Quanto tempo demoras de casa ao trabalho?

75 minutos de terror. As pessoas julgam que os grandes problemas do mundo são a fome, a guerra, a crise e a dúvida na continuidade de Jorge Jesus à frente do Benfica. Mas estão todas erradas. O grande flagelo da Humanidade é o trânsito.
Enquanto não chego ao serviço, tento ocupar o tempo que estou na viatura a pensar em coisas importantes da vida. Ao fim de 75 segundos desisto, invoco condições psicológicas e passo exclusivamente a pensar na possibilidade de vir morar para Lisboa.

75 minutos porque não existiram acidentes. Porque quando alguém adormece com o tédio da (não) condução, dá um toque no carro da frente e depois é ficar a fazer contas de somar aos minutos.

75 minutos para ligar Cascais a Lisboa. Eu sei, eu sei, sair às 0730 é pedir o inferno. Amanhã saio às 0700 e voltamos a fazer contas. Mas no entretanto, quanto tempo demoram vocês até ao trabalho? Alguma técnica para se distraírem? Ouvir rádio ajuda, mas não me salva.


Não fazia sentido existir uma faixa exclusiva para autores de blogues rascas que sejam campeões do triplete? Ideia vencedora.

95 comentários:

  1. Passei anos da minha vida nessa condição. Desde os tempos de secundário em que vinha com os meus pais pelo IC19, desde o Algueirão até Alcântara, até aos tempos de faculdade e trabalho. Há dois anos mudei-me do Algueirão para o Lumiar... Os anos de vida que vou poupar por não usar o IC19 compensam os milhares que gastei a mais na casa... Sempre que vou jantar ou almoçar a casa dos meus pais e passo no IC19 lembro-me de quão bom é não ter que passar ali todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso é A5, parecido.
      Custa sair da "Linha", de perto da praia.

      Eliminar
  2. Fdx, 75 minutos?! Mas havia greve?!
    Eu venho da Margem Sul, Charneca da Caparica, e demoro 40 a 50 minutos.
    E porque depois dos feriados de Abril o trânsito mudou. Não sei o que se passou, mas de um momento para o outro, parece que duplicou...
    Agora, 75 minutos... É de dar em maluco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A5 power. Continuo a achar que é a pior do País em horário de ponta.

      Eliminar
    2. 30m, mas entro na A5 um bocadinho mais à frente!

      Eliminar
    3. Oeiras - Carnaxide, é a minha aposta para esses 30 minutos.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Isso não existe. Recuso-me a acreditar que exista quem more tão perto do trabalho. Recuso-me, inclusivamente, a conhecer pessoas que sobem duas ruas e estão a trabalhar com vista para o Rio.

      Eliminar
    2. 5 minutos com paragem para beber cafe.

      Eliminar
    3. @Salsa Salsa, recuso-me a acreditar e aceitar.

      Eliminar
  4. Durante um ano insisti em vir para o trabalho de carro. Era perto, mas apanhava sempre grande trânsito e depois dava voltas e voltas para estacionar. Como tenho o metro à porta de casa, lá me convenci a deixar o bolinhas e a tirar o passe. Já lá vão dois anos. Foi a melhor coisa que fiz. Tive foi de deixar os saltos altos, porque do metro ao trabalho tenho duas ruas para descer. As costas agradeceram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As costas agradeceram, o marido não :)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. É o que dá viver no Alentejo.

      Eliminar
    2. Vontade de estar numa grande cidade ou nem por isso?

      Eliminar
    3. Não. Gosto de viver nesta cidade, perto de tudo. Demoro menos tempo a chegar a Lisboa do que muitos que vivem nos arredores. Por outro lado, Espanha é já ao lado, cerca de trinta a quarenta minutos.

      Eliminar
    4. Essas contas estão a fazer-me confusão. Tão perto de Espanha e de Lisboa?

      Eliminar
    5. Certo, temos pouca "largura" como País. São 170 km até Lisboa, não é propriamente perto, mas compreendo o que diz.

      Eliminar
  6. POC, vim viver para Lx no início do mês precisamente por causa disso... já não aguentava! Deixei a guia (cascais) para a av. de roma e para além de não "ter" de pegar no carro, qnd o faço levo uns estonteantes 10 mins a chegar ao trabalho - com trânsito. Tenho saudades da linha, mas em 3 semanas sei que foi a melhor coisa que fiz pela sanidade mental... e o guincho continua lá ao fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ex-vizinho, e a praia durante a semana? E sair às 1700 no Verão e ir dar um mergulho?

      Eliminar
    2. E aí não há o perigo de ser mais 75 minutos de Lx a Cascais?

      Eliminar
    3. Às 1700 dá para safar. Se for mais perto das 1800, acho que já não vale a pena ir a Oeiras/Cascais.

      Eliminar
  7. 30 minutos...de bicicleta!

    ResponderEliminar
  8. Apanha o comboio! ou tens vergonha de andar de transportes públicos?:P 55 minutos do Estoril ao Rato!
    Trabalhas em que zona de Lisboa? Se for na porcaria da zona da expo é que é uma merda para quem vem de cascais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 55 minutos? Isso é apanhando o rápido e o ultra rápido, sem tropeçar nenhuma vez entre o comboio e o metro.
      Actualmente, sim...é para esses lados que trabalho...

      Eliminar
  9. PortantoS... saio às 8h10, deixo 3 filhos em duas escolas diferentes e o mais tardar às 8h35 estou a "pegar ao serviço". Nas férias deles são 5 minutos, sim. Mas sem vista para o rio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês estão quase a convencer-me, mas depois eu digo "praia" e vocês ficam sem argumentos (a não ser que me venha aqui algum inconveniente dizer que mora e trabalha perto da praia, e aí posso desejar mal a essa pessoa).

      Eliminar
  10. 65 minutos mas faço 90 Km (30 na A2 e 60 na nacional com os camiões)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diria que também é altura de repensar aí qualquer coisa. Eu fico doido a partir dos 30 minutos. Que é sempre.

      Eliminar
  11. 10 minutos. A pé. Mudei da margem sul para Lisboa. Best decision ever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais perto do nosso Glorioso. Best decision ever.

      Eliminar
  12. Com e sem hora de ponta 20min de porta a porta, incluindo 12min de metro. Trabalho com vista para o rio. Não é o Tejo mas é o Spree, já que não se pode ter tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dünne Menschen ist eine andere Sache.

      Eliminar
    2. :D

      (Naturalmente não direi o que vejo da janela do outro lado da sala, porque quase que valia conduzir 90 minutos para fazer 20km do que ver sem querer situações que não posso apagar. Fico só armada ao pingarelho, então. :)

      Eliminar
    3. Aguardamos imagens exclusivas.

      Eliminar
  13. A pé 25 minutos, de metro 20 (tenho de mudar de linha), de carro 10.

    Vem para Lisboa. Não te vais arrepender.

    R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas as miúdas da Linha são uma tentação, já dizia a música (quer dizer, mais ou menos).

      Eliminar
  14. Eu faço a A28, é tranquilíssimo. Ah, que bom que é morar cá em cima!

    ResponderEliminar
  15. Respostas
    1. Esse é o meu limite dos limites de carro. A pé é top.

      Eliminar
  16. Então e o comboio, caro POC? Em algumas estações da L. de Cascais há estacionamento para o dia inteiro por €1,00 e lugares não faltam (pelo menos em Oeiras e Carcavelos, basta procurar um bocadinho).

    Depois em Lisboa há metro, há autocarro... Mesmo que não demores 75 minutos, e demores antes 45 ou 50, no caminho podes ler, ouvir música, e acima de tudo estar descansado.

    Guarda o carro para os dias de greve, e desfruta da tua nova qualidade de vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas "minhas" estações de comboio isso não se aplica (o estacionamento barato). De qualquer forma, motivos profissionais venho de carro.

      Eliminar
  17. 15 minutos a pé 5 de autocarro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a praia? Pois.
      (já só tenho este argumento)

      Eliminar
  18. 13 minutos, BUS. Ou 18 minutos se pé/Metro. POC, vem para LX! A praia não foge! Se sais às 17h do trabalho ainda vais à Linha, dás uns mergulhos e depois regressas contra o trânsito descontraído!
    Ou então mudas de hábitos e estudas como podes passar a vir de comboio. Depois Metro(Linha Verde até Alameda e depois Vermelha até à Expo). Vens a ouvir música e a rejeitar comentários no teu blogue que te chamam de tudo, a ti e à tua família! looool
    Ah! Espera lá! Aqui é só miúdas giras que não te chamam nada disso! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se sair às 1700, chego à praia às 1730 com sorte. Fica hora e meia de qualidade para fazer praia diária. Não é mau de todo, não...
      Quanto aos insultos, já sinto falta de alguns. Tem andado calmo :/

      Eliminar
  19. Passei anos na A5. Muitos. Sabia que se saísse 5 minutos depois, tinha o caldo entornado. Com a crise, a coisa aliviou. Notou-se claramente no trânsito.
    No ano passado mudei-me para a cidade. Demoro 7 minutos. Tenho muitas saudades do mar mas só me lembro disso ao fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que se faz durante a semana no meio da cidade? Para onde se vai dar uma corrida com qualidade?

      Eliminar
    2. Faz-se tudo. E, se se quiser, sem o stress do carro. Para boas corridas, tens Belém e a Expo, junto ao rio. No Estádio Universitário ou no do Jamor (bicicleta até lá, se não fores menino). Também já vi pessoas a correr no da Estrela mas, caramba, aquilo é mínimo.
      Morro de saudades da linha mas a cidade também tem as suas vantagens. E Cascais é logo ali.

      Eliminar
    3. Pronto, já me estou a inclinar...

      Eliminar
  20. Eu demoro 3 minutos. Faço parte do Portugal Rural.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vida tranquila, portanto. Não sei o que será melhor. Quem vive muito descansado, e ainda jovem, deve precisar de alguma agitação de quando em vez. Quem vive em stresse, precisa dessa tranquilidade.

      Eliminar
  21. Longe do estádio do glorioso, mas como é bom ao fim de 5 minutos estar no trabalho sem engarrafamentos e stress!!!

    ResponderEliminar
  22. 15 minutos de carro, em Lx.

    ResponderEliminar
  23. Estou solidária contigo!

    Inventava muitos passatempos estúpidos para ajudar a passar o tempo, tal como, contar os condutores que apanhava em flagrante a tirar catotas do nariz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro contar quantos carros aparecem com a árvore de cheiro no retrovisor.

      Eliminar
    2. Garanto-te que são menos que as pessoas que se esquecem que, lá por estarem dentro de um carro, não significa que sejam invisíveis ;)

      Eliminar
    3. Eu sei...mas não quero saber, para não poluir a minha mente :)

      Eliminar
  24. Eu vou a pé para a estação (linha de Cascais). Mudo em Alcântara-Mar para Alcântara-Terra, depois comboio até Entrecampos. Quem diz entrecampos diz mais 10-15 minutos até à Expo. Demoro três quartos de hora e vou calmamente a ler. Só vou de carro em dias de greve, e é o Inferno na Terra. No way, José.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 45 minutos até à Expo? Isso é bastante razoável. Desde Oeiras?
      Se pudesse ir de comboio (motivos profissionais), também ia a ler ou ver um episódio.

      Eliminar
    2. Não, até Entrecampos, até à Expo são mais 10-15 min no mesmo comboio. Agora, precisando de carro por motivos profissionais, compreendo que não seja opção.

      Eliminar
  25. 7 minutos bem cronometrados e sempre na fila da direita (desde saldanha até entrecampos). Bebo o café, vejo as gordas da dieta, as gordas dos jornais, as gordas das revistas....Só vivi 2 anos em Cascais mas vinha de moto para Lisboa.Ah, saudades da praia? Nope. Saio de Entrecampos por volta das 17h e às 17.25 estou na Fonte da Telha. Ou em São Pedro do Estoril. Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma Maria de moto? https://www.youtube.com/watch?v=iE6k0CxE8mE

      Eliminar
  26. Respostas
    1. OK, isso é record. É bom ou mau? Às vezes dá vontade de trabalhar noutro sítio ou nem por isso?

      Eliminar
  27. Respostas
    1. Enquanto isso não acontecer comigo, vou interpor uma providência cautelar para obrigar todos os que moram perto do trabalho, a irem dar a volta pela Via do Infante ou pela VCI, consoante a localização.

      Eliminar
  28. Penha de França - Setubal pela N10 -1h
    Penha de Fraça - Setubal pela A2 - 35m
    Penha de Fraça - Setubal de bike até ao barco pro barreiro e depois cp para ir de bike ate ao trabalho: 2h30

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, melhor hipótese, 1 hora. Não dá vontade de dar um tiro no palato?

      Eliminar
    2. hipotese mais rapida: é A2 + 25Abril, ida e volta = 1.80 + 1.80 + 1.65 = 5,25€...
      hipotese mais barata: N10 + 25 Abril = 1.65€
      Transportes + Bike : TerreiroPaço-Barreiro: 2,25€ + CP - Barreiro Setubal:2.15€ = 8.80€

      não! dá é vontade de dar um tiro no governo!

      Eliminar
    3. Incrível o que se gasta para trabalhar...
      Em relação ao tiro, compreendo.

      Eliminar
  29. Não sei em que zona trabalhas mas aconselho a IC 19 pelas 8, nunca depois disso. Não devia estar a dizer isto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse conselho (obrigado, e continua em segredo), é a prova de que a A5 é muito pior que a IC19 ou passar a ponte.

      Eliminar
  30. A A5 deve ser a pior entrada em Lisboa. Demoro 30/40 m do Tagus a Entrecampos. Sem acidentes, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é a pior entrada em Lisboa e no país...

      Eliminar
  31. Moto? 25 minutos... Mas moto à séria!

    ResponderEliminar
  32. Morava na povoa de santa iria é todos os dias ia para Benfica. 20km quase certos que de carro demorava uma hora a fazer é de moto demorava 20.
    Mudei me para Alcântara e passei a demorar 10m de carro para fazer cerca de 7km e no verão pegava na motinha, saia às 19:30 e ainda chegava a praia com sol. Dava um mergulho e secava me.
    Agora vivo em Luanda e nem te digo qt tempo demoro para fazer 8km de carro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou quase convencido. Espera, afinal não. Decisão difícil. Ter ali a praia ao lado é do camano.
      Entretanto, se estás em Luanda, espero que estejas bem. Mas duas horas (estou a atirar para o ar) parece-me coisa para cometer suicídio (e sei que o trânsito é caótico).

      Eliminar
  33. É muito estranho! Se sair de casa 10/15m antes das 6:00 demoro 15/20m. Se sair depois das 6:00 é o inferno na terra. 3 ou 4 horas é piners se o camarada mais velho não se lembrar de passear. O inferno chama-se estrada da samba!

    ResponderEliminar
  34. POC, chego atrasado a este post, mas espero que o leias e tenhas um ataque. Neste momento demoro 30 minuto a chegar ao trabalho; é mais ou menos isto :

    8h - acordo
    8h05 - levanto-me
    8h06 - bebo o meu café
    8h10 - sanita
    8h15 - tomo banho
    8h20 - visto-me
    8h23 - pego na mala
    8h24 - saio de casa
    8h26 - chego à Universidade
    8h30 - começo a aula

    Simples né? ^^ so tenho de atravessar a rua. Cinco estrelas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá pises uma poia na segunda-feira, nesse longo trajecto de casa à faculdade!

      Eliminar
    2. Isso não POC! Como poderia integrar neste meu carregadissimo ritual o facto de ter de limpar os sapatos? Ainda chegaria atrasado!

      Eliminar
    3. Contudo.. estou a 400km da praia mais próxima que, ainda por cima, é o mediterraneo. Ou seja, nem mar é : é uma piscina..

      Eliminar
    4. Não podiam ser só vantagens...

      Eliminar