Saudades do Benfica

Hoje, infelizmente, brinca-se dizendo que o Benfica tem atitudes à Futebol Clube do Porto e resultados à Sporting. Tirando o exagero óbvio da frase, acaba por ser verdade.
O Benfica vê-se, desde há uns bons anos, envolvido em cenas menos próprias para um clube com esta história e habituais valores.

Se o Sporting se está a reerguer e, actualmente, aceita-se que os títulos não apareçam, no Benfica essa situação já passou há muitos anos. O Benfica está entregue a dirigentes e sócios que acham normal o vazio de títulos em que o clube se tornou depois de se reerguer. Todos fizeram estádios, todos têm centro de estágio, todos têm museu, etc.. Aceito que o Benfica seja o mais forte nas infra-estruturas, mas isso sem títulos vale pouco.

Não quero entrar em discussão sobre negócios obscuros feitos no próprio Benfica e por quem o dirige. Digo apenas que são já muitos casos. E onde há fumo há fogo, não é assim? Mas deve ser apenas um ditado.

Para se criticar, não é obrigatório apresentar soluções. Sou sócio, voto e tenho direito à minha opinião. Se tivesse hipótese, ajudava ainda mais o meu Clube, para além das quotas, cativos, deslocações e merchandising.
Mas também sou capaz de dar uma solução rápida: um novo treinador (também) competente com um Mozer ao lado. E Vieira continuando, um Director Desportivo presente, que defenda e proteja a equipa (tal como, quer se goste ou não, Veiga fez no passado), assumindo a responsabilidade total pelo futebol.

O Benfica está perto das decisões, é verdade. Mas para se ganhar regularmente, faltam os detalhes. Que continuam a ser ignorados. Porque mesmo que este ano corra bem (título de campeão), não existem indícios de estarmos a inverter a tendência das últimas décadas. Ou passamos a vencer regularmente (2 em cada 3) ou algo tem de mudar.

E depois entrou Isaías...

22 comentários:

  1. basicamente concordo com o que foi escrito. farto de ouvir falar no vale e Azevedo quando o único problema dele foi ter sido apanhado ao contrário dos que lá estão agora. Quanto ao Veiga, tb axo que é o homem certo, apesar de tudo. Só penso que talvez seja ele a não querer. Em relação ao treinador, um que n seja maricas mas q saiba que existe uma coisa chamada "defesa" que parecendo que não dá jeito que seja certinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Touché... A questão do Vale e Azevedo é vergonha. É justificação de benfiquista pequenino!

      Eliminar
    2. Mas como!? Mas como!? Como se pode criticar a Portisse deste gajo e afirmar que o Veiga é o homem certo!? Mas como!? Mas como!?

      Eliminar
    3. O Benfica está carregado de profissionais doutros clubes, com resultados que não parecem muito satisfatórios. Quem diz sequer que Vieira é mesmo benfiquista? E mesmo que seja...a verdade é que Veiga esteve lá e foi exemplar. Com resultados. Portanto essa teoria cai por terra.

      Eliminar
  2. Pois é, essa é a última grande equipa do Benfica!
    Isaías, Kulkov e Yuran também podiam-se juntar.
    E, ao mesmo tempo, tínhamos um presidente ao nível da equipa, ao nível do Sport Lisboa e Benfica: Jorge de Brito. Mais o Toni, Cunha Leal...
    Há 20 anos atrás...
    Toni

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive neste jogo. Um dos melhores de sempre. Recordo com muita saudade. E sim, terá sido a última grande equipa. Aquela que encarava qualquer jogo em Milão, Barcelona, Madrid e etc. como apenas mais um jogo entre equipas do mesmo nível.

      Eliminar
    2. Mas que Lerias meu!?!!!! Esta equipa jogou junta tres meses ate rebentar por nao haver guito para pagar os salarios. E com isto se hipotecaram 10 ANOS!!!!! de direitos televisivos (so a conta de um dos meninos que aparecem na foto chamado Futre). Uma equipa de sonho sim, Boa gestao... Vai ali vai.

      Eliminar
    3. Sim, houve problemas de gestão, mas a nossa equipa era fenomenal. Com resultados. Com títulos.

      Eliminar
    4. Resultados!? Uma taca de Portugal ganhou esta equipa. Ganharam titulos ANTES das estrelas, com jogadores como o Nunes e o Vata. Porra voces tem uma memoria de passarinho. Ou ja estao como o Porto a reinventar a historia.

      Eliminar
    5. Final europeia da Taça dos Campeões pouco antes. Campeonato a seguir.

      Eliminar
  3. POC,

    Concordo com o teu artigo até ao momento em que apresentas a tua "solução rápida". Não é que morra de amores pelo Jesus, mas não estou a ver até que ponto a mudança de treinadores fará mudar para melhor o que se passa no futebol do Benfica.

    Por exemplo, não estou a ver o LFV e companhia a evitar contratações anuais de Kardecs, Funes Moris, Rodrigos Moras, etc e tal que depois nunca vestem verdadeiramente a camisola do Benfica.

    Eu não acho. Tenho a certeza, que o problema vem de topo. O problema maior é o Benfica ser um clube muitíssimo rico, ao contrário do que muitas vezes parecem transparecer para a opinião pública. O maior problema é que essa riqueza está a ser delapidada por quem lá está em seu belo proveito.

    É um mal transversal ao futebol português, mas os outros que se cuidem, pois sendo benfiquistas temos de tomar conta do nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que existam melhores que Jesus em certas componentes do jogo. No entanto ele já provou errar muito em diversos quadrantes. Mais que isso, porque todos erram, ele já se esgotou ao que parece. No resto, estamos completamente de acordo, claro. Somos benfiquistas. Dos bons.

      Eliminar
  4. Nem mais POC....

    No meio desta porcaria toda, quem sofre com isso tudo é o Sport Lisboa e Benfica.

    Porque estar de olho no inimigo quando dentro se faz pior..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais. Estamos (estão...) sempre a olhar para os corruptos, quando dentro de casa a coisa está uma pobreza franciscana...em vários assuntos.

      Eliminar
  5. Lembro-me muito bem dessa equipa e desse jogo. O último do Paulo Sousa pelo Maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor exibição da carreira de Futre? Pelo menos um das melhores. E o Paulinho...até no Bessa foi à baliza. Que jogador...

      Eliminar
  6. Tirando that 'Veiga thing' estava tentado a concordar contigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisa ser o Veiga, eu quero é alguém que faça o trabalho bem feito.

      Eliminar
  7. a culpa é do lobby gay que tomou conta do benfica. muita pena. continuam a encavar os sócios e ninguém os tira de lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando a parte gay da coisa, a coisa é mais ou menos essa.

      Eliminar
  8. POC, não consigo determinar a barreira temporal a partir da qual já nos deviamos ter reconvertido em ganhadores consistentemente. Foram muitos anos de viagem às profundezas do inferno desportivo. Assim de repente lembro-me de um sexto lugar e dois anos seguidos sem ir à Europa; não termos dinheiro nem para mandar cantar um cego, etc. É certo que as equipas desde há 3 anos para cá puderam ter ganho mais dois campeonatos e aí realmente concordo contigo: há qualquer coisa (treinador? director desportivo? - não sei) que falha e que nos está a impedir de regressar à ribalta. Acho que deviamos ser mais exigentes connosco próprios e exigir à direcção uma dissecação de fim da época futebolística. Afinal somos os donos do clube, porra!

    Quanto ao facto de haver muita gente a trabalhar no Benfica que é adepta de outros clubes, posso aceitar sempre e quando cumpram com a exigência necessária mas face aos resultados actuais até isso pode ser questionado.

    Finalmente, uma palavra quanto ao Veiga. Os métodos dele são discutíveis mas é verdade que dá o corpo às balas e situações actuais de certeza que não se verificavam.

    ResponderEliminar
  9. De acordo com tudo. Mas apenas estivemos 1 ano sem competições europeias.
    Veiga protege a equipa e toma conta dela. Impõe autoridade, que é respeitada. Foi a única vez que tivemos isso nos últimos 10 anos.

    ResponderEliminar