Cristiano ganhou, mas vamos lá esclarecer umas coisas - A verdade inconveniente

Antes de mais, importa dizer que Messi, assim vestido, parecia um Mon Chéri.


E que Ruben Micael deve estar arrasado, porque se acha o melhor jogador português, quando nem o melhor da Madeira é.


Sei que o Cristiano lê isto. Sei que se importa com o que escrevo. E por isso Cristiano, de mim para ti, quero parabenizar-te pelo grande feito alcançado. Mas sabes que tenho um blogue para incendiar, e toda a blogosfera e Facebook portugueses vão escrever o mesmo, mas repetido vezes mil. Por isso, com licença.

Antes da lição futebolística que o Autor vai dar aos leitores, importa referir que Cristiano Ronaldo é um jogador absolutamente estrondoso. 
"Pfff, lições futebolísticas deste tipo? 'Tá bem 'tá... Vou mas é sair daqui rápido e sintonizar a Casa dos Segredos...mas quem é que ele pensa que é?". Pois, mas eu joguei no Carcavelos e no Manique, e tive um treinador que gritava "dá-Le", portanto acho que estamos conversados. 

Dizia que Cristiano é estrondoso e assombroso. É verdade. É uma máquina. É sinónimo de qualidade e de golos. É um orgulho ter um jogador assim na nossa Selecção. É um orgulho que seja Português. E merece. Porque trabalha muito para isto. Tem a sorte de poder trabalhar por prazer, como poucos podem, mas merece. Dá tudo. É um lutador. Um conquistador, em jeito de homenagem aos nossos Descobrimentos.

Já fui menos à bola com ele. Eu, que não vejo apenas o futebol de fim-de-semana que a maioria vê (ou melhor, vê os golos a passar no telejornal), vi muitas atitudes lamentáveis por parte do rapaz. Umas com colegas rivais, outras com público. Até porque, pessoalmente, não gosto de ver figuras destas a fazerem o "dedo" para quem paga bilhete.
Mas aprendi a relativizar. Li artigos interessantes de quem me fez ver que Cristiano era mais novo, que tinha condicionantes, etc.. E todos erramos. Dou-lhe o mérito de me parecer que está um pouco mais polido e educado. E caso se tenha esforçado por isso, os meus parabéns. Parece estar a resultar.
Isto para dizer que me libertei um pouco de algumas coisas menos boas sobre ele. Ainda por cima ele é benfiquista de coração e lagarto por obrigação, portanto há que dar desconto (podem vir dizer o que quiserem, ele até pode voltar ao Sporting daqui por uns anos, isso não muda nada. É agradecido ao clube, gosta, até pode torcer, mas não é genuíno. Os Bola de Ouro portugueses são todos vermelhos por dentro).

Agora em relação à Bola de Ouro propriamente dita, o resultado é justo. Porque:

- não importa o que um jogador ganha pelo clube, para isso existem os prémios colectivos, como as Taças de campeão, de vencedor da taça, da liga dos campeões, etc.;
- a Bola de Ouro é um prémio anual;
- a Bola de Ouro é um prémio que distingue aquele que foi o melhor jogador (e não a equipa ou os resultados colectivos) do ano;
- Cristiano esteve fantástico, como sempre;
- Messi esteve 2 meses parado;
- Cristiano terá estado em maior evidência.

Agora a verdade inconveniente para uma percentagem muito grande dos portugueses: Cristiano foi o melhor de 2013, mas não é o melhor do mundo. 


O "triste português" acha que temos de ser patriotas, mesmo que estejamos a avaliar alguém pelo motivo X, que nada está relacionado com nacionalidades. O "triste português" acha que gostar mais de outro jogador é ser-se anti-patriota e um verdadeiro criminoso. 
Já o "Português", pode, em consciência, achar que Cristiano é melhor. Mas não insulta quem acha o contrário. Apenas tem uma opinião diferente.

Apesar de ficar contente por Cristiano, e achar que mereceu este prémio, Messi é o melhor jogador do mundo. Não de 2013, mas da actualidade, destes tempos que vivemos.
É complicado dizer "melhor de sempre" porque as épocas eram diferentes, as comparações são madrastas. Mas, em teoria, e a continuar assim, era provável que fosse considerado o melhor da História.

A respeito da eterna "polémica" entre os dois astros, importa referir que se Cristiano é assombroso nos golos, Messi também o é. Iguais nesse aspecto. Mas depois temos as assistências, onde Messi vence claramente. E depois temos as transições ofensivas, os desequilíbrios. E é a partir daqui que já ninguém analisa. Porque não costumam ver os jogos, só mesmo os resumos dos golos e do que diz a imprensa portuguesa.

Cristiano tornou-se num finalizador implacável. É mais forte e mais completo (especialmente pelo jogo de cabeça, em que bate Messi aos pontos). Mas perdeu magia. Perdeu encanto, transformou-se. Poderá até ter refinado o seu jogo, mas deixou de ser um jogador "atraente" de ver jogar. São raras as vezes em que consegue sobressair no um para um. Isso acontece, sim, em velocidade. É uma máquina. Mas a sua magia são os remates e os golos. 
Mas Messi também tem velocidade. Tem menos velocidade de ponta, mas tem mais velocidade de explosão (são coisas diferentes). Também é "matador". E cria desequilíbrios como poucos. Como muito poucos. Tanto corre como finta. Tanto marca como dá a marcar. É capaz de ir a meio-campo e desatar o nó das jogadas. E isto meus inimigos, Cristiano não faz com a mesma mestria. 

O futebol não são apenas números (e importa referir que nem neste ponto Messi perde para Cristiano). O futebol é muito mais que isso. A única coisa que se pode dizer de Messi é que não mudou de clube para se testar ainda mais. E eu gostava que o fizesse. E nisso, Cristiano tem mérito em ter sido enorme em 2 clubes. 

Adoro o futebol de Cristiano, mas ele é "apenas" o melhor do mundo. Messi, que é praticamente 2 anos mais novo, esse é o melhor do Universo. E soube defender o nosso, dizendo que mereceu o prémio e foi o melhor.

Se têm dúvidas, se eu não sou imparcial, é melhor saberem que os jogadores profissionais portugueses elegeram Messi como o melhor. Tal como Villas-Boas disse, "este ano merece, mas Messi é melhor". Tal como, tirando os colegas de Selecção e de clube de Cristiano (tem de ser assim), quase todos os profissionais de futebol (jogadores e treinadores) partilham da mesma opinião. É consultarem os peritos.

Isto não é nenhuma desconsideração para com Cristiano. Todos adoramos o seu futebol. Mas sabemos que, em todo o mundo, existe um (e só um) melhor. Muito mérito a ele, que continua a lutar diariamente para inverter isso. Nasceu com muito jeito, mas o outro, bom, o outro foi abençoado.


Aproveito para desejar rápidas pastilhas de Rennie e de Eno a quem destila veneno só porque acha inadmissível um português preferir, a nível de futebol, um tipo de outra nacionalidade.

71 comentários:

  1. Sim, partilho dessa opinião, e acho irritante as pessoas que se forçam a dizer que Cristiano é melhor só porque é Português.

    Se formos por um ponto de vista diferente, até acho que Cristiano tem mais mérito que Messi porque teve que trabalhar muito mais do que ele para chegar onde chegou. Messi é génio, Cristiano é máquina.

    Este ano mereceu, e não fosse o pequeno génio Argentino teria ganho mais vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo. Acho que se menospreza o trabalho de Messi, que também é muito bem preparado fisicamente, mas sendo anão como eu, nota-se menos. De qualquer forma, fisicamente, Cristiano é mais forte. E trabalha mais pelo que parece.

      Eliminar
  2. Partilho todas as palavras....revejo-me em ti. excelente post.

    ResponderEliminar
  3. Em suma, preferes o Messi por ser pequenino... voltamos ao tema dos 5 cm...

    ;)


    PS: Admite lá que mandaste chocolate para a Irina e ela não te deu foto e por isso estás assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @PP, a Irina enviou fotografia, mas ao lado das leitoras, não passou dos psicotécnicos.

      Eliminar
  4. Isso que dizes é muito bonito, mas contrata uma mulher a dias para te limpar o cerebro porque no mesmo artigo consegues escrever uma coisa com sentido e a seguir contradize-la... há algum premio para o melhor jogador da actualidade??? Pois bem me parecia... há um prémio para melhor jogador individual ANUALMENTE... e no ano de 2013 o Ronaldo foi o melhor... a actualidade é hoje... e hoje o Ronaldo é o melhor do Mundo!!! Porque se for pela tua lógica, vamos dar o prémio ao Maradona, ao Péle e ao Eusébio porque todos sabemos que o Messi e o Ronaldo agr sao os melhroes pq não há Maradona, Péle e Eusébio... sim, sim, sim... todos sabemos que esses é que são os melhores, não da actualidade, porque dessa é Ronaldo...

    PS: Os prémios Anuais de melhor de qq coisa não são para atribuir partinfo de pressupostos passados. São para entregar com base no ano em questão. O Messi nem nos 3 primeiros deiva estar... o Ronaldo tem o dobro dos golos de Messi e Riberi juntos em 2013... só isso diz tudo!! E se achares que os golos nao contam, Messi continuaria de fora, pq se os golos não contam, então em 2013 pode escolher 10 jogadores melhroes que Messi para estar no seu lugar... Robben, Muller, Lahm, Lewandoski, Gundogan, Iniesta, Bale... etc etc etc... todos eles bem mais influentes no ANO de 2013 que Messi que simplesmente não existiu (muito por culpa de lesões, mas é assim...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, essa de dizer que o Messi nem nos 3 primeiros merecia estar é para rir, pois em 2013, fez 47 jogos e marcou 45 golos, foi campeão espanhol, melhor marcador espanhol e europeu e ganhou a super taça e ajudou a sua selecçao a classificar-se para o mundial sem play off. O Ronaldo em 2013 fez 69 golos em 59 jogos e só venceu o premio de melhor marcador da liga dos campeões e tem mais 12 jogos no ano de 2013 que o Messi, agora pergunto eu porque motivo o Messi não merecia estar nos 3 finalistas com todas estas conquistas...

      Eliminar
    2. @TM2C10, bem-vindo. A "mulher-a-dias" passou por cá, estava tudo irrepreensível. Toma um calmante, põe os óculos e lê novamente. Depois vem cá pedir desculpa. Cristiano melhor 2013, Messi melhor dos nossos tempos.
      PS: a do Messi não ter existido este ano é melhor que as minhas Piada Farsola.

      @Anónimo 15:57, deixa lá, ele é mais patriota que nós, de certeza.

      Eliminar
  5. Concordo em absoluto. Os meus parabéns, porque muita gente tem vergonha de dizer a verdade inconveniente, devido aos possíveis insultos e censura de um patriotismo bacoco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo e obrigado. Como é óbvio, o que se vê na televisão é ridículo. Quem falou bem foi David Borges, num qualquer programa da Sic Notícias.

      Eliminar
  6. O Lionel até pode ter mais talento para a bola, mas com aquele fatinho deitou tudo a perder... Ninguém recebe uma bola de ouro trajando daquela maneira. No fundo, a FIFA só lhe fez um favor evitando o absolutamente certo suicídio social que adviria de uma subida ao palco com aquele "fato". Só por isso, acho que o Cristiano é o melhor. Aquilo era um evento de moda, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era o equivalente da Victoria Secret. O Mon Chéri não se safou realmente.

      Eliminar
    2. 1M de euros. Se fossemos nós até com um fato do Castelo-Branco íamos.

      Eliminar
    3. @Anónimo 11:56, até por metade...

      Eliminar
  7. Bem estava difícil encontrar alguém com a mesma opinião que eu mas finalmente achei...Concordo a 100% com TUDO o que escreveu acerca do Ronaldo e do Messi. O Cristiano foi o melhor este ano e fico muito contente por ele, mas como uma pessoa que ainda jogou na rua com os amigos, local onde se joga "à bola" e se valoriza a finta, a "cueca" ou "rata" o partir para cima do adversário etc etc só posso ver Messi como o melhor actualmente. Digo actualmente porque acrescentaria isto ao seu texto, Messi é o melhor actualmente mas Maradona é o melhor de sempre. A razão é simples, a forma de jogar é em tudo parecida para não dizer igual, mas Messi até hoje jogou sempre no Barcelona e nada ganhou na seleção do seu país, enquanto que Maradona jogou no Nápoles (clube bastante inferior), Barcelona entre outros e já era o melhor, ganhou um Mundial praticamente sozinho inserido numa seleção argentina de qualidade muito inferior às últimas seleções onde Messi se tem apresentado. Por tudo isto para mim Maradona é até hoje o melhor jogador de futebol de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abordei, superficialmente, essa questão. Também gostava de ver Messi noutro clube. Mas não o podemos reduzir a jogar numa grande equipa. Grande Diego Armando. Argentina é o viveiro.
      Obrigado pelo comentário e bem-vindo.

      Eliminar
    2. Ha mais tugas com a mesma opinião,mts mais,mas têm medo de ataques por parte da PIDE,então ficam calados ou falam o q falam em prol da pátria mãe

      Eliminar
    3. @Anónimo 08:11, Não são todos, mas é claro que esse fenómeno existe, com bastante relevância até. Na televisão então é flagrante.

      Eliminar
  8. Completamente de acordo. Se eu diria melhor. Eheheheh.
    Penso que a magia de Messi tem muito a ver com a sua morfologia. Só jogadores como Messi, Maradona, Chalana, (ia dizer Dominguez mas arrependi-me) conseguem jogar á bola daquela maneira fabulosa. O Cristiano "perdeu" essa magia quando cresceu fisicamente. Agora é muito mais atleta do que mágico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo resumo, "mais atleta que mágico". Chalanix :)
      Bem-vindo.

      Eliminar
  9. Concordo parcialmente contigo. Acho que no deve e no haver, Messi e Ronaldo estão muitíssimo próximos, apesar de achar que o argentino tem um ligeiríssimo ascendente. No entanto, o que mais gosto é de ter a hipótese de ver estes 2 jovens a jogar e isso é que é interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, somos uns sortudos por poder ver ambos jogarem. Melhor, só em 60/70 :) Bem-vindo.

      Eliminar
  10. Isso, isso...

    Este ano foi indiscutivelmente melhor, e é fruto de muito trabalho, e merece o prémio, mas para o Messi é natural, até parece que não se passa nada.

    Mas aposto que te chamam anti-patriota e coiso...

    Cumps.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo Tiago. Hoje em dia, podia resolver os problemas todos do País, acabar com a crise, tudo. Mas se continuasse a defender que, no geral, acho Messi superior, não passava de um criminoso que não gosta do seu País. É assim...

      Eliminar
  11. Essa opiniao do autor já é conhecida de outros carnavais no blog. Se é para parabenizar o gajo, é possível faze-lo sem trazer sempre à baila o raio do mini moncheri (gostei da designacao, se calhar porque nao gosto do bombom). Comparacoes deste género parecem-me escusadas quando o post é sobre o Bola de ouro 2013 ser o Ronaldo.
    Das 4 do bombom, 3 sao bem entregues. Opinioes. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gosto de Mon Chéri. Os que me deram ao engano, seguiram sempre para o meu Avô.
      No Facenice do tasco parabenizei o Azeiteiro. Aqui também me fartei de elogiá-lo. Resolvi introduzir a problemática para ser diferente dos outros artigos de opinião que a menina Pusinko leu ao longo do dia. Exceptuando a parte do Ribery, que terá sido tema na parte oriental e ocidental da sua cidade (ele não ganha o prémio porque é uma coisa individual...).

      Eliminar
    2. Se o Messi ficou em 2º a 3% porque raio não deve ser trazido à discussão?

      Eliminar
  12. POC, para ti, e porque muito já "discutimos" sobre isto, só duas coisas : se Ronaldo não fosse Português e tivesse aquele ar de "coitadinho" e de falso humilde do meia leca (ouch), os números das Bolas d'Ouro já estariam invertidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem andou a chorar para ter a Bola de Ouro nunca foi o Messi. (ouch)

      Eliminar
    2. CR andou a chorar? Menos, POC Manel.

      Eliminar
    3. http://www.maisfutebol.iol.pt/cristiano-ronaldo-choraste-walter-pandiani-bola-de-ouro-twitter-mensagem-polemica/52d550bfe4b087e54fd2f88a.html

      Só nos últimos meses adoptou a postura correcta. E passei a respeitá-lo mais. No resto, contra factos não há argumentos. É só acompanhar a comunicação social diária.

      Eliminar
    4. Pelos vistos já alguém se esqueceu dos posts no facebook contra o Blatter, das máscaras no Bernabeu e da ausência da gala no ano passado...

      Eliminar
    5. @Anónimo 11:59, outch, em cheio...

      Eliminar
  13. O post é looooongo, confesso que li na diagonal... mas adorei a parte do Messi parecer um Mon Chéri!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora leia na outra diagonal, vale a pena, pode ser que fique revoltada comigo.

      Eliminar
  14. Confirma-se. És um filho da PUTA! e 1 comentário anónimo já é um pau plo olho dentro!!

    ResponderEliminar
  15. 100% de acordo´

    soundwave

    ResponderEliminar
  16. http://www.youtube.com/watch?v=KonCwWAxiWk

    :)

    ResponderEliminar
  17. Mais uma verdade inconveniente: o CR é o melhor do mundo para... 28% dos que votaram... e o Messi o 2º melhor com 25%... E sem a extensão de prazo de votação, APOSTO que não tinha ganho, digam o que disserem agora. Estou farto da idolatria barata que se faz a este fulano só porque é português... pior, só mesmo Fátima... E sim, para mim Messi é sem dúvida melhor, mas, lá está, gostos não se dicutem e é uma opinião pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma achega: consta que algumas Federações foram "obrigadas" a votar Cristiano para não haver barraca com o Blatter.

      Eliminar
    2. @ Anónimo
      Ainda bem que há uma pausa na idolatria desenfreada ao piccolino de ouro do Barcelona. Mais não fosse (e foi) instiga à luta no próximo ano. O futebol vive disto e da corrupção. Quando for o prémio carreira dão um raminho de bolas de ouro ao ton cheri. Enquanto for prémio anual dão ao melhor de cada ano. Este ano foi esse inqualificável português que não difere uma bola (de ouro) de um cachimbo mas que combinou com o Blatter esta jogada de mestre. Se é para moscambilha, vamos a eles.

      Eliminar
    3. @Pusinko, ele não é nenhum inqualificável português. É o segundo melhor jogador da actualidade e o melhor em 2013. Para mim, atendendo ao prémio que é, Cristiano ganhava sempre este ano. Mas o escândalo com Blatter ajuda sempre. Nem que seja para aumentar a polémica e teorias da conspiração :)

      Eliminar
    4. @Pusinko, não era comigo, era com o anónimo, mas tive necessidade de vir defender o azeiteiro Cristiano :)

      Eliminar
    5. O teu anónimo mexeu-me com os nérrves e deu-me a volta à bílis. Não gosto de adoradores baratos de 1 fulano estrangeiro só para fazer pirraça para chamar a atenção, e não porque se expressam com clareza. Gentinha que destila fel sobre um produto nacional que tem o que conquistou com todo o mérito. Neste ano. Mereceu, tão simples a como isso. Assim como o anónimo mereceu que eu descarregasse a bílis por ele abaixo. Não que o anónimo seja digno que qualquer excreção glandular por verde que seja, mas não ia deitar fora ainda no prazo...

      (Se uma senhora devia saber comportar-se e não deixar-se afectar por uma animosidade frustrada como a desta pessoa anónima? Sim, mas haja quem me trave as falangetas em dias ímpares... e pares...

      PS: Sabeis que estimo o Cristiano, ele é inqualificável, mas do outro lado da escala, onde só andam 5 ou 6 do mesmo nível galáctico :)

      Eliminar
    6. Espero que este Pusinko não destile fel sobre a música da Bernardina. Afinal é produto nacional.

      Eliminar
  18. Acho CR7 o melhor porque o acho o mais completo, e aquele que faz a sua equipa depender mais dele.

    Messi é certamente igual a Ronaldo em termos de qualidade, mas não tanto completo. Tem um futebol mais bonito, e aí eu concordo, muito mais tecnicista.

    No entanto, CR7 é o melhor em Madrid como o foi em Manchester. Falta ao Messi assinar por outro clube, coisa que não o vamos ver fazer por estar demasiado confortável naquele Barcelona de futebol rendilhado que o ajuda a brilhar.

    Mas não me peças para conseguir ser 100% isento que não consigo. Tenho a certeza que se fosse Argentino pensava o contrário.

    Mas um jogador tão completo quanto Ronaldo... epá, não há. É que não é ser só completo, é ser TOP em tudo que é vertente do jogo.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo comentário, Germano. Como sempre. Acho que ele é muito completo, provavelmente o mais completo, mas na vertente da criação de jogo, desbloqueio de situações difíceis, não é top. Existem vários melhores que ele nesse aspecto. Mas depois perdem no resto, claro.

      Abraço. Carrega aí no meio do Atlântico!

      Eliminar
    2. Eu acho que ele é TOP no bloqueio de jogo. Não é por acaso que o Real depende tanto dele.

      O que eu acho que ele não é TOP, é no drible curto e no passe.

      Mas lá está, é possível respeitar diferentes opiniões, desde que fundamentadas. Podemos é seguir lógicas diferentes na forma como encaramos o jogo.

      Grande abraço POC.

      Eliminar
    3. Tens razão, concordo contigo no drible e no passe. Pode melhorar alguma coisa. Sendo que o drible já foi fabuloso.
      Abraço.

      Eliminar
    4. Ora bem, um jogador que é essencialmente um finalizador, é para o Germano, completo.
      Já um jogador que finaliza, cria, segura o jogo, pode jogar a 7, a 9, a 10, a 8, a 6 é menos completo.

      Portanto, se o POC for um gajo que escreve um blog com a mão direita, a mão esquerda, os pés e o nariz é muito completo. Já se o POC for um gajo que escreve um blog, tem um trabalho, estuda em part-time e às vezes até saca umas gajas, é menos completo porque só consegue escrever o blog com as mãos.

      Essa do completo é a maior falácia de sempre. Mais ainda do que o filho ser do Ronaldo.

      Eliminar
    5. @Anónimo 12:04, ahahaha, muito bom! Isto é quase "comentário elevado a post". Mas o Germano é cá dos meus.

      Eliminar
  19. Como não vejo só o resumo dos jogos no telejornal, acho que tenho alguma propriedade para dizer que há, de facto, uma diferença: o Cristiano Ronaldo é bom, o Messi é genial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta Lima, se um dia quiser casar com um estranho...

      Eliminar
    2. Só se me ofereceres um anel igual ao do Cristiano para eu usar no dedo mindinho... e trata-me por tu que os benfiquistas são todos amigos desde o nascimento.

      Eliminar
    3. Com este comentário, até convido o Tony Carreira para cantar na boda.
      Cachucho do Azeiteiro no mindinho: priceless.

      Eliminar
  20. E basta ver os votos que cada capitão/selecionador deu... é de rir.... basicamente, votam nos amigos uns dos outros... basicamente, este prémio é uma fraude e não admira que selecionadores como o da Alemanha tenham simplesmente recusado participar.... eu faria o mesmo.
    Pronto, o boneco de plástico chungo-madeirense já tem a bolinha, agora, como bom fedelho mimado, pode levá-la para casa...
    Por mim, pode metê-la onde lhe der mais jeito PQP.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente isso é verdade para muitos dos eleitores. E basta ver por eles (Cristiano e Messi) próprios: nos seus 3 preferidos, não votaram no rival. Ridículo. Ou são os melhores ou não são.
      Quanto ao resto, não é preciso tanto ódio ao Azeiteiro.

      Eliminar
  21. Bah mon chéri! Hahahaha!
    Concordo Poc, eu também não ia muito com a falta de humildade do CR, mas temos de dar uma chance aos outros, todos temos tendência a ser egocêntricos quando muito jovens e depois com a idade vamos tendo mais paciência e relativizando as coisas. Agora vou discordar de ti em uma coisa: o melhor de sempre todo mundo sabe que é o Pelé :P
    beijinhos

    ResponderEliminar
  22. O Messi é melhor jogador! O Cristiano apenas foi melhor no ano de 2013! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso faz de ti um tipo que percebe um bocado de bola :)

      Eliminar
  23. Havia Mohamed Ali e havia Mike Tyson...um era completamente destruidor, outro combatia pelo espetáculo, por vezes por uma causa. Um era fanfarrão (Ali) dentro do ringue, show fora do ringue. Outro (Tyson) era destruidor dentro do ringue, egocêntrico fora dele. Um defendia o povo em questões sociais importantes, outro defendia o seu ego. É por isso que Ali foi um herói do povo e quase unanimemente considerado o melhor de sempre, e Tyson "apenas" o melhor da sua geração. Talvez isto ajude um pouco a perceber porque são tão diferentes Cristiano e Messi. Cristiano é fanfarrão em benefício próprio, olha em seu redor de cima para baixo. Um dia, quando cair do trono, là estará a família real Aveiro para o acolher, e quiçá Bruno de Carvalho para tirar dividendos. Todos os outros apenas se lembrarão de Messi.

    ResponderEliminar