliminar
  2. O que preocupa ali são os capitais próprios negativos, o que indica que a SAD do Benfica está em falência técnica. O aumento do passivo pode não ser preocupante, já que pode não indicar aumento de dívida real. Os proveitos operacionais são positivos o que é muito bom, já que demonstra que em termos de operacionalidade, as coisas até deram lucro (no entanto só através de vendas muito extraordinárias de Javi e Witsel). Se o RLE é negativo, e os Operacionais negativos, deverá advir de custos de amortização de passes de atletas, estádio, equipamentos (da benfica TV por exemplo), o que não é de todo em todo preocupante.

    ResponderEliminar
  3. Deixa lá estar que para o ano é pior. Ou se vende tudo em Janeiro ou tudo em Junho é à escolha do freguês (até porque existe uma palhaçada chamada Fair-Play Financeiro).

    ResponderEliminar
  4. Sim, esta tudo controlado desde que o activo + capital proprio seja igual ao passivo... ou perto, desde que o aumento do passivo esteja relacionado com investimento (Benfica TV). Acumulacao de capitais proprios e desaconselhada por varias razoes (que nao vem agora ao caso).

    Pode ser que ajude a perceber melhor: http://www.aciso.pt/files/Nocoes_Basicas_de_Financas_para_Nao_Financeiros.pdf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP, há várias escolas de pensamento mas essa que indicas não é a minha.
      Há objectivamente razões para estar preocupado. Percebe-se que foi uma aposta da direcção o manter jogadores chave e tentar evoluir na champions league que é onde estão os fundos para equilibrar as coisas. Contudo, caso a performance não continue positiva aí, em Janeiro vão sair uns 3/4 jogadores.

      Eliminar
    2. Fdx, o quê?! Repete lá outra vez?!
      Em qualquer lado do mundo, de Angola a Portugal, passando pelo Brasil e o EUA, em qualquer mercearia ou empresa de topo, o ACTIVO = PASSIVO + CAPITAL PRÓPRIO. Quem teve Contabilidade Geral, isto é dado na primeira aula. O Benfica está em falência técnica, o seu capital próprio (situação ou património liquido) é negativo. Ponto.
      A Direcção do Benfica pode dizer o que quiser, que o passivo aumentou porque a Benfica TV foi incorporada na Benfica SAD, o que quiser, que os números estão lá e ninguém os pode negar.
      Já não basta o outro anormal que por aí anda sempre com o R&C prá aqui e prá acolá.
      A única situação de positiva que se pode dizer por aqui é a de que o Benfica tem subvalorizados os passes dos seus jogadores (activos) e da amortização agressiva que faz do passe dos mesmos. Considerando isto, estamos a falar de números finais completamente diferentes e que naturalmente seriam melhores que os apresentados.
      Agora, que o Benfica está fortemente e cada vez mais endividado, sem sombra de dúvidas.
      JP Antunes, desculpa lá esta resposta, mas não concordo com o que escreveste.

      Eliminar
    3. Rusty, tens de facto razão em que me enganei na formula base da contabilidade. E o que da estar a ver blogues gloriosos quando devia estar a trabalhar e, claro, eu nao ser contabilista.

      No entanto mantenho o que disse (excepção ao erro). Investimentos são sempre melhor opção do que incorporação de capitais, e isso explica o porque de ser razoável eu dizer que as contas estão controladas. Qualquer lucro operacional que advenha da Benfica TV sera visível nos próximos R&C assim como os previsíveis encaixes resultantes da venda de jogadores que estao sub-valorizados.

      Para ser falência técnica, seria preciso demonstrar que nao ha capacidade de eliminar ou abater significativamente o passivo. Acreditas ser esse o caso?

      Eliminar
    4. Concordo que temos "matéria" para abater, em teoria, quase a totalidade do passivo.
      Mas...a dívida continua a aumentar. E num rácio desproporcional em relação aos activos. A longo prazo pode tornar-se preocupante. Digo eu, que realmente nada percebo disto.

      Eliminar
  5. agora como a equipa esta a jogar bem ataca se as contas , a Benfica tv deve ter caído do ceu , haja paciência.
    Se o Kelvin não tem feito o fatídico remate no minuto 92 hoje o vieira e o jesus eram deuses......
    Karim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca. Têm muito (tudo) por mostrar e provar. Mesmo que tivessem sido campeões. Muito, muito pouco para o investimento feito. E 12 anos de liderança.

      Eliminar
  6. O passivo aumenta em maior racio do que o activo mas o capital proprio também sobe. Tendo em conta que se fez o museu, se investiu bastante na BenficaTV (que só trarão retorno financeiro no proximo relatorio) e ainda foram comprados vários atletas de qualidade, não me parece nada preocupante, bem pelo contrário. Para além disso temos uma quantidade e qualidade de jogadores que nos permitem realizar encaixes sem enfraquecermos em termos futebolisticos. Alguns jogadores da equipa B e outros emprestados têm condições para se tornarem tão importantes como os que temos agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de notar que o capital próprio sim aumentou, mas de forma negativa.

      que muda totalmente o caso de figura, não é?

      Eliminar
  7. Acho que aquela tragédia do "subprime" nos EUA aconteceu devido às tais engenharias financeiras contemporâneas!
    Activos para cá, passivos para lá, rácios, capitais próprios, incorporações, mas... "massa", "el-contado"... nicles!
    Andam-se anos e anos a mascarar as contas e de repente: PUUUUM!
    Num ano é por uma coisa, noutro ano é por outra, a verdade é que até com a enorme venda que, dizem os entendidos não estava programada (deixa-me rir!) do Javi e do Witsel, a "coisa" dá prejuízo.
    Tem-se utilizado muito os direitos televisivos como o "abre-te sésamo" dos lucros das contas da SAD (já nem é do SLB!).
    E isso é quanto? mais 10? 20 milhões por ano?
    Basta o treinador pedir um ou dois jogadores mais "carotes" e o mendes empurrar 3 ou 4 pernas de pau como contrapeso para as contas ficarem lixadas outra vez!
    Vale é que os "amigos" do BES (e do BESI!) estão cá para ajudar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isto que penso.
      Atenção que o BES (através do BESI) pode estar a mudar de agulha. E aí, é possível que seja o sistema a funcionar...por causa dos direitos televisivos.

      Eliminar
  8. Poc enviei-te um email de mim semi-nua para receber um chocolate
    (se calhar não)
    Mas enviei-te mesmo um email, se puderes ver , agradecia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desejos, são ordens.
      Já agora, bela fotografia.

      Eliminar
  9. Fosca-se!! Mas o futebol não é somente jogar à bola, bem, se possível? Ao ponto kisto chegou!! Qualquer dia há mestrados na área da "Engenharia Financeira aplicada ao Futebol nas Camadas Jovens".

    ResponderEliminar
  10. Não é correcto dizer que o Benfica está numa situação financeira muito complicada. Da mesma forma que não é correcto dizer o contrário. Temos um passivo na ordem dos 390M€. Temos um activo, cujo valor é sensivelmente igual ao passivo, mas que está claramente subavaliado. A mais-valia da marca Benfica não está contemplado, ese valor é bastante significativo, e traduz-se em avultadas receitas anuais e os jogadores estão contabilizados pelo custo de compra menos as amortizações. Conclusão, na rubrica dos activos intangíveis, consta um valor que está a muitas dezenas de milhões abaixo do real.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim. Mas custa ver os valores (os que não devem) sempre a subir, e os títulos na mesma.

      Eliminar
  11. Não gosto do Vieira, mas reconheço que a gestão do gajo tem sido exemplar. Não esqueças que o Benfica, esteve na bancarrota...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo. Mas a gestão desportiva é miserável. Ou os resultados.

      Eliminar
  12. Na parte desportiva analisa estes indicadores e tira conclusoes:

    - Benfica 6º no ranking da UEFA, Porto em 8º porque ganhou uma taça da Liga Europa a um clube cujo presidente é adepto fervoroso do FCP (aqui realmente nao se entende como é que o Vieira tem negocios com este gajo)
    - O Benfica eliminou o Zenit (eliminou o FCP), o Sporting eliminou o City que eliminou o FCP e no final FCP campeao nacional
    - Na parte desportiva das modalidades o Vieira tem tido sucesso, campeao europeu de futsal e campeao europeu de hoquei
    - A impunidade é tal que um gajo arbitra um Benfica porto em andebol e na semana seguinte sem problemas nenhuns faz likes a anti benfica e diz q o estadio da luz ja ardeu sem problema algum
    - Nas camadas mais jovens de futebol temos tido alguns titulos nacionais.
    - Na UEFA em 5 anos só tivemos 3 jogadores expulsos, em Portugal tivemos 25, não é estranho? tendo em conta que as equipas portuguesas sem ser os 3 grandes e mais duas ou 3 são muito mais fracas que as equipas que jogam nas competiçoes da UEFA?
    - O Al Capone parou com os seus negócios obscuros quando foi ilibado várias vezes em tribunal de crimes que cometeu?

    Moral da historia o sistema perdura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sistema perdura. Todos os que acompanham futebol, sabem disso. A não ser os que não querem ver. Mas esses rankings e esses resultados não querem dizer nada. O Benfica é prejudicado pelo sistema (enquanto os corruptos são beneficiados) mas também tem culpas no cartório.

      Eliminar